CanaisIdentidadesLiteraturaVisuais

80 anos de J. Borges na Caixa Cultural

Colaborando com a RAIZ

Exposição em comemoração aos 80 anos de J. Borges, um dos maiores gravadores do Brasil. A mostra apresentará sua trajetória trazendo trabalhos de diferentes épocas, além de 10 gravuras inéditas. Seus filhos gravadores também participarão da exposição com 2 (duas) gravuras homenageando o pai. Além do aspecto documental de sua obra, o valor estético de suas criações é de suma importância e vem celebrar os 80 anos do artista. São 30 xilogravuras e 10 matrizes originais e suas cores e cortes na madeira.

J. Borges (20/12/1935 – Bezerros/PE)
Aos oito anos, o menino José Francisco já trabalhava na terra com o pai. Aos dez, já fabricava e vendia na feira colheres de pau. Foi oleiro, confeccionou brinquedos artesanais e vendeu livros de cordel. Aos vinte e um anos, José resolveu que iria escrever cordel. Foi quando fez O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina, com xilogravada por Mestre Dila, que vendeu mais de cinco mil exemplares em dois meses.

Na década de 1970, J. Borges desenhou a capa de As Palavras Andantes, de Eduardo Galeano e gravuras suas foram usadas na abertura da telenovela Roque Santeiro, da Rede Globo. Nessa época, começou a gravar matrizes dissociadas dos cordéis, de maior tamanho. Isso permitiu expor no exterior: em 1992, na Galeria Stähli, em Zurique, e no Museu de Arte Popular de Santa Fé, Novo México. Depois, novas exposições, na Europa e nos Estados Unidos.

J. Borges foi condecorado com a comenda da Ordem do Mérito, recebeu o prêmio UNESCO na categoria Ação Educativa/Cultural. Em 2002, foi um dos treze artistas escolhidos para ilustrar o calendário anual das Nações Unidas. Em 2006, foi tema de reportagem no The New York Times.

Em sua cidade natal, foi inaugurado o Memorial J. Borges, com exposição de parte de sua obra e objetos pessoais.
É um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco.

 

Serviço:

Data: 11/03/2017 a 07/05/2017

Horário: 9h às 19h
Local: Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Sé, São Paulo – SP, 01001-001
Valor do Ingresso: Entrada franca

 

 

 

Colaborando com a RAIZ