CanaisLiteratura

África sem estereótipos, em coleção pedagógica da Afreaka

Colaborando com a RAIZ

A Coleção de Publicações “Afreaka: África sem estereótipos” busca o diálogo entre a cultura brasileira e as produções culturais da África contemporânea, apresentando, em artigos e entrevistas, um continente protagonista, inovador e sócio-culturalmente ativo, distante da imagem estereotipada das grandes mídias, garimpado diretamente em 15 países africanos.

A Coleção Afreaka: África sem estereótipos será distribuída gratuitamente em 1800 escolas públicas de 240 cidades de São Paulo. De natureza multidisciplinar, o objetivo é que as publicações possam servir como uma fonte de conhecimento didático sobre as sociedades africanas, suas culturas e formas de expressões artísticas atuais; conjugando-o com a estratégia e perspectiva proposta dentro dos parâmetros curriculares e modalidades de ensino.

A coleção conta com:
Volume 1 – Mídia, Literatura, Arte, Grandes Impérios e Identidade
Volume 2 – Línguas, Autenticidade, Sustentabilidade, Tecnologia e Filosofia
Volume 3 – Grafite, Sociedades Tradicionais, Música, Dança e Grandes Cidades
Volume 4 – África nas Escolas – sugestão de atividades e exercícios para a sala de aula.

 

 

África sem estereótipos foi realizada para servir tanto para alunos, quanto para professores e multiplicadores da educação, mas também para um público mais amplo que busca entender e resgatar a identidade brasileira.

O Projeto Afreaka se apresenta como uma Iniciativa multidisciplinar que visa romper os estereótipos presentes da África no Brasil. Evocando o seu lado inovador, proativo e artístico e promovendo as vozes de representantes da cultura de raízes afro-brasileiras e artistas e intelectuais contemporâneos do continente africano, o Afreaka convida os professores das redes públicas estadual e municipal e da rede privada de São Paulo a participarem da Oficina de Formação Afreaka: A África nas escolas, uma abordagem sem estereótipos.

Pensada para quebrar preconceitos raciais históricos já na formação do cidadão, a oficina coloca em evidência a discussão da constituição da identidade brasileira, trazendo para perto conhecimento sobre o protagonismo africano e África contemporânea, utilizando uma linguagem de comunicação visual moderna e trabalhando com novas plataformas artísticas. Assim, no encontro serão apresentadas propostas de vinculação do tema à sala de aula, abordando as possíveis formas de trabalhar a África na escola, dentro das diferentes perspectivas disciplinares e  transdisciplinares.

O objetivo é reunir professores, e a comunidade, para que o material possa ser apresentado e discutido, articulando os conteúdos produzidos pelo Afreaka aos conteúdos curriculares da educação básica. Para isso, os participantes também receberão um livro didático digital com material educativo inédito que junta a força da informação e da imagem artística para combinar o didático ao lúdico, e assim criar uma nova abordagem para a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.

 

Serviço:

Afreaka: África sem estereótipos
Disponível para venda no site da Afreaka:
http://www.afreaka.com.br/notas/adquira-colecao-de-publicacoes-afreaka/

E-mail: contato@afreaka.com.br

Site: www.afreaka.com.br

Preço médio R$50,00

 

 

Colaborando com a RAIZ