CanaisCinema

Doc “Fonte da Juventude” discute a alimentação e a biodiversidade

Colaborando com a RAIZ

Produção surge como uma plataforma de conscientização mostrando a biodiversidade como solução para superar a má nutrição no país.

No dia primeiro de junho o canal GNT irá exibir, a partir das 23h30h, o documentário “Fonte da Juventude”, uma iniciativa dos Novos Urbanos com produção da Pindorama e direção de Estevão Ciavatta.

Exibido simultaneamente à plataforma digital Video Camp, que conecta filmes transformadores a espectadores ao redor do mundo, a produção surge como uma peça de conscientização e amplia a discussão do ambiente alimentar no Brasil.

Segundo a WHO – World Health Organization, o Brasil, assim como outros países em desenvolvimento, passa por uma transição em que, ao mesmo tempo em que se assiste à redução contínua dos casos de desnutrição, são observadas prevalências crescentes de excesso de peso, contribuindo com o aumento das doenças crônicas não transmissíveis e associadas às causas de morte mais comuns atualmente, a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares, diabetes e ascensão de algumas neoplasias malignas.

Por meio de entrevistas enriquecedoras como a do José Graziano, diretor-geral da ONU para Agricultura e Alimentação; Gisela Solymos, psicóloga responsável pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional; Maria Eduarda, nutricionista do INCA; o chefe de cozinha Alex Atala; a culinarista e apresentadora Bela Gil; entre outros; o documentário revela exemplos de como a biodiversidade aliada ao resgate da nossa identidade cultural alimentar é o melhor caminho para a longevidade. “Sem restringir dietas, ou mesmo dar receitas, a produção apresenta a biodiversidade como a chave para conhecermos os segredos da Fonte da Juventude”, diz Ciavatta.

 

           

 

A transformação começa no prato

Um dos pontos discutidos em “Fonte da Juventude” é o fato de que frutas, verduras e legumes sumiram do prato dos brasileiros e quem mais sofre com isso são as crianças.

De acordo com a OMS, chegamos a primeira geração de crianças com uma expectativa de vida menor do que a dos pais.

Para fomentar o diálogo nas escolas, o Novos Urbanos convidou a USP e o CREN para criarem roteiros de aulas dirigidos ao Fundamental I e II que estarão disponíveis gratuitamente no VideoCamp a partir do lançamento do documentário.

Fonte da Juventude estreia no GNT, dia primeiro de junho, às 23h30, e simultaneamente no Vídeo Camp (www.videocamp.com/pt/).

 

Ficha Técnica:

– Direção e Roteiro – ESTEVÃO CIAVATTA

– Produção Executiva – SUSANA CAMPOS e DENISE CHAER

– Direção de Fotografia – DUDU MIRANDA E ALEXANDRE RAMOS

– Imagens Aéreas: FERNANDO ACQUARONE

– Imagens adicionais: CARLOS NASCIMENTO

– Direção de produção: FABIO BRUNO

– Assistência de Direção e Pesquisa: RAQUEL VALADARES

– Assistentes de Produção: RENATA CARPENTER E ANTONIO ARRAES

– Finalização: DANIEL SANDES E PEDRO MUNDIM

– Montagem – BERNARDO PIMENTA

– Trilha Sonora – MARAVILHA 8

– Videografismo: SUPERUBER

– Realização: PINDORAMA FILMES e NOVOS URBANOS

 

 

(Fotos Divulgação)

Colaborando com a RAIZ