CanaisLançamentosLiteratura

Políticas culturais brasileiras na América Latina em livro

Colaborando com a RAIZ

Foi lançado o Livro “Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina“, de Alexandre Santini, mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF, Ex-Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC e atual Diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer. O Livro está sendo publicado pela ANF Produções, e será lançado durante a  abertura do I Encontro Latino-americano de Comunicação Comunitária, que acontece de 06 a 09/07 em Niterói (RJ).

O Programa Cultura Viva trouxe uma nova metodologia para as políticas culturais ao dispor recursos de maneira ampla, reconhecendo as diversas práticas e não impondo caminhos para as realizações desse atores culturais espalhados por todo Brasil. Depois de grande impulso do Programa em todo país, ele ganha amplitude, principalmente na América Latina.

No livro, Santini analisa a história das políticas culturais desenvolvidas no Brasil no século 20 e nas primeiras décadas do século 21. A partir de suas experiências com as realidades culturais de diversos países, reconstitui a linha do tempo da Cultura Viva Comunitária, e de como os Pontos de Cultura e o Programa Cultura Viva inspiraram e contribuíram no desenvolvimento de políticas públicas na América Latina.

Segundo  Juca Ferreira, ex-Ministro da Cultura, “Alexandre Santini aborda o processo de implementação do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura no país,  seus impactos e consequências positivas, mas também desafios e impasses institucionais. Ao abordar o panorama continental, Santini reconstitui de forma minuciosa a linha do tempo do desenvolvimento destas políticas nos países latino-americanos”. O livro tem ainda prefácio de Ivana Bentes, Professora da UFRJ e Ex-Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, e orelha assinada por Célio Turino, historiador e idealizador dos Pontos de Cultura no Brasil.

 

 

Serviço:
Livro “Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais No Brasil e na América Latina”.

Para comprar:
Livraria Blooks – Reserva Cultural de Niterói
Evento – I Encontro Latino-americano de Comunicação Comunitária
Data – De 6 a 9 de Julho
Local – “Macquinho” de Niterói, localizado no Morro do Palácio
Inscrições por meio do preenchimento do formulário on-line
Entrada Franca

 

Foto de Vitor Vogel

SOBRE O AUTOR

Alexandre Santini é gestor cultural, dramaturgo, diretor teatral, bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO e mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF. Integrou por 10 anos o Grupo de Teatro Tá Na Rua, atua na rede dos Pontos de Cultura desde 2004 e participou da criação do Fórum e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. Em 2012, criou o Lab de Políticas Culturais e, através deste projeto, conheceu e percorreu experiências relacionadas ao Cultura Viva em países como Argentina, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Guatemala e Costa Rica. Atuou na Organização do I Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária (2013) e no processo de aprovação e regulamentação da Lei Cultura Viva no Brasil (2014). Foi diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura entre 2015 e 2016. Atualmente, é diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói (RJ).

Colaborando com a RAIZ