CanaisCênicas

“Eu, Oxum” retrata a vida de filhas da Orixá das águas doces

Colaborando com a RAIZ

A cantora sergipana Héloa, ao lado de sua mãe Martha Sales, está à frente da direção e roteiro do documentário “Eu, Oxum”. Com produção independente, o trabalho conta a história de cinco mulheres que são filhas de Oxum, orixá que representa a força das águas doces, e suas conexões com a fé. A direção de arte e fotografia ficaram por conta de Gabriel Barreto e Marcolino Joe.

São 22 minutos de imagens e memórias do processo particular de cada uma dessas mulheres. Em diferentes abordagens de idade, tempo de inserção na religião e na casa de santo -espaço dedicado ao culto do candomblé-, relações de parentesco e as funções que ocupam dentro desse espaço sagrado. É nesse contexto que Héloa imergiu e encontrou sua espiritualidade, força ancestral e reafirmação da mulher negra e sergipana.

A trilha sonora, assinada por Vinícius Bigjohn e Klaus Sena, é totalmente dedicada à Oxum e apresenta o retrato do sagrado feminino, da natureza dos rios e mares.

Entre as participações de destaque, o Yalorixá Maria José de Santana, responsável pelo “Ilê Axé Omin Mafé”. Conhecida como “Mãe Bequinha”, ela também conta sua história, como a mais antiga “filha de Oxum” do município de Riachuelo, localizado na região do Vale do Cotinguiba, interior do Sergipe.

 

Divulgação facebook @heloaeu

 

Filha de músico e uma cientista social, a sergipana Héloa, desde muito pequena, esteve envolvida e embalada por diversos tipos de cultura e pelo meio artístico em geral. Estudou canto, teatro, dança, se formou em artes visuais e foi no período da sua graduação, mais precisamente em 2009, que Héloa, com a cabeça inquieta e cheia de informações, montou seu primeiro projeto musical que tinha como intenção unir toda essa multiculturalidade e multiplicidade em uma miscelânea sonora de ritmos e referências universais e do seu cotidiano.

Em 2012, a cantora entra pra gravar, com produção independente, o seu primeiro EP intitulado, “Solta”. Com menos de um ano de lançamento, a cantora já vem sendo destaque em eventos e recebendo importantes premiações. Em março de 2014, a cantora deu início à turnê do disco, e desde então já passou já passou pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte. 

No segundo semestre de 2016, Héloa vai para São Paulo gravar ‘Eu’, seu novo lançamento, que também inclui a regravação de “Caravana” [Geraldo Azevedo e Alceu Valença].

 

ASSISTA O DOCUMENTÁRIO “EU, OXUM”

 

“Eu, Oxum”

Direção: Héloa e Martha Sales
Roteiro: Héloa e Martha Sales
Direção de Fotografia: Gabriel Barreto e Marcolino Joe
Assistente de Forografia: Vicente Otávio e Luan Allen
Montagem e edição: Marcolino Joe
Trilha: Vinicius Bigjohn
Mixagem: Klaus Sena

 

Siga Héloa em suas redes sociais:

facebook.com/heloaeu/

instagram.com/heloaeu/

 

Colaborando com a RAIZ