CanaisLançamentosLiteratura

As pimentas e as suas histórias, cores, formas e sabores em livro

Colaborando com a RAIZ

 O antropólogo e pensador da comida e da alimentação, Raul Lody, publica pela Editora Companhia Nacional (2018), o livro “PIMENTAS: HISTÓRIAS, CORES, FORMAS E SABORES”.

O livro é organizado com 19 artigos que tratam das muitas e variadas pimentas nativas do Brasil, e também de outras regiões do mundo. É uma viagem ampla sobre as receitas, os significados, as tradições culinárias; além dos muitos simbolismos que as pimentas têm no imaginário brasileiro.

O livro é prefaciado pela mexicana Glória Lopes Morales, uma das maiores autoridades mundiais sobre Patrimônio e Alimentação; e que coordenou o projeto para o reconhecimento da cozinha mexicana como Patrimônio da Humanidade UNESCO

Destaque no livro PIMENTAS para os artigos: “O fruto que arde e incendeia o paladar”; “A pimenta e a Amazônia”; “Comida da Bahia, comida quente”; “Malagueta um ideal de pimenta”; “Ataré: a pimenta para se falar”; “Pimenta e magia”; entre outros. Também, há um conjunto de fotografias que ampliam o olhar e o conhecimento estético das pimentas na sua variedade e diversidade

Clemole; ajolotes com chile verde; mole poblano; são algumas das receitas mexicanas. Da África, as receitas: fu-fu de inhame e banana-de-são tomé; muzungue; harira. Da Índia: quiabo com iogurte; bananas recheadas. Da Grécia: grão-de-bico com pimenta-banana. Da Itália: acelga refogada com alho e pimenta. E muitas outras receitas com pimenta você irá encontrar nesse livro.

Segundo a renomada chefe Mara Sales, uma das autoridades sobre cozinha brasileira: “Raul Lody nesta obra sinaliza ricamente o percurso histórico das pimentas como um buquê diverso, bem amarradinho com outras especiarias, vindas de outros lugares, de outros tempos até os dias de hoje, até o nosso cotidiano com receitas, usos e significados dessa alegria”.

 

Serviço

“PIMENTAS: HISTÓRIAS, CORES, FORMAS E SABORES”

Raul Lody

Capa dura: 112 páginas
Editora: Companhia Editora Nacional (31 de outubro de 2018)
Idioma: Português
ISBN-10: 8504020487
ISBN-13: 978-8504020489
Dimensões do produto: 26,2 x 20,6 x 1,2 cm
Peso de envio: 481 g

 

Disponível nas melhores livrarias do país, físicas e online.

(Fotos Divulgação)

Colaborando com a RAIZ