CanaisIdentidades

19º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Um encontro para descobrir novos caminhos para fortalecer as mais diversas manifestações culturais do povo brasileiro. Com este mote, o XIX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros anuncia a programação deste ano, com 22 dias de atrações que buscam promover e fortalecer as tradições e culturas de comunidades de diversos lugares do País – e em especial as da região Centro Oeste. De 12 de julho a 3 de agosto, a Aldeia Multiétnica, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e a charmosa Vila de São Jorge, no distrito de Alto Paraíso de Goiás e cenário de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, abrigam novamente uma experiência única, por meio da qual mais de 30 mil pessoas se reúnem para vivenciar atividades culturais e apresentações com povos indígenas, remanescentes quilombolas, raizeiros, agricultores, rezadeiras, pajés, cantadores, dançadores e mantenedores de tradições de todas as origens, cores e idades.

 

Um espaço-tempo que compartilhamos entre as mais diferentes culturas. São indígenas, remanescentes quilombolas, raizeiros, agricultores, rezadeiras, pajés, cantadores, dançadores, mantenedores de tradições. Todas as idades, todas as cores, todas as dores, todas as alegrias, todas as crenças, todas as origens.

 

Foto de Marcelo S Braga

 

O evento inicia com a  XIII Aldeia Multiétnica (12 a 19 de julho), espaço de valorização dos povos indígenas. Entre os seus destaques da programação: festa PEMP ‘KAHÀC com representantes do povo Krahôn(TO); conversas sobre “Lideranças indígenas: mestres e aprendizes”, que vai mostrar quem são os novos líderes e o que devemos aprender com os anciãos indígenas que lutam até hoje; e um espaço para os saberes da saúde, que vai oferecer práticas ancestrais de medicina dos povos originários. A Aldeia Multiétnica contará também com a participação de representantes das etnias Kayapó/Mebengokré (PA), Fulni-ô (PE), Karajá (TO), Guarani Mbyá (SP), Xavante (MT) e dos povos do Alto Xingu (MT).

 

No dia 20 de julho tem início o Encontro de Culturas, que celebra a cultura do Sítio Histórico Kalunga, o maior território remanescente quilombola do Brasil, e também das comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros: Caçada da Rainha de Colinas do Sul, Congo de Niquelândia, Catira de São João d’Aliança. A abertura do encontro será com show da banda Ponto br, coletivo que reúne alguns dos principais guardiões da nossa cultura tradicional, como Mestre Walter do Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Mestra Zezé de Iemanjá da Casa Fanti Ashanti (MA) e Ribinha de Maracanã, amo e cantador do Bumba Meu Boi de São Luís, em diálogo com a paulistana Renata Amaral e o pernambucano Eder “O” Rocha. Entre outros destaques estão shows das bandas Ponto de Equilíbrio, Xaxado Novo, Flautins de Mauá, Josyara, Socorro Lira, Mestre Anderson Miguel, Siba e Bandinha Di da dó. Também participarão as crianças e jovens da Vila de São Jorge, integrantes do projeto Turma Que Faz, da artista popular e arte-educadora Doroty Marques, que todos os anos monta uma opereta popular para apresentar no Encontro (confira a programação completa aqui.

 

Foto de Diego Zanotti

 

“Preservar e fortalecer as tradições culturais do Brasil e do mundo, despertar nas comunidades o sentimento de orgulho pelo pertencimento cultural, além de formar um público mais consciente de sua identidade por meio de uma conscientização que reduz o pensamento etnocêntrico e preconceituoso alimentado pela desinformação sobre nossas culturas populares e tradicionais são alguns dos objetivos do Encontro de Culturas”, explica Juliano Basso, Presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, entidade que organiza o evento desde a sua primeira edição. O encontro também convida seus participantes ao debate e à reflexão sobre o papel do Estado em relação aos povos tradicionais e aos projetos culturais em prol de seu fortalecimento.

 

A programação contará ainda com uma Feira de Experiências Sustentáveis, espaço de exposição e comercialização de artesanato regional, além de exibição de filmes e oficinas e fóruns culturais sobre diversos saberes e fazeres culturais tradicionais, compartilhados com grandes mestres brasileiros.

 

Foto Marcelo S Braga

 

SERVIÇO
XIX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

 

XIII Aldeia Multiétnica

 

De 12 a 19 de Julho
Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (GO)
Inscrições e Informações: e-mail aldeia@encontrodeculturas.com.br e www.aldeiamultietnica.com.br 

 

Encontro de Culturas
20 de julho a 03 de agosto
Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (GO)
Ingressos: Sympla