CanaisMúsicas

Mostra sobre Carimbó no RJ

Patrimônio Cultural do Brasil desde 2014, o Carimbó será tema de exposição inaugurada no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP-Iphan), às 17h, do próximo dia 25 de julho. Com o nome Pau, corda, cores e (re) invenções: instrumentos e artesanatos do carimbó, a mostra apresenta referências sobre a forma de expressão que envolve múltiplas linguagens como a dança, a indumentária, o canto, o ritmo, a culinária e produção artesanal que fica disponível para visitação gratuita até o dia 8 de setembro na Sala do Artista Popular (SAP).

Foto de Pierre Azevedo – Divulgação IPHAN

Há mais de dois séculos, o Carimbó mantém sua tradição em quase todas as regiões do Pará, e tem se reinventado constantemente. Seus instrumentos, sua dança e música são resultados da fusão das influências culturais indígena, negra e ibérica; e a memória coletiva dos mestres e seus descendentes tem mantido vivo estes aspectos. Mestres instrumentistas do Carimbó relembram, num misto de nostalgia e entusiasmo, sobre um período considerado de outros tempos.  “Antes era no pau e na corda; na viola e na lamparina. Não tinha microfone, não tinha nada”. Contam ainda que o carimbó adentrava a noite ao som de instrumentos acústicos feitos em grande parte pelos próprios músicos, sendo um dom herdado e desenvolvido observando os familiares e as rodas que aconteciam em sua localidade.

Banjos, curimbós, flautas, maracas, milheiros, reco-reco, além de saias e adereços, englobam uma produção de pequena escala, normalmente sob encomenda, que prioriza o reaproveitamento de materiais e a difusão de um considerado carimbó tradicional. Não por acaso, afirma Mestre Ronaldo: “os mestres antigos faziam cultura, nós fazemos uma ação política e de cidadania a partir da cultura”.

Sala do Artista Popular (SAP)

A SAP foi criada em 1983 com o intuito de ser um espaço para difundir a arte popular, trazendo objetos que, por seu simbolismo, tecnologia de confecção ou matéria-prima empregada, revelam o modo de vida das camadas populares. Os artistas expõem seus trabalhos, estipulando livremente o preço e explicando as técnicas envolvidas na confecção. O valor obtido com as vendas vai integralmente para eles.

O catálogo de cada exposição é desenvolvido a partir de pesquisa etnográfica e documentação fotográfica realizada pela equipe do CNFCP. Assim é possível conhecer as relações entre a produção artesanal e o contexto de vida dos artesãos. Desde sua criação já foram realizadas 197 exposições SAP, sendo “Pau, corda, cores e (re)invenções: instrumentos e artesanatos do carimbó”, a 198ª.

Serviço: Exposição “Pau, corda, cores e (re)invenções: instrumentos e artesanatos do carimbó”

Inauguração: 25 de julho, às 17h 

Período: 25 de julho a 8 de setembro de 2019

Dias e horários:

Terça-feira a sexta-feira, das 11h às 18h

Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h

Local: Sala do Artista Popular / CNFCP

Apresentação de Coletivo de Mestres de Carimbó

Dia e horário: 26 de julho, às 16h

Local: em frente ao anexo do Museu de Folclore Edison Carneiro

Endereço: Rua do Catete, 179, Catete – Rio de Janeiro/RJ