CanaisIdentidadesMúsicas

Mestre Zé Negão, 69 anos de muita Cultura Ancestral em Camaragibe, PE

Na ocasião será comemorado também os 16 anos do Laboratório de Intervenção Artística (Laia) e os 13 anos da sua Sambada

Um dia de múltiplas comemorações marcam os 69 anos do Mestre Zé Negão. O baluarte recebe mestres, artistas e brincantes, no sábado, 10 de agosto, a partir das 17h, no Canto das Memórias Mestre Zé Negão, situado no loteamento João Paulo II, em Camaragibe. Confraternizam com Zé Negão os mestres: Ciriaco; Galo Preto; Zé Maria; Tio Antônio; Antônio; Juarez e Ulisses, além do Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte; Lia de Camaragibe, Dona Maria de França; dos grupos Chinelo no Chão e Coco Kpoerê, entrada gratuita. 

Na ocasião será comemorado também os 16 anos do Laboratório de Intervenção Artística (Laia) e os 13 anos da sua Sambada, ambas ações idealizadas pelo Mestre, que traz consigo a forte e notável presença de seus ancestrais, tanto em sua aparência quanto em sua forma de expressão, o que o fez um mestre extraordinário e admirável. Sua voz marcante, sua vitalidade e energia encanta a todos. 

Foto de Rennan Peixes

Mestre Zé Negão é músico, compositor, percussionista, educador, artesão e líder comunitário. Traz em seu mangaio o Coco de Senzala, atualmente o único expoente dessa vertente de Coco aqui no Estado. Essa tradição foi herdada de sua terra natal e de seus ancestrais, este brinquedo faz referência aos antigos costumes de seu povo, versando sobre a lida com a terra, sobre as dores do trabalho escravo e as alegrias das libertações. O coco é acompanhado por atabaques, congas, alfaias, mochila, pandeiros, berimbau e caxixis e/ou ganzá. 

INFÂNCIA

Mestre Zé Negão nasceu em 1950, pelas mãos de Dona Eunice, parteira local, próximo a esquina do antigo poço dos holandeses, no município de Goiana, Mata Norte de Pernambuco. Descendente de avós escravizados, Zé Negão passou sua infância e adolescência trabalhando como cortador de cana nas usinas da região. Naquele universo ouviu pessoas mais velhas cantarem coco, congo, cavalo marinho e ciranda. Incentivado também por sua tia, D. Armira, que sempre festejava em uma brincadeira local intitulada “Pretinhas do Congo”. Essa expressão cultural é parecida com o Coco. O tempo passou e logo o mestre foi adquirindo respeito e admiração pela cultura tradicional e popular, tornando-se um brincante e aprendiz, entendendo a ancestralidade das manifestações populares do seu povo e seus meios de existência. 

Foto de Sikler

CULTURA E POLÍTICA

Militante e ativista político, há 40 anos Mestre Zé Negão deu início ao Projeto Negão, através dele formou grupos de percussão e dança, ministrou oficinas e palestras e realizou uma série de ações culturais na comunidade. Figura quase singular na cidade, o Mestre Zé Negão passou, em 2006, a integrar o Laia (Laboratório de Intervenção Artística), onde atua como coordenador e articulador comunitário além de ser um dos principais responsáveis pela fundação e acontecimento da Sambada da Laia, ação que comemora os aniversários de Mestras e Mestres e também reúne mensalmente brincantes da Cultura Popular do Estado em um espaço dedicado a sua difusão e preservação no Território Periférico. Incansável, há cinco anos criou o Espaço Museal e Comunitário Canto das Memórias Mestre Zé Negão 

PRÊMIOS E HOMENAGENS
2008 Reconhecido como Griô de tradição oral pelo Ministério da Cultura; 

2011 Homenageado pelo Governo do Estado de Pernambuco;

2017 foi o homenageado no Ciclo Junino da cidade de Camaragibe/PE;

2018 Contemplado nos prêmios estaduais Ariano Suassuna, Ayrton de Almeida; 

2018 Agraciado no prêmio Nacional Culturas Populares os quais legitimam a relevância do Coco de Senzala para o patrimônio cultural imaterial nacional

Foto de Camila Silva

SERVIÇO – SAMBADA DA LAIA PARA MESTRE ZÉ NEGÃO
Data: 10/08//2019

Horário: 17h

Local: Cantos das Memórias Mestre Zé Negão

Endereço: Rua Lucionise Moura de Melo, n° 5 – João Paulo II,

Cidade: Camaragibe – (PE)

Valor: Gratuito

Informações:
Produção: (81) 99682 – 5051

Facebook: https://www.facebook.com/laia.laboratorio/