Museu do Açúcar e Doce

Colaborando com a RAIZ

O museudoacucar.com.br é um museu virtual que tem a missão e a vocação de atuar, em contexto nacional e internacional, no diverso campo da comida integrada à cultura. Novas e amplas dimensões para organização de coleções de mídia digital serão aqui interpretadas como conteúdos dinâmicos para a construção do conhecimento seguindo os critérios da museologia.

O museudoacucar.com.br é um portal, dentro de uma plataforma digital, destinado à geração, à apreciação e à socialização de conteúdos que possam mobilizar diferentes segmentos na população brasileira.

 

Museu do Açúcar e Doce
Foto de Jorge Sabino

É um museu contemporâneo com o século XXI, que traz um conteúdo multidisciplinar com o objetivo de sensibilizar, comunicar, informar, educar, e com isso transformar comportamentos. Para isto o museudoacucar.com quer interagir com a sociedade, com os seus mercados de consumo e com a sua diversidade cultural.

E tudo isso é localizado num tema que marca a nossa civilização, é o açúcar da cana de açúcar – Saccarum officinarum. O açúcar e o seu amplo comércio unem-se as Grandes Navegações de Portugal, quando se vive em pleno século XVI uma grande globalização.

 

Civilização da Cana de Açúcar
Foto de Jorge Sabino

Assim, a multiculturalidade e a multietnicidade, que são formadoras do povo brasileiro, acontecem pelo açúcar como também a organização de um dos cinco maiores sistemas alimentares do mundo.

O museu mostra o açúcar nos seus muitos e complexos contextos que estão presentes na indústria, na nutrição, nas artes visuais; nas celebrações e seus rituais de comensalidade; e, nos diferentes ofícios da gastronomia.

 

O Bolo brasileiro
Foto de Jorge Sabino

Museudocucar.com.br é um lugar para diálogos, para reunir saberes tradicionais, como receitas culinárias, técnicas tradicionais de preparos, e demais patrimônios que dão uma forte relação de pertencimento do brasileiro com o açúcar.

 

Colaborando com a RAIZ