CanaisCinemaLançamentosMúsicas

Show de imagens musicais no 16º IN-EDIT BRASIL

Colaborando com a RAIZ

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical celebra sua 16ª edição com mais de 60 títulos em exibição, além de uma ampla programação paralela. O evento acontece de 12 a 23 de junho em São Paulo, no CineSesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido, Spcine Paulo Emílio (CCSP), Cine Bijou, Cine Matilha, Cineclube Cortina e inclui ainda 3 salas periféricas do Circuito Spcine, no CEU Meninos, CEU Perus e CFC Cidade Tiradentes.

** De 12 a 23 de junho em vários espaços da capital e com parte da programação exibida online para todo Brasil
**Títulos nacionais sobre os artistas Arrigo Barnabé, Black Future, Zé Ketti, DJ Marlboro, o pianista Caio Pagano, o cantor lírico Aldo Badin, Germano Mathias, Moacyr Luz., Luiz Melodia, Black Rio, DJ K, um dos principais DJs do Baile do Heliópolis, e muitos mais.
**Na programação paralela, apresentações musicais com Arrigo Barnabé, BNegão e Orkestra Bandida; e sessão especial com performance musical de Lucio Maia.
**Outras atividades paralelas incluem debates, DJs, master classes, a tradicional Feira de Vinil, Feira de Livros sobre música e cinema, e muito mais.
**Em parceria com a Spcine, 4 longas brasileiros serão exibidos em três salas do Circuito Spcine localizadas em regiões afastadas do centro.
Confira um resumo completo da programação a seguir!

Todas as sessões e atividades são gratuitas, exceto no CineSesc, ingresso popular no valor único de R$10.
Um recorte da programação estará disponível, também de forma gratuita, nas plataformas digitais Sesc Digital, Itaú Cultural Play e Spcine Play.

O festival traz uma seleção de documentários nacionais e internacionais entre longas e curtas, incluindo lançamentos e alguns clássicos em versões restauradas. Além dos tradicionais Panoramas Brasileiro e Panorama Mundial, o festival promove este ano o Especial “Música e Máquinas”, com uma série de filmes e atividades que apresentam criadores de música e dispositivos musicais eletrônicos, e conclui a programação de filmes com a Mostra Flashback, dedicada ao resgate de títulos históricos nunca exibidos pelo festival.

O evento apresenta também uma variada Programação Paralela que inclui encontros, master classes, debates, apresentações musicais exclusivas, sessões comentadas, a tradicional Feira de Vinil e, pela primeira vez, uma Feira de Livros, com centenas de títulos sobre música e cinema a preços especiais.

A cerimônia de abertura acontece no dia 12 de junho, quarta-feira, às 20h30, no CineSesc, em sessão gratuita para público e convidados, com a première nacional do documentário Devo, de Chris Smith, sobre a icônica banda formada em 1973 que conseguiu unir crítica social e hits radiofônicos, como “Whip It” e “That’s Good”, sem renunciar a seus princípios artísticos.

BRBP - Foto Almir Veiga
BRBP – Foto Almir Veiga – Divulgação

PANORAMA BRASILEIRO
O Panorama Brasileiro, dividido nas categorias de Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc, Curta um Som e Sessões Especiais, traz uma seleção com 28 documentários que evidenciam a diversidade e a potência da música brasileira, presente em uma imensa gama de artistas contemporâneos e de épocas passadas.

Competição Nacional
Na Competição Nacional, 5 filmes concorrem ao prêmio do júri, que levará seu realizador ou realizadora a apresentar o filme no In-Edit Barcelona 2024. São eles: Black Future, Eu Sou o Rio, de Paulo Severo, sobre a banda underground Black Future; O Homem Crocodilo, de Rodrigo Grota, sobre Arrigo Barnabé; Terra de Ciganos, de Naji Sidki, que aborda a cultura cigana no Brasil; Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos, sobre a importância dos bailes black na luta por justiça racial; e Luiz Melodia – No Coração Do Brasil, de Alessandra Dorgan, sobre a trajetória do cantor e compositor carioca.

Mostra Brasil
Esta seção com 7 títulos destaca a diversidade musical do país com filmes como Aldo Baldin – Uma Vida Pela Música, de Yves Goulart, sobre o cantor lírico Aldo Baldin; Funk Favela, de Kênya Zanatta, sobre a presença feminina no funk paulistano; Germano Mathias – O Catedrático do Samba, de Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos, sobre o sambista Germano Mathias; Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade, de Tarsilla Alves, sobre o criador do Samba do Trabalhador; Nas Ondas de Dorival Caymmi, de Locca Faria, com depoimentos sobre Caymmi; Terror Mandelão, de Felipe Larozza e GG Albuquerque, acompanhando o DJ K, um dos principais DJs do Baile do Heliópolis, a maior favela da cidade de São Paulo, e seu amigo MC Zero K; e Viamão, de Sérgio Pererê, Leandro Miranda e Gibran, sobre o músico mineiro Sérgio Pererê em viagem por Uruguai e Argentina, onde reencontra o grupo de percussão No Chilla.

Brasil .Doc
Esta seleção de 5 longas explora histórias e personagens marcantes do cenário musical nacional. Entre os títulos estão Eu Sou O Samba, Mas Pode Me Chamar de Zé Ketti, de Luiz Guimarães de Castro, sobre o compositor Zé Ketti; Mandinga, de Egler Cordeiro, sobre o bluesman André Christovam e seu álbum Mandinga (1989); Na Terra de Marlboro, de Cavi Borges, sobre o DJ Marlboro e o funk carioca; No Rastro do Pé de Bode, de Marcelo Rabelo, um road movie com o músico Rato Branco no sertão da Bahia; e Pagano, de Carlos Nascimbeni, sobre o célebre pianista brasileiro Caio Pagano.

Curta Um som
Já a seção Curta um Som traz 8 curtas-metragens que abordam temas variados. São eles: De Par Em Par, de Tais Melo; Mborairapé, de Roney Freitas; O Carnaval De Rua É Festa Do Povo, de Uilton Oliveira; O Som Da Pele, de Marcos Santos; Até O Último Sopro, de Benjamin Medeiros; É D’Oxum: A Força Que Mora N’Água, de Day Sena; Pisa Na Tradição, de Coraci Ruiz; e Sagrado Compor, de Henrique Dantas e Marcelo Abreu.

Sessões Especiais
Encerrando o Panorama Brasileiro, o festival apresenta dois filmes em sessões únicas e especiais: na primeira, o longa Acordo Com Lampião? Só Na Boca Do Fuzil!, de Marcelo Felipe Sampaio, sobre a história dos Nazarenos, que enfrentaram Lampião e a Coluna Prestes, é exibido com trilha musical executada ao vivo pelo guitarrista Lúcio Maia (ex-Nação Zumbi); na outra, o curta Outras Histórias Do Mar (BNegão Canta Caymmi) – no qual a diretora Carolina Rolim registra o mergulho do artista BNegão nas canções praieiras de Dorival Caymmi – tem exibição seguida de show com BNegão e o violonista Bernardo Bosisio.

No rastro do pé do bode - Divulgação
No rastro do pé do bode – Divulgação

ESPECIAL MÚSICA E MÁQUINAS

Para comemorar o centenário dos primeiros sons artificiais, o In-Edit Brasil apresenta o Especial Música e Máquinas, uma seleção de sete filmes que exploram a interseção entre música e tecnologia, destacando pioneiros e inovações que transformaram o cenário musical. São eles: 8 Bar: The Evolution Of Grime, de Ewen Spencer, que narra a evolução do Grime com depoimentos de Dizzee Rascal e Skepta; Cyborg Generation, de Miguel Morillo Vega, acompanha o jovem Kai em sua jornada para desenvolver um órgão cibernético instalado em seu corpo que permita ouvir raios cósmicos; Deep Listening: The Story Of Pauline Oliveros, de Daniel Weintraub, que retrata a vida da compositora e pioneira eletrônica Pauline Oliveros; Eletrônica:mentes, de Dácio Pinheiro, Denis Giacobelis e Paulo Beto, que investiga o desenvolvimento da música eletrônica no Brasil; I Dream Of Wires, de Robert Fantinatto, traça a história dos sintetizadores modulares, destacando nomes como Trent Reznor e Gary Numan; Moog, de Hans Fjellestad, explora a vida e as ideias do inventor Robert Moog, criador dos sintetizadores modulares; e Subotnick: Portrait Of An Electronic Music Pioneer, de Robert Fantinatto, que celebra Morton Subotnick, um dos grandes nomes da música eletrônica, no 50º aniversário de seu álbum “Silver Apples of the Moon”.

PROGRAMAÇÃO PARALELA
Como acontece desde a primeira edição do festival, além dos filmes, o In-Edit promove uma Programação Paralela com encontros e eventos que abrangem apresentações musicais, festas, feiras e uma variada gama de ações formativas. Nesta edição, a Programação Paralela vem com tudo isso e traz novidades!

MÚSICA

Grupo Min
O jovem Grupo Min é um dos últimos bastiões do Minyo no Brasil. A preservação dessa expressão musical é mais do que uma simples prática artística; é um ato de resistência cultural e uma celebração da diversidade. Com sua atuação apaixonada, o grupo assegura que essa forma de arte tradicional continue a prosperar e a encantar corações.
CINE BIJOU | 13/06, QUINTA, 20H30

Orkestra Bandida
O grupo, dedicado à música tradicional da Turquia, reúne seus integrantes Ian Nain, Pedro Lobo, Fabrício Batalha e Eliezer Tristão para um pocket-show exclusivo, inspirado no longa “Love, Deutschmarks and Death”, exibido antes da apresentação.
CINEMATECA BRASILEIRA | 15/06, SÁBADO, 18H

BNegão Canta Caymmi
Após a sessão especial que marca a première do curta “Outras Histórias do Mar”, BNegão e o violonista Bernardo Bosisio apresentam ao vivo as músicas do projeto “BNegão Canta Caymmi”, tema do documentário.
CINEMATECA BRASILEIRA | 21/06, SEXTA-FEIRA, 20H

Lúcio Maia – Cine Concerto ao Vivo
O guitarrista Lúcio Maia, ex-integrante da Nação Zumbi e autor da trilha original do filme “Acordo Com Lampião? Só Na Ponta Do Fuzil!”, faz uma performance musical ao vivo, sobre a projeção do filme, em sessão única, criada especialmente para o festival.
CINESESC | 20/06, QUINTA-FEIRA, 20H30

Arrigo Barnabé e Banda Sabor de Veneno em Clara Crocodilo
Quase 45 anos depois de seu lançamento, Clara Crocodilo retorna ao palco com Arrigo Barnabé e a lendária banda Sabor de Veneno, que tocam o disco na íntegra, celebrando a première do documentário “O Homem Crocodilo”.
SALA OLIDO | 22/06, SÁBADO, 18H

DJ Session: Camilo Rocha
Encerrando a exposição Música e Máquinas, o jornalista e DJ Camilo Rocha faz uma sessão dançante, acompanhada de imagens produzidas pela videomaker Ruth Slinger em festas e raves dos anos 1990 e 2000.
CINEMATECA BRASILEIRA | 22/06, SÁBADO, 20H

Terror Mandelao - Divulgação
Terror Mandelao – Divulgação

FEIRAS E EXPOSIÇÕES

Feira de Livros
Em 2024, o In-Edit Brasil realiza sua primeira Feira de Livros, com centenas de títulos sobre música e cinema. O evento contará com a participação de editoras e autores independentes, oferecendo livros, quadrinhos, fanzines e partituras a preços especiais. Ao longo da tarde, haverá lançamentos de livros com sessões de autógrafos e poetas ocuparão o Palco da Palavra, apresentando textos e improvisando com o público.

Tarde de Autógrafos
Garota Fenomenal – Celly Campello e o Nascimento do Rock no Brasil
Dimas Oliveira Junior e Gonçalo Junior
Discobiografia Mutante
Chris Fuscaldo
Rita Lee Mora ao Lado – Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock
Pelas filhas do autor Henrique Bartsch (in memorium)
Tia Amélia – O Piano e a Vida Incrível da Compositora
Jeanne de Castro
Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Funk
Thiagson

Emissões Noturnas – Cadernos Radiofônicos de FM
Um Álbum Italiano
Lançamento de coleção de camisetas
Fabio Massari

Palco da Palavra

  • Slam da Guilhermina
  • Rodrigo Carneiro
  • King Abraba
  • Sérgio Vaz
  • Roberta Estrela D’Alva
  • Fausto Fawcett
    CINEMATECA BRASILEIRA | 15/06, SÁBADO, 13H a 19H

Feira de Vinil
A já tradicional Feira de Vinil acontece também na Cinemateca Brasileira, reunindo algumas das melhores lojas de discos de vinil de São Paulo e região, com ofertas imperdíveis para curiosos e colecionadores.
CINEMATECA BRASILEIRA | 16/06, DOMINGO, 13H a 19H

Exposição Música e Máquinas
Em parceria com o músico e produtor Paulo Beto, fundador de vários projetos de música eletrônica, conhecido por sua banda Anvil FX, o festival organiza a Exposição Música e Máquinas, reunindo inventores de instrumentos eletrônicos, músicos, engenheiros de som e produtores para uma série de demonstrações.
Expositores e palestrantes confirmados:

  • Guido Stolfi
  • Sound Department Studio + Paulo Beto
  • Tony Da Gatorra
  • Arthur Joly
  • Alê Fonseca
  • Dino Vicente
  • Jorge Antunes
    CINEMATECA BRASILEIRA | 22/06, SÁBADO, 14H a 20H
Doc Germano Mathias - Divulgação
Doc Germano Mathias – Divulgação

ATIVIDADES FORMATIVAS

Aumente o Volume – Curso Online com Duda Leite
O In-Edit 2024 esquenta os tamborins com o curso Aumente o Volume: Os Documentários Musicais, ministrado pelo jornalista e crítico Duda Leite, que propõe uma viagem audiovisual através dos filmes que nos ajudaram a descobrir e a sentir a música popular produzida nos últimos 60 anos.
A combinação entre a música e imagem vem desde os primórdios do cinema. Porém, quando os diretores e diretoras voltam seus olhares – e seus ouvidos – para os gênios da música, a tela explode em som e fúria.
Atividade oferecida em parceria com o CineSesc.
SESC DIGITAL | 10, 11, 17 e 18/06, 19H a 21H30

Cinema e Funk: Baile na Tela
A diretora do loga “Funk Favela”, Kenya Zanatta, o diretor Emílio Domingos, dos filmes “A Batalha do Passinho” e “Black Rio! Black Power!”, e GG Albuquerque, diretor do documentário “Terror Mandelão”, conversam sobre a cena da música negra, em especial, dos bailes funk, super presentes na periferia das grandes cidades, mas que ainda são alvo de muito preconceito.
Atividade oferecida em parceria com o CineSesc.
CINSESC | 17/06, SEGUNDA-FEIRA, 19H

Da Ideia ao Festival – Master Class Online com Alessandra Dorgan
A diretora Alessandra Dorgan ministra uma master class sobre o processo de criação e produção de seu primeiro longa-metragem documental, “Luiz Melodia – No Coração Do Brasil”, no qual o cantor e compositor conta sua história em primeira pessoa, exclusivamente através de material de arquivo.
Atividade oferecida em parceria com a Spcine.
YOUTUBE SPCINE | 20/06, QUINTA-FEIRA, às 19H

Sessões Comentadas
Nas Sessões Comentadas, o In-Edit Brasil convida jornalistas e músicos para apresentar e participar de bate-papos com o público em sessões específicas.
Abaixo, os filmes e comentaristas confirmados:

Bring Minyo Back!
SPCINE PAULO EMÍLIO, SÁBADO 15/06, 15H.
Apresentada pelo jornalista e DJ Ramiro Z

The 9 Lives Of Barbara Dane
CINEMATECA, SÁBADO 15/06, 16H.
Apresentada pelo jornalista Marcos Lauro

Mutiny In Heaven: The Birthday Party
CINEMATECA, DOMINGO 16/06, 15H.
Apresentada pelo jornalista e músico Fernando Naporano

Omar And Cedric: If This Ever Gets Weird
CINEMATECA, DOMINGO 16/06, 19H.
Apresentada pela musicista Sandra Coutinho

Carlos
CINEMATECA, DOMINGO 16/06, 20H.
Apresentada pelo jornalista Bento Araújo

Peter Doherty: Stranger In My Own Skin
CINEMATECA, DOMINGO 16/06, 20H30.
Apresentada pela jornalista e escritora Chris Fuscaldo

Karen Carpenter: Starving For Perfection
CINESESC, TERÇA 18/06, 20H30.
Apresentada pela jornalista Isabella Faria

This Is A Film About The Black Keys
SPCINE PAULO EMÍLIO, QUARTA 19/06, 19H30.
Apresentada pela jornalista Lorena Calábria

Let’s Get Lost
CINESESC, QUARTA-FEIRA 19/06, 18H.
Apresentada pelo jornalista e documentarista Duda Leite

O IN-EDIT BRASIL 2024 tem o patrocínio máster de Colombo Agroindústria e Açúcar Caravelas; patrocínio do Itaú Unibanco e da Spcine, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; parceria da Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca; e é realizado pela In Brasil Produção Cultural, Sesc São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, Governo Federal.

O In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical nasceu em Barcelona, na Espanha, em 2003, e acontece no Brasil desde 2009. Outros países, como Chile, Grécia, México e Países Baixos, também realizam edições do festival.

Funk Favela - Divulgação
Funk Favela – Divulgação

Serviço

16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical
de 12 a 23 de junho – São Paulo e Online
Programação gratuita, exceto no CineSesc, com sessões a R$ 10.
www.in-edit-brasil.com | @ineditbrasil

Salas do Festival – São Paulo:
CineSesc: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César.
Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino.
Spcine Olido: Av. São João, 473 – Centro.
Spcine Paulo Emílio (CCSP): Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso.
Cineclube Cortina: Rua Araújo, 62 – República.gratuito
Cine Bijou: Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação.
Cine Matilha: Rua Rego Freitas, 542 – República.
Circuito Spcine Perus (CEU Perus): Rua Bernardo José de Lorena, s/n – Perus.
Circuito Spcine Meninos (CEU Meninos): Rua Barbinos, 111 – São João Clímaco.
Circuito Spcine CFC Cidade Tiradentes: Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes.

Plataformas Online do Festival – Brasil
Itaú Cultural Play: itauculturalplay.com.br
Spcine Play: spcineplay.com.br
Sesc Digital: sescsp.org.br/cinemaemcasa

Colaborando com a RAIZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *