II Congresso do Samba acontece em São Paulo
II Congresso do Samba – UniSamba/Universidade Zumbi dos Palmares acontece dias 18 e 19 de novembro na capital paulista. O evento faz parte da 7ª Virada da Consciência e traz artistas e estudiosos do samba para diferentes debates, além do pocket show com Preta Archanjo.
O II Congresso do Samba – UniSamba/Universidade Zumbi dos Palmares já tem data marcada e acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, das 19h30 às 22h, na Universidade Zumbi dos Palmares, na zona central da capital paulista. O evento faz parte da 7ª Virada da Consciência, de 16 a 20 de novembro, na cidade de São Paulo. Artistas e estudiosos do samba se encontram em diferentes mesas para debater o tema.
A curadoria do Congresso do Samba é de Claudia Alexandre, jornalista, comunicadora de rádio/TV e escritora. Claudia Alexandre também é integrante da Cojira-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo) e faz parte dos Coletivos: Ojú Obìnrin Observatório de Mulheres Negras, Feminismos de Terreiro e Acadêmicas dos Sambas.
De acordo com a curadora, o tema destaca a importância fundamental de se investigar o samba tanto na academia quanto fora dela. “A biografia dos sambistas, por exemplo, oferece um rico panorama do processo criativo e das histórias de vida desses protagonistas culturais, proporcionando uma compreensão mais profunda e abrangente da cultura brasileira. Estudar as trajetórias pessoais e artísticas dos sambistas não apenas enriquece o conhecimento sobre o samba, mas também preserva e valoriza as contribuições individuais que moldaram esse gênero musical icônico”, afirma Claudia Alexandre.
As inscrições (convites) para participar do II Congresso do Samba são gratuitas e já estão abertas. Confira abaixo a programação completa.
Programação II Congresso do Samba:
Dia 18/11 (segunda-feira)
19h30 – Abertura solene do II Congresso do Samba – UniSamba/Universidade Zumbi dos Palmares. A mesa será presidida por José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, e demais autoridades convidadas e presidentes das entidades representantes das escolas de samba e do carnaval paulista.
20h30/21h30 – Mesa 1: “Biografia do Samba e Escolas de Samba como fonte de conhecimento”
Palestrantes: Amailton Azevedo (Prof. Dr. da PUC-SP) e Fabiana Cozza (Profª Mestra, cantora e compositora).
Mediação: Claudia Alexandre (curadora)
Relatoria: Bruno Baronetti (historiador e pesquisador da cultura popular brasileira)
Dia 19/11 (terça-feira)
17:30 – Roda de Samba com pocket show com cantora Preta Archanjo
18h00 – Mesa 2 “Samba na Escola e Escola de Samba: Educação para a valorização da cultura e das pessoas”
Palestrantes: César Rodrigues (Profº Dr. e Coordenador do Grupo de Pesquisas Raça, Culturas Negras e Gêneros), Fernando Estima (Profº e componente da Escola de Samba Mocidade Alegre), Miriam Beserra Xavier Cortez (responsável pela Cortez Editora e coordenadora da Ala das Baianas da Escola de Samba Brinco da Marquesa e da Ala das Baianas Sebastianas do Bloco Pedra no Rim) e Bruna Barbosa (Memória do Samba Santista/Simpósio Nacional do Samba)
Mediação: Lyllian Bragança (jornalista, capoeirista e sambista)
Relatoria: Bruno Baronetti (historiador e pesquisador da cultura popular brasileira)
19h30 – Mesa 3 “Das ruas ao Espetáculo: patrimônio, economia criativa e sustentabilidade na folia paulista”
Palestrantes: Rodrigo Meineres (carnavalesco da Pérola Negra), André Machado (carnavalesco da Águia de Ouro) e André Felipe (departamento Cultural da Vai-Vai).
Mediação: Bruno Baronetti (historiador e pesquisador da cultura popular brasileira)
Relatoria: Claudia Alexandre (curadora)
20h30 – Mesa 4 “Acadêmicas dos Sambas e Mulheres no Carnaval de São Paulo”
Palestrantes: Rejane Romano (jornalista e fundadora da Escola de Samba Filhos do Zaire), Cris Blue (Bloco Afro Ilú Obá de Min), Maria Helena (embaixatriz do Carnaval Paulistano e Luzinete Borges (pesquisadora Acadêmicas dos Sambas).
Mediação: Adriana Terra (jornalista)
Relatoria: Camila Gonçalves (produtora de eventos e de conteúdo).
21:30 – Encerramento com Roda de Samba com pocket show com Preta Archanjo
Serviço
II Congresso do Samba – UniSamba/Universidade Zumbi dos Palmares
Datas e horários: dias 18 e 19 de novembro/2024 – das 19h30 às 22h
Local: Auditório da Universidade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro – SP)
Atenção: estamos disponíveis para solicitação de entrevistas, perfis e fotos das/os palestrantes.
Sobre a Virada da Consciência 2024
A Virada da Consciência foi criada em 2018 pela Universidade Zumbi dos Palmares durante as comemorações da Semana da Consciência Negra. O projeto é realizado pela instituição de ensino e também com o apoio de muitos parceiros. A Virada da Consciência é um marco na celebração e reflexão sobre a cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo. Em 2024, a 7ª Virada da Consciência acontece de 16 a 20 de novembro na cidade de São Paulo e presta homenagem ao Zumbi dos Palmares e aos 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares. Durante cinco dias são oferecidas diversas ações culturais, educacionais, esportivas, de lazer e entretenimento para todas as idades. Entre os eventos estão o Troféu Raça Negra, a FlinkSampa – Festa Internacional do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, a Corrida e Caminhada da Consciência entre outros.
E siga nossos perfis nas redes sociais.
Instagram: @viradadaconsciencia @flink.sampa @trofeuracanegra