No Mês da Consciência Negra, 13 artistas para se inspirar
A Gravadora e Produtora Musical Pôr do Som tem realizado um trabalho único na música brasileira revelando, com qualidade e propriedade, inúmeros nomes da produção musical contemporânea.
Notadamente, a Pôr do Som tem em sua curadoria artística um olhar para aquelas manifestações que guardam as raízes intimamente ligadas a história e a identidade brasileira. Sempre com muito bom gosto e esmero nas produções que propõe.
Abaixo segue um breve compilado de artistas que a gravadora produziu e que tem, neste mês onde a consciência negra e o combate ao racismo são a pauta principal, uma conexão direta.
Bom divertimento!
Tião Carvalho
Cantor, compositor, músico, brincante e educador, Tião atua, há mais de 40 anos, difundindo a cultura popular brasileira. Fundador e diretor do Grupo Cupuaçu e com dois discos solos lançados, é detentor de grandes conhecimentos sobre danças, cantigas, brincadeiras populares e festividades tradicionais, é considerado um dos grandes nomes da cultura popular brasileira.
Clique e Escute
A Quatro Vozes
O Grupo mineiro A Quatro Vozes, agora em trio, formado pelas irmãs Dora, Jurema e Jussara Otaviano, apresentam a diversidade musical do nosso país. É uma das grandes referências entre os atuais grupos vocais dedicados à MPB.
Clique e escute
Lumumba
Benedito Luiz Amauro, filho de Ogum, mais tarde, Lumumba, homenagem ao libertador do Zaire, Patrício Lumumba. Fazedor de tambores (Oni-lu), conhecedor dos mistérios do ofício milenar da percussão, poeta e compositor. No início da década de 80, conhece Mestre Didi, sacerdote máximo do culto aos ancestrais, que abre a percepção de Lumumba para o mundo dos ritmos e instrumentos afro-brasileiros.
Clique e escute
Adriana Moreira
Adriana Moreira, amante do samba, possui um timbre de voz característico e sua técnica alia potência e suavidade, lembrando o cantar de suas principais referências: Elizeth Cardoso e Clara Nunes.
Clique e escute
Aloysio Letra
Cantor e compositor da periferia da zona leste de São Paulo. Cria dos saraus, compõe canções singulares e interpretações sensíveis das ancestralidades afro-brasileiras e afro-indígenas, numa MPB sambada e temperada.
Clique e escute
Luana Bayô
Luana Bayô é cantora, compositora e educadora. Dona de uma voz grave potente e marcante, seu trabalho é fortemente marcado pela presença da música negra em diáspora. Vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2023, na categoria “Melhor Cantora de Samba “.
Clique e escute
Ana Maria Carvalho
Herdeira direta de mestres da cultura popular é cantora, compositora, educadora e brincante, intérprete do Grupo Cupuaçu há mais de 20 anos e cantora e atriz do Teatro Vento Forte há 25 anos.O trabalho de Ana Maria, revela forte influência da sua terra natal o Maranhão, Bumba meu boi, Cirandas, Forró, Cacuriá, Ladainhas do Divino Espírito Santo, Acalantos, Sambas e Cantigas de roda tradicionais.Clique e escuteToinho MelodiaO saudoso, Toinho Melodia foi um dos principais compositores do samba de São Paulo, participou de diversas escolas e comunidades de samba como a Vai- Vai, Unidos do Morro de Vila Maria, Samba da Vela e conviveu com grandes nomes do samba como Toniquinho Batuqueiro, Talismã e Jangada.
Clique e escute
Toinho Melodia
O saudoso, Toinho Melodia foi um dos principais compositores do samba de São Paulo, participou de diversas escolas e comunidades de samba como a Vai- Vai, Unidos do Morro de Vila Maria, Samba da Vela e conviveu com grandes nomes do samba como Toniquinho Batuqueiro, Talismã e Jangada.
Clique e escute
Fanta Konate
Cantora, bailarina, compositora e coreógrafa. Filha do Mestre Percussionista Famoudou Konatê, Fanta é especializada em danças tradicionais e contemporâneas do Oeste Africano. Trabalhou com diversos Balés de Conakry e domina a cultura das aldeias Malinkês, da região do Hamaná.
Clique e escute
Zé Eduardo
Zé Eduardo é um músico já bem conhecido na cena paulistana. Com 25 anos de carreira profissional e um disco solo, fundou várias bandas e projetos ao longo dos anos, apresentando um trabalho alegre e dançante: a tal da MPB (Música Preta Brasileira). O repertório vai do samba rock ao pop, soul, pitada de românticas, passeando pelos grooves da música brasileira.
Clique e escute
Graça Braga
Dona de uma voz poderosa e marcante. Graça Braga, é uma das cantoras que ajudam a carregar a bandeira do samba raiz no Brasil.
Clique e escute
João Macacão
O saudoso João Macacão, foi e é uma das figuras mais marcantes da seresta e choro de São Paulo, além de grande virtuose do violão 7 cordas. Com 03 discos solos lançados, ao longo de sua carreira tocou ao lado de grandes artistas da música brasileira como Orlando Silva, Gilberto Alves e Altamiro Carrilho. Acompanhou por mais de 20 anos o seresteiro Silvio Caldas.
Clique e escute
Henrique Araujo
Henrique Araújo, é um músico raro, dono de um talento incrível, seja no cavaquinho, seja no bandolim, já acompanhou diversos artistas pelos palcos do Brasil e do mundo, como Nelson Sargento, Izaías Bueno, Fabiana Cozza, entre outros.