CanaisLançamentosLiteratura

IV Festival Mário de Andrade em novembro com a 40 editoras e coletivos

Colaborando com a RAIZ

O IV Festival Mário de Andrade é o evento mais importante promovido pela Biblioteca Mário de Andrade ao longo do ano. Sediado tanto no prédio-sede da biblioteca quanto na Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, o festival acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, tendo a presença de 40 editoras, grupos de autores e instituições destinadas à literatura.

As editoras terão tendas disponibilizadas pela própria Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, destinadas para ocupação, exposição e/ou comercialização de seus trabalhos durante os dois últimos dias do evento.

Criado em 2019, o festival gratuito e aberto a todos os públicos celebra a literatura, o livro e a leitura, estimulando o debate de ideias, a formação de leitores e a potência cultural de novas linguagens. A edição deste ano celebra os 100 anos do primeiro “Manifesto Surrealista”, de André Breton, que norteia toda a programação, composta por uma feira de livros, mesas de debate, rodas de conversa, espetáculos teatrais, shows e exposições, somando mais de 100 atrações inteiramente gratuitas.

O evento pretende jogar luz sobre a participação das mulheres no surrealismo e também explorar os desdobramentos do movimento no Brasil. O surrealismo inspira também o mobiliário desenvolvido para o evento e a cenografia — que colhe referências nas obras de Tarsila do Amaral e Leonora Carrington —, o novo número do Suplemento Pauliceia, publicação da Biblioteca dedicada a textos literários que será lançada e distribuída durante o Festival.

Além da venda de livros, esses espaços também recebem uma programação paralela de bate-papos e sessões de autógrafo, a cargo das editoras. O conjunto de editoras selecionadas, em geral independentes e alternativas, chama a atenção pela diversidade. O público da feira poderá conhecer projetos editoriais singulares e arrojados, dedicados a diversas áreas do conhecimento e abarcando vários gêneros, como prosa, poesia e não-ficção. Um dos grandes objetivos da feira é dar mais visibilidade para essas editoras menores.

Para melhor circulação do público e para comportar de modo adequado todas as tendas, a Avenida São Luís ficará interditada no sábado e no domingo durante todo o festival.

A quarta edição acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, de sexta a domingo. O festival vem crescendo em suas últimas edições, com a edição de 2023 reunindo mais de 35 mil pessoas no centro da cidade, consagrando-se como uma espécie de “virada cultural da literatura”, sempre entrelaçada a outras manifestações artísticas.

IV Festival Mário de Andrade
IV Festival Mário de Andrade

Confira as editoras habilitadas pelo Edital de Chamamento:

Aletria
Ars et Vita
Bazar do Tempo/Carambaia/Cobogó
Bebel Books
Boitatá
Borboleta Azul e Ciclo Contínuo
Coletivo Autoria Periféricas
Cultura e Barbárie
Editacuja Editora
Editora ANANSE
Editora Crocodilo
Editora Gráfica Heliópolis
Editora Kitembo
Editora Malê
Editora Nós
Editora TantaTinta/Carlini e Caniato
Editora Veneta
Escritoras Asiáticas e Brasileiras
FilocZar e Mo vi editora
Garoupa Editora
LiteraRua
Literatura no Brasil/Escritor Sacolinha
Mondru Editora
n-1 edições
Natalia Nolli Sasso/editora Libertária
Pinard
Pingue Pongue Educação
Pulo do Gato
Sobinfluência Edições
Sowilo Editora
Tenda de Livros
Tinta da China Brasil/Quatro Cinco Um

Programação

Na mesa de abertura, a poeta Leila Ferraz, participante ativa do movimento surrealista em São Paulo, protagonizará um debate ao lado da poeta e pesquisadora Maria Lúcia Dal Farra, uma das referências no campo. As convidadas prestarão homenagem a dois grandes nomes da história do surrealismo brasileiro falecidos recentemente, Sérgio Lima (1944 – 2024) e Claudio Willer (1940-2023), debatendo suas obras e investigando as influências do surrealismo na literatura brasileira contemporânea.

O IV Festival Mário de Andrade contará mais uma vez com a presença de nomes de peso da cultura nacional, a serem divulgados em breve. Nas últimas edições, o público assistiu a shows inesquecíveis de Tom Zé, Marina Lima e Letrux, além de bate-papos antológicos com Geovani Martins, Dudu Bertholini, Ferréz, Davi Kopenawa, entre tantos outros.

Fachada da Biblioteca Mario de Andrade - foto de Sylvia Masini
Fachada da Biblioteca Mario de Andrade – foto de Sylvia Masini

Serviço

IV Festival Mário de Andrade
Datas: 15, 16 e 17 de novembro de 2024
Horário: das 10h até 21h
Entrada: Gratuita
Locais:

Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94 – República
Praça das Artes – Av. São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo
Praça Dom José Gaspar – Pç Dom José Gaspar – República

Colaborando com a RAIZ