CanaisIdentidadesLançamentosVisuais

Museu das Favelas em nova sede e com programação intensa

Colaborando com a RAIZ

O Museu das Favelas completa dois anos e está de casa nova, no histórico coração da capital paulista, o Páteo do Colégio. E abre sua nova sede com muitas atividades.

A exposição de longa duração Sobre Vivências, que oferece uma imersão na história, cultura e criatividade das favelas brasileiras, abordando desde suas origens até as manifestações contemporâneas.

Com curadoria coletiva de Gil Marçal, Vera Cardim, Oswaldo Faustino e Leandro Mendes (in memoriam), a exposição apresenta obras de artistas e coletivos periféricos, como o Coletivo Artesanato Chave, Coletivo Coletores, Quebradinha de Marcelino Melo, e instalações de Oga Mendonça.
Também estão em destaque peças históricas e interativas que celebram as vivências e a força cultural das comunidades.

A programação inclui ainda a exposição itinerante Favela em Fluxo, que encerra sua circulação em São Paulo, e a mostra “Marvel – O Poder é Nosso”, fruto de uma parceria com The Walt Disney do Brasil, KondZilla e o Instituto Feira Preta.

A exposição “Marvel – O Poder é Nosso”. A mostra apresenta releituras de personagens negros da Marvel, criadas por jovens artistas pretos, indígenas e LGBTQIAP+ durante o programa de capacitação Afrolab. Com o apoio da iniciativa Disney Future Storytellers, o projeto visa promover a criatividade e o empoderamento da juventude negra e periférica.

A exposição é resultado de um processo criativo e formativo que oferece aos participantes a oportunidade de aprender, criar e viver da arte. Além disso, a mostra traz uma música trap inédita, “Poder É Nosso”, que conecta os heróis da Marvel à realidade da juventude preta no Brasil, com videoclipe gravado em Heliópolis.

O Museu das Favelas é equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Museu das Favelas
Museu das Favelas

Serviço:
Exposição: “Marvel – O Poder é Nosso”

Coletiva de Imprensa: 28 de novembro de 2024, às 17h
Abertura para o público: 03 de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025
Local: Largo Páteo do Colégio, n° 148, Centro Histórico de São Paulo

Serviço:
Exposição: Sobre Vivências

Abertura: 3 de dezembro de 2024 ás 11h
Local: Largo Páteo do Colégio, nº 148, Centro Histórico de São Paulo
Entrada: Gratuita (ingressos antecipados no site ou na recepção, sujeito à disponibilidade)
Horários Especiais: De 3 a 5 de dezembro. Consulte no site.
Mais informações: www.museudasfavelas.org.br

Cria_Museu-das-Favelas-Foto-de-Nego-Junior
Cria_Museu-das-Favelas-Foto-de-Nego-Junior

Conheça também a biblioteca CRIA tem como foco principal livros sobre favelas e periferias, dando destaque para escritores e escritoras periféricos independentes e pesquisadores.

● Os livros doados passam por uma análise curatorial dos bibliotecários responsáveis antes de entrar para o acervo e caso o título não siga o perfil da coleção, este é encaminhado para outras bibliotecas que aceitam doações;
● Damos preferência para livros novos ou em boas condições, sem sujidades ou desgastes;
● Se a doação for aceita, os itens deverão ser entregues na biblioteca e, no ato da entrega, preenchido o Termo de Doação, uma via ficará disponível para a pessoa que fizer a doação e a outra para a biblioteca;
● Em caso de dúvidas sobre os livros doados, enviem informações sobre o título, autor e editora (caso tenha) para o e-mail: biblioteca@museudasfavelas.org.br

Colaborando com a RAIZ