Agosto Indígena traz Educação como tema da edição 2024
Idealizado em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) o Sesc São Paulo realiza mais de 250 atividades.
A ação em rede acontece entre os dias 1º e 31 de agosto, em 40 unidades do Sesc no estado de SP – capital, Grande São Paulo, interior e litoral.
Por meio de atividades como apresentações, exibições de filmes, vivências coletivas, bate-papos, contações de histórias, cursos, entre outras, o Agosto Indígena convida todos os públicos para um exercício coletivo de valorização da pluralidade dos Povos Indígenas.
Esta edição do Agosto Indígena é dedicada aos processos de educação de diversas culturas originárias no Brasil, fundadas em relações comunitárias, visando incitar as oportunidades do aprendizado coletivo. Ainda que existam especificidades em cada grupo, as centenas de etnias indígenas revelam que a educação só pode ser alcançada por meio de um compromisso com o respeito e com a valorização da diferença.
Ao visibilizar a potência do tema da Educação no Agosto Indígena, o Sesc São Paulo contribui para promover uma reflexão sobre os processos de aprendizagem, confluindo para uma sociedade equitativa, que prioriza o bem-viver e o respeito às diferenças.
Para abrir a programação, no dia 1º de agosto, às 20h, será realizado no Sesc Consolação o encontro Abre Caminho, em que os convidados Sandra Nanayna, Edson Kayapó, Gustavo Caboco, Samantha Terena, Juliana Xucuru e Gean Ramos Pankararu, conduzidos por Naine Terena e sob direção artística de Otávio Oscar, compartilham os modos de cuidar e os conhecimentos dos povos indígenas. A atividade é gratuita. Ingressos online no dia 1/8, a partir das 12h, e na bilheteria, 14h.
A programação segue por todo o mês de agosto e, por meio de linguagens diversas, o Sesc São Paulo mergulha na multiplicidade cultural dos povos originários. O cinema, por exemplo, ganha uma Mostra no CineSesc (de 16 a 20/8), com exibições de produções indígenas recentes e inéditas, sempre seguidas de bate-papo, além de sessões que serão realizadas em diversas unidades; na música, as unidades 14 Bis e Sorocaba recebem a rapper Souto MC, que apresenta ao público o show ‘Flow Marginal’, em que a artista reafirma sua jornada e identidade no mundo do rap; e no Belenzinho, a atração fica por conta da artista Brisa Flow, referência no hip hop nacional.
As contações de histórias do Grupo de Artes Dyroá Bayá, no Sesc Ipiranga, levam ao espectador narrativas como ‘As Aventuras do Esperto Jabuti’, o ‘Guerreiro Curupira’ e ‘O Pescador e a Sereia’. Esta atividade acontece em todos os sábados do mês. Entre os destaques das artes cênicas, o multiartista Juão Nyn apresenta a peça Contra Xawara, Deus das Doenças ou Troca Injusta, nas unidades de Birigui e Rio Preto.
As artes visuais marcam presença no Agosto Indígena, por meio de uma exposição que se estende até o início de 2025, no Sesc Catanduva. Sob a curadoria de Naine Terena, a Mostra Somos Aquelas por Quem Estávamos Esperando apresenta obras de oito mulheres indígenas, que retratam a força que emerge de suas ancestralidades.
A presente edição contempla também ações formativas. No curso Formação para Educadores: Educação Indígena,que acontece no Sesc Sorocaba, educadores indígenas de diferentes etnias compartilham com os participantes seus saberes e fazeres, partindo da importância e da valorização da Lei nº 11.645, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
SERVIÇO
Agosto Indígena
De 1º a 31 de Agosto
Confira um resumo dos destaques das unidades do Sesc que recebem as atividades do Agosto Indígena. Programação completa em sescsp.org.br/agostoindigena
Curso
Formação para Educadores: Educação Indígena
Um compartilhar de saberes acerca dos conhecimentos indígenas, tendo como importância a valorização da Lei nº 11.645. Com Priscila Poty, Karai Tiago, Claudilene Pedrosa, Elvis Cristiano, Kuhupi Waura e Mirtes Fernandes, Potyra Kambeba e Sileia Massa Alves.
Sorocaba – Dia 1/8. Quinta, 9h às 17h.
Grátis. 16 anos. Inscrições online pelo portal sescsp.org.br. Vagas limitadas.
Oficina e apresentação
Cerâmica Kariri-Xocó
Juntar o barro e as poderosas vozes das mulheres do povo indígena Kariri-Xocó para um compartilhar único. Enquanto as pessoas participantes moldam suas peças, aprendem cantigas tradicionais e a técnica do uso da voz dos cantos de trabalho (o Canto Rojão) das mestras louceiras Kariri-Xocó. Com Dé Kariri-Xocó e Nari Nunes Kariri-Xocó.
Santo André – Dias 19 e 21/8. Terça e Quinta, 15h às 17h
São Carlos – Dias 8 e 9/8. Quinta e sexta, 19h às 21h30. Dia 10/8. Sábado, 14h às 17h
Sorocaba – Dias 13 a 15/8. Terça a quinta, 10h30 às 12h30
Grátis. 14 anos
Contação de história
Contações de Histórias com o Grupo de Artes Dyroá Bayá
As Aventuras do Esperto Jabuti
Apesar do Jabuti ser lento, pequeno e não subir em árvore, ele consegue derrotar a Anta, a Mucura, a Onça e o Veado, ensinando os mais jovens a não desistir.
O Guerreiro e o Curupira
Para ganhar o respeito de seu povo, um guerreiro indígena decide sequestrar o filhote de Curupira, mas as coisas não saem conforme o planejado.
O Pescador e a Sereia
Determinado a conquistar uma Sereia, um Pescador se aventura pelo rio Tiquié-Amazonas.
Ipiranga – De 3 a 31/8. Sábados, 15h às 16h
Grátis. Livre
Exposição
Somos Aquelas por Quem Estávamos Esperando
Oito mulheres indígenas apresentam, por meio de suas obras, a força que emerge de suas ancestralidades. São elas: Arissana Pataxó, Povo Kaingang, Évelin Hekeré Terena, Yucunã Tuxá, Kaya Agari, Mulheres Kadiwéu, Clara Idioriê e Miguela Guarani. Curadoria de Naine Terena.
Catanduva – de 8/8 a 9/2. Terça a sexta, 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h.
Grátis. Livre
Curso
Letramento Racial em Direitos Humanos a partir da Colagem Indígena
Por meio da técnica de colagem, o curso aborda a temática dos direitos humanos a partir da perspectiva indígena. Com Moara Tupinambá.
Santo André – de 7 a 21/8. Quartas, 15h às 17h.
Grátis. 12 anos
Apresentação
Danças dos Povos Tukano e Desana
Apresentação de Mawako, Cariçú, Kapiwaya, Ñahsã Bahsá e Bua Bahsá danças tradicionais dos povos Tukano e Desana, intercalada com o canto do Handeka.
24 de Maio – Dia 9/8. Sexta, 17h às 19h
Jundiaí – Dia 10/8. Sábado, 17h às 19h
Vila Mariana – Dia 17/8. Sábado, 15h às 17h
Santos – Dia 11/8. Domingo, 16 às 18h
Campinas – Dia 18/8. Domingo, 14h às 16h
Grátis. Livre
Curso
Fitoterapia Indígena para Ciclos Femininos
Vivência sobre cuidados do corpo da mulher, preparo de banhos, chás, alimentação, uso de plantas medicinais com base nos conhecimentos das anciãs passados de geração a geração. Com Simone Beatriz Takuá, da Flora Tupi.
Registro – Dias 10 e 11/8. Sábado e domingo, 10h às 13h
Grátis. 15 anos. Atividade direcionada para mulheres jovens e adultas. Inscrições na Central de Atendimento, a partir de 1/8
Feira e bate-papo
Resistência Guarani – Feira de Artesanato e Roda de Conversa
Feira de artesanato e roda de conversa sobre a riqueza cultural dos diferentes povos Guarani, as dificuldades enfrentadas e seus caminhos de resistência. Com Carlos Papá, Kerexu Mirim e Thiago Guarani. Mediação de Cristine Takuá.
Interlagos – Dia 11/8. Domingo, 13h às 14h30 (roda de conversa) e e 10h às 19h (feira).
Grátis. Livre. Acessibilidade: Libras
Bate-papo
Mahsã Kahtirotise: Educação, Cuidado e Saúde do Povo Yepamahsã (Tukano)
Para os Yepamahsã, o corpo não se constitui apenas de um aspecto biológico: dotado de um grande potencial de transformação, ele se insere em uma complexa teia de relações entre humanos, seres e coisas. O encontro convida o público a compreender como a noção de pessoa e de saúde, para esse povo, parte desses pressupostos. Com João Paulo Tukano, doutor em Antropologia Social pela UFAM e fundador do Centro de Medicina Indígena.
São Carlos – Dia 13/8. Terça, 19h às 21h
Sorocaba – Dia 14/8. Quarta, 19h às 21h
Campinas – Dia 15/8. Quinta, 19h às 21h
Jundiaí Dia – 16/8. Sexta, 15h às 17h
Santos – Dia 17/8. Sábado, 15h às 17h
Grátis. Livre
Curso
Etno-Oficina de Cordel: o Fazer Literário Indígena de Auritha Tabajara
Imersão na cosmologia indígena de Auritha, filha do povo Tabajara do Ceará. Além de compartilhar sua história de vida e de seu povo, falará sobre a importância do cordel na sua trajetória, oferecendo ao público um exercício de criação poética. Com Auritha Tabajara.
Avenida Paulista – De 13 a 21/8. Terça a quarta, 19h30 às 21h30
Casa Verde – De 15 a 22/8. Quinta a quinta, 14h30 às 17h30
Grátis. 18 anos
Bate-papo
A Importância das Abelhas Sagradas para o Território Guarani do Jaraguá
Conversa com Wera Mirim Marcio Boggarin, meliponicultor, grande conhecedor das abelhas nativas sem ferrão e de como tal cuidado, entranhado na vida dos Guarani, contribui para a salvaguarda da Mata Atlântica. Com Karai Wera Mirim.
Santo Amaro – Dia 14/8. Quarta, 19h às 20h
Grátis. Livre. Acessibilidade: Libras
Passeio
Pontes-Territórios: Vivência na Aldeia Kalipety e o Modo de Vida Guarani Mbya
Roda de conversa, plantio na roça, alimentação e brincadeira na Tekoa Kalipety. Com a população de Kalipety na Terra Indígena Tenondé Porã.
Itaquera – Dia 17/8. Sábado, 7h30 às 17h30
Grátis. 12 anos
Apresentação
Povo Parrir e a Salamandra
Salamandra, a grande começadora de todos os começos, está entre nós. Acontece que caminhamos tanto que nos distanciamos de nossa origem e esquecemos como conversar com ela. O que fazer? Com Tongos e Tongas do povo Guarani Mbya e palhaças urbanas.
São José dos Campos – Dia 18/8. Domingo, 16h
Grátis. Livre
Teatro
Contra Xawara, Deus das Doenças ou Troca Injusta
Representado por um cocar com mais de 120 seringas, Xawara, deus das doenças na cosmologia Yanomami, vem a público manifestar sua crítica às colonizações europeias. Com Juão Nyn.
Birigui – Dia 22/8. Quinta, 20h às 21h30
Rio Preto – Dia 23/8. Sexta, 21h às 22h
Grátis. 14 anos.
Show
Souto MC
Lançamento de “Flow Marginal”, novo álbum de Souto MC, no qual ela reafirma sua jornada e identidade no mundo do rap.
Sorocaba – Dia 23/8, sexta, 20h às 21h
14 Bis – Dias 24 e 31/8. Sábados, 18h às 19h
Grátis. 14 anos.
Bate-papo
Dialogando Sobre Deficiência no Contexto Indígena
Roda de conversa sobre a luta dos povos indígenas em defesa dos direitos das pessoas indígenas com deficiência e neurodivergentes. Com Siana Leão Guajajara e Ynathari Ampak Xavante Pataxó, que fazem parte do Coletivo Acessibilindígena.
Bom Retiro – Dia 24/8. Sábado, 16h às 16h50
Itaquera – Dia 25/8, 11h às 12h
Grátis. Livre
Encontro
Retomadas: Saberes e Confluências Indígenas e Quilombolas
A ação tem o intuito de celebrar as corporeidades indígenas e quilombolas, demonstrando a potencialidade dos saberes indígenas e quilombolas em ressonância. O evento acontece na comedoria do Sesc Pompeia e agrega uma multiplicidade de linguagens artísticas.
Pompeia – Dia 24/8. Sábado, 19h30 às 21h
Grátis. Livre
Feira
Guerreiras da Ancestralidade: Saberes e Fazeres das Culturas Indígenas
Exposição e venda de trabalhos confeccionados por mulheres indígenas. Com escritoras e artesãs indígenas da cidade de São Paulo.
Carmo – Dias 29 e 30/8. Quinta e sexta, 11h às 18h
Grátis. Livre
Exibição e bate-papo
Cinemas da Terra e da Vida – Mostra de Cinemas Indígenas
Mostra de filmes, seguidos de bate-papos, com produções indígenas recentes e inéditas.
CineSesc – De 16 a 20/8