![Filhós doce de carnaval](https://raiz.art.br/wp-content/uploads/2019/09/Slide45-800x445.png)
Museu do Açúcar e Doce
museudoacucar.com.br
O museudoacucar.com.br é um museu virtual que tem a missão e a vocação de atuar, em contexto nacional e internacional, no diverso campo da comida integrada à cultura. Novas e amplas dimensões para organização de coleções de mídia digital serão aqui interpretadas como conteúdos dinâmicos para a construção do conhecimento seguindo os critérios da museologia.
O museudoacucar.com.br é um portal, dentro de uma plataforma digital, destinado à geração, à apreciação e à socialização de conteúdos que possam mobilizar diferentes segmentos na população brasileira.
![Museu do Açúcar e Doce](http://raiz.art.br/wp-content/uploads/2019/09/seleção-49b-1024x917.jpg)
É um museu contemporâneo com o século XXI, que traz um conteúdo multidisciplinar com o objetivo de sensibilizar, comunicar, informar, educar, e com isso transformar comportamentos. Para isto o museudoacucar.com quer interagir com a sociedade, com os seus mercados de consumo e com a sua diversidade cultural.
E tudo isso é localizado num tema que marca a nossa civilização, é o açúcar da cana de açúcar – Saccarum officinarum. O açúcar e o seu amplo comércio unem-se as Grandes Navegações de Portugal, quando se vive em pleno século XVI uma grande globalização.
![Civilização da Cana de Açúcar](http://raiz.art.br/wp-content/uploads/2019/09/seleção-2b-1024x768.jpg)
Assim, a multiculturalidade e a multietnicidade, que são formadoras do povo brasileiro, acontecem pelo açúcar como também a organização de um dos cinco maiores sistemas alimentares do mundo.
O museu mostra o açúcar nos seus muitos e complexos contextos que estão presentes na indústria, na nutrição, nas artes visuais; nas celebrações e seus rituais de comensalidade; e, nos diferentes ofícios da gastronomia.
![O Bolo brasileiro](http://raiz.art.br/wp-content/uploads/2019/09/seleção-31b-1024x768.jpg)
Museudocucar.com.br é um lugar para diálogos, para reunir saberes tradicionais, como receitas culinárias, técnicas tradicionais de preparos, e demais patrimônios que dão uma forte relação de pertencimento do brasileiro com o açúcar.