CanaisLançamentosPolíticas Públicas

MinC lança Kariri Criativo, projeto-piloto que integra a Política Brasil Criativo

Colaborando com a RAIZ


A partir de agosto, o Ministério da Cultura (MinC) colocará em prática o Programa Kariri Criativo (PKC), um modelo pioneiro de desenvolvimento territorial sustentável baseado nas potencialidades culturais e criativas da região do Cariri, no Ceará.

O projeto abrange nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O evento de lançamento será na quinta-feira (7), no Crato (CE), com a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O PKC é o projeto-piloto da Política Nacional de Economia Criativa, chamada de Brasil Criativo, iniciativa interfederativa do Ministério da Cultura (MinC), que mobiliza e integra agentes da economia criativa, articula políticas públicas e fomenta a produção, comercialização e consumo de bens e serviços criativos para promover desenvolvimento sustentável. Em 2024, a Pasta lançou o conjunto de diretrizes que compõem a estratégia nacional em cerimônia realizada no Rio de Janeiro (RJ).

“Os territórios são lugares de intensa atividade cultural. O Brasil Criativo vem para dar visibilidade e valorizar o que cada local tem de mais potente. Quando desenvolvemos políticas como o Kariri Criativo, possibilitamos que os trabalhadores da cultura dos municípios que fazem parte daquela região impulsionem suas produções gerando cada vez mais renda e desenvolvimento econômico”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Desenvolvimento territorial e criativo

O Kariri Criativo é uma iniciativa que busca integrar expressões culturais tradicionais e contemporâneas, tecnologia, inovação, formação profissional, fomento e governança, em um modelo alternativo de desenvolvimento. Desde o mapeamento das vocações locais até a estruturação do ecossistema cultural e criativo, o programa surge a partir das demandas do território e de sua dinâmica, contando com a participação de diversos atores, sistemas produtivos e redes.

Além disso, o Kariri Criativo visa alinhar políticas públicas municipais, estaduais e federais relacionadas à economia criativa ao criar uma agenda federativa para fortalecer a produção, comercialização e consumo de bens e serviços culturais no Cariri. Valores como cidadania, democracia, biodiversidade, diversidade cultural, inclusão produtiva, sustentabilidade, inovação e bem-estar reforçam o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável de regiões brasileiras.

O lançamento contará, ainda, com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, da secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela, da secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, e do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes.

Após a solenidade de lançamento, será realizado o seminário de economia criativa “Raízes do Amanhã”, que reunirá especialistas, criativos, empreendedores, pesquisadores, gestores públicos, artistas e juventudes para refletir, debater e cocriar soluções para o desenvolvimento de territórios criativos a partir dos saberes locais, inovação e sustentabilidade. Para mais informações, acesse aqui.

PROGRAMAÇÃO

07 de agosto
Centro Cultural do Cariri – Crato (CE)

MANHÃ

08h às 11h – Credenciamento

09h às 09h30 – Abertura com apresentação artística
Lançamento dos Programas: Kariri Criativo, Nordeste Criativo, Rouanet Nordeste
Lançamento do Programa Rouanet Nordeste:
Com o investimento de R$ 40 milhões, o programa Rouanet Nordeste é resultado de uma parceria do Ministério da Cultura com as empresas estatais Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa, Transpetro, Serpro, Emgea e Petrobras com o objetivo de fortalecer a diversidade cultural dos estados e estimular o crescimento de emprego e renda por meio do setor cultural da região abrangida. O Rouanet Nordeste será o maior edital desde a criação, em 2023, das parcerias, por meio do mecanismo de renúncia fiscal, com empresas públicas e privadas.

09h30 às 11h – Pronunciamentos institucionais
11h – Assinaturas do Pacto Kariri com universidades e prefeituras
11h30 – Mesa Magna: Encontro com a Secretaria da Economia Criativa (SEC/MinC), com a participação da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC/MinC)

Participantes:
Henilton Menezes – Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura
Cláudia Leitão – Secretária de Economia Criativa
Andrea Guimarães – Diretora de Desenvolvimento da Economia Criativa
Deryk Santana – Diretor de Políticas para Trabalhadores da Cultura e da Economia Criativa,
Luiz Antônio Gouveia de Oliveira – Diretor de Desenvolvimento de Territórios Criativos da Secretaria de Economia Criativa
Odecir Costa – Diretor de Fomento Indireto da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura

12h30 – Apresentação artística final

TARDE

13h às 18h – Oficina de capacitação do programa Rouanet Nordeste
Realizada pelo Ministério da Cultura em parceria com o Sesi |
Facilitadores:
Odecir Costa – Diretor de Fomento Indireto
Rômulo Menhô – Coordenador-geral de Desenvolvimento de Negócios

14h30 às 17h – PENSA KARIRI
Mesas Temáticas (ocorrem simultaneamente):
Mesa 1 – Pequeno Palco
Tema: Como democratizar o acesso ao fomento e financiamento de mercados criativos?
Mediador: Henilton Menezes – Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC/MinC)

Participantes:
Adriane Velloso – Caixa Econômica Federal
Luciane Gorgulho – BNDES
Paula Sayão – Banco do Brasil
Valdir Machado Neto – Banco do Nordeste

Mesa 2 – Sala de Vidro
Tema: Como a criatividade transforma o aprender e o ensinar?
Mediador: Deryk Santana – Diretor de Políticas para Trabalhadores da Cultura e da Economia Criativa – MinC

Participantes:
Cacau Lopes Silva – Itaú Educação e Trabalho
João Alegria – Fundação Roberto Marinho
Lucinha Rodrigues – Secult-CE
Isadora Rodrigues – UFCA

Mesa 3 – Sala de Formação
Tema: Como conectar mercados criativos aos ciclos de sustentabilidade socioambiental – econômica?
Mediadora: Andrea Guimarães -Diretora de Desenvolvimento da Economia Criativa/SEC/MinC

Participantes:
Joaquim Cartaxo – SEBRAE/CE
Márcia Rollemberg – MinC
Vanessa Moreira – Secult/CE
Georgia Nicolau – Instituto Procomum

17h30 – ENCONTROS SETORIAIS PARA CONVIDADOS
Sala de Vidro
Tema: Encontro de Observatórios para o Desenvolvimento de Territórios Criativos (REDEOBEC)

Mediador: Luiz Antônio Gouveia de Oliveira – Diretor de Desenvolvimento de Territórios Criativos da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura
Participantes: UFCA, UFC, URCA, IFCE/Cariri, UFCG, Observatório UFBA, Observatório UFPI, Observatório Itaú Cultural, Observatório da Indústria – FIEC e Observatório da Diversidade Cultural, Rede de Apoio aos Mestres e Mestras da Cultura.

Sala de Formação
Tema: Encontro dos Secretários Estaduais de Cultural do Nordeste – Programa Nordeste Criativo

Mediadores:
Cláudia Leitão – Secretária da Economia Criativa (Minc)
Glauber Piva – Consórcio Nordeste
Anna Karine Gurgel – Secretária de Economia Criativa e Inovação do Consórcio Nordeste

Participantes: Secretários Estaduais de Cultura do Nordeste

Pequeno Palco
Tema: Encontro com Patrocinadores
Mediadora: Andrea Guimarães -Diretora de Desenvolvimento da Economia Criativa/SEC/MinC

Participantes: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Petrobras, ENGEA, SERPRO, Caixa Econômica Federal, Transpetro, estatais parceiras, SESIs estaduais, membros da SECOM, além de líderes e representantes de instituições como Fundação Itaú Cultural, Santander, CNIC, Nubank, Instituto Cultural Vale, CSN, Shell Brasil, Instituto Neoenergia, Fundação ArcelorMittal, Instituto EDP, Hyundai, CMPCRS e Instituto John Deere.

Economia criativa

O Kariri Criativo tem como proponente a Quitanda Soluções Criativas, com patrocínio do Banco do Nordeste e realização da Secretaria da Cultura do Ceará. Como projeto-piloto, a iniciativa servirá de modelo para a expansão de territórios criativos em outras regiões do Brasil, do Nordeste ao Pantanal, da Amazônia aos Pampas.

Para Cláudia Leitão, com a reativação da Secretaria de Economia Criativa, o MinC assume a liderança na implementação da Política Brasil Criativo, colocando a cultura como elemento estratégico para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.

SERVIÇO

Lançamento do Programa Kariri Criativo
Local: Centro Cultural do Cariri – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N 01, Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato, Ceará.
Data e hora: 7 de agosto às 9h

Colaborando com a RAIZ