CanaisIdentidadesLançamentosVisuais

Museu do Pontal, a arte popular na ArtRio

Colaborando com a RAIZ

O Museu do Pontal possui um dos maiores acervos de arte popular brasileira do mundo. Com programação sempre atualizada e iniciativas como a presença na ArtRio (10 e 14 de setembro) com a terceira edição do seu Clube de Colecionadores.

Nesta edição apresenta esculturas de Ratinho e xilogravura inédita de Ciro Fernandes. Dois artistas populares que são as estrelas da vez: Ratinho, escultor pernambucano atuante no Alto do Moura, em Caruaru; e Ciro Fernandes, mestre da xilogravura, nascido na Paraíba e radicado no Rio de Janeiro.

Cada colecionador irá adquirir um conjunto exclusivo, formado por uma escultura de Ratinho e uma xilogravura inédita de Ciro Fernandes. Algumas obras estarão em exposição no estande do museu na ArtRio, enquanto no Museu do Pontal o público poderá conferir outras criações de Ratinho na mostra individual Ratinho e seus monstros de barro, inaugurada em julho.

O Clube de Colecionadores do Museu do Pontal, lançado em 2023, é o primeiro do Brasil formado exclusivamente por obras de artistas populares contemporâneos. Seus objetivos são apoiar a produção desses criadores, promover a difusão da arte brasileira e estimular o colecionismo.

Este ano serão oferecidos apenas 20 conjuntos, ao preço de R$ 3.500 cada. Ao aderir ao Clube de Colecionadores do Museu do Pontal é possível levar para casa obras exclusivas e ajudar a dar visibilidade aos artistas populares, tão essenciais para a compreensão do Brasil e de sua cultura.

Além do conjunto único de obras, os compradores terão acesso a uma série de benefícios pelo período de um ano, como desconto de 10% na aquisição de novas edições; período exclusivo para compra antecipada de novas edições do Clube e desconto de 10% na loja do Museu do Pontal. Os valores arrecadados serão utilizados exclusivamente para remunerar os artistas e cobrir os custos operacionais do Clube. Estes recursos não se destinam ao Museu do Pontal.

O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico, e como patronos Repsol Sinopec Brasil, Ternium, Tenaris e Itaú, além da Prefeitura do Rio.

SOBRE OS ARTISTAS

Ciro Fernandes nasceu em 31 de janeiro de 1942, em Uiraúna, sertão da Paraíba. Desde cedo mostrou talento artístico, desenhando em madeiras e paredes. Suas obras integram acervos de instituições como Museu do Pontal e Museu Nacional de Belas Artes. Atualmente mantém um ateliê na Lapa (RJ), com mais de 50 obras expostas, onde recebe amigos e clientes. A xilogravura é sua marca, mas seu talento transborda também para telas e ilustrações diversas.

Para o Clube de Colecionadores do Museu do Pontal, criou uma xilogravura exclusiva, com tiragem limitada a 20 unidades. A matriz foi doada pelo artista ao acervo do Museu do Pontal.

Rafael Costa Pereira, o Ratinho, nasceu em 29 de dezembro de 1986, em Caruaru (PE), filho de Rosemildo Pereira da Silva e Ruth Costa Pereira. Cresceu em ambiente urbano, e sua primeira paixão artística veio das máscaras de papel machê usadas no Carnaval, especialmente o personagem La Ursa. Esse interesse levou-o a aprender a confeccionar máscaras e a iniciar a produção e venda de objetos artesanais.

A aproximação com o bairro do Alto do Moura ocorreu por acaso, ao acompanhar um amigo fotógrafo. No Museu Mestre Vitalino, conheceu Severino Vitalino e, inspirado pela atmosfera criativa local, decidiu mergulhar no mundo do barro. Ao se deparar com a obra de Manoel Galdino, ficou profundamente impactado, desenvolvendo um trabalho que dialoga com aquele mestre, mas mantendo uma poética própria. Em julho de 2025 ganhou sua primeira individual em um museu de arte, no Museu do Pontal.

Em julho de 2025 ganhou sua primeira individual em um museu de arte. Em cartaz no Museu do Pontal, a mostra Ratinho e seus monstros de barro apresenta 18 esculturas e um vídeo sobre o artista. Para o Clube de Colecionadores do Museu do Pontal, criou 20 obras exclusivas.

Sobre o Museu do Pontal

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é o principal espaço no Brasil para a guarda e celebração da criação dos artistas das camadas populares. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

Museu do Pontal – Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30).

museudopontal.org.br/

Serviço

MUSEU DO PONTAL
Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h*.

  • O acesso às exposições se encerra às 17h30, meia hora antes do horário de fechamento do museu.

A nova sede do Museu do Pontal está 20 quilômetros mais perto do Centro da Cidade do que a sede histórica, e fica próxima ao Bosque da Barra e vizinha ao condomínio Alphaville, distante apenas quatro quilômetros do Barra Shopping e da Cidade das Artes.

Endereço: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, S/N – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22790-711 – Ao lado do condomínio Alphaville.

Tel: +55 (21) 2490-2429

Colaborando com a RAIZ