A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – conhecida como o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, promovida pelo Instituto Pró-Livro e realizada pelo Ibope Inteligência – chega à sua Quarta Edição. Entre as novidades apresentadas neste novo levantamento, está o número de livros lidos nos últimos três meses e o perfil do leitor de livros digitais de cada uma das regiões do país.
De acordo com estudos do Instituto Pró-Livro (IPL), as regiões brasileiras, com exceção do Nordeste, obtiveram um considerável aumento no número de leitores*. Na Terceira Edição da Pesquisa, o Centro-Oeste liderava o número de leitores por região com 53%. Nesta última edição, o melhor percentual passou a ser o da região Sudeste, com 61%. A região Centro-Oeste caiu para a segunda posição com 57%, e a região Norte ultrapassou a região Nordeste – alcançando o terceiro lugar – com 53%.
* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Amostra (5012) – Perfil do leitor e do não leitor.
A pesquisa aponta que a região Sudeste apresenta o maior índice de livros lidos (inteiro ou em partes) nos últimos três meses, com um total de 2,98 – índice que ultrapassa a média nacional de 2,54. O Centro-Oeste fica como em segundo lugar, com 2,52; o Norte, com 2,44; o Nordeste, com 2,15; e o Sul, com 2,05. Em 2011, o Centro-Oeste apresentava uma média de 2,12, seguido do Nordeste com 2,00, do Sudeste com 1,84, do Sul com 1,68 e do Norte com 1,51.
* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Amostra (5012) – Média de livros lidos nos últimos três meses: por região.
Em relação à escolaridade por região, as regiões Sul e Sudeste despontam com 16% dos entrevistados com nível superior. Em segundo lugar ficam as regiões Nordeste e Centro-Oeste, com 11% cada uma. Embora o Norte fique em último com apenas 9% dos entrevistados com nível superior (ver tabela a seguir), a região teve um crescimento significativo de leitores de 2011 para 2015, passando de 47% para 53%, como mostra o gráfico do país por região na página anterior.
* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Amostra (5012) – Perfil de amostra: escolaridade por região. ** A variação nos índices de leitores e livros lidos apresentada no estudo de 2015, sobretudo nas regiões Norte e Centro-Oeste, pode ser decorrente das alterações populacionais sofridas nestas áreas nos últimos anos. Livros digitais.
Outro índice que apresenta sensível alteração de acordo com a região do país é o número de leitores de livros digitais. Atualmente o Sudeste atinge o topo da lista com mais leitores deste tipo de mídia (48%), seguido do Nordeste (23%), depois Sul (12%), Centro-Oeste (10%) e Norte (7%).
* Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – IPL – Base: Já leram algum livro digital (539) – Perfil do leitor de livro digital.
A nova pesquisa aponta ainda que a maioria dos leitores de livros eletrônicos são homens, cursando Ensino Superior e com idade entre 18 e 29 anos. Dentre os leitores de livros digitais, 91% afirmam terem lido pelo menos um livro, em papel ou digital, inteiro ou em parte, nos últimos três meses, e 61% declararam “gostar muito” de ler. Estes resultados indicam que o leitor de livros digitais é o leitor assíduo que tem passado a realizar suas leituras também no formato eletrônico.
* Segundo padrão adotado desde a pesquisa de 2007, é considerado “leitor” todo ‘aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses’.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.