Mojubá aborda o patrimônio afro-diaspórico em livro
“A quantidade de africanos que vieram para o Brasil constitui um montante em permanente discussão.”
“O Brasil foi o maior importador de escravos das Américas. Estima-se em quase 10 milhões, o número de africanos que foi arrancado de suas terras, de suas famílias, no período que vai do século XV ao XIX, e para o Brasil vieram em torno de 3 milhões e 600 mil a 4 milhões.”
Assim começa a nova publicação da RAIZ, “Mojuba” de autoria de Raul Lody.
Uma pesquisa imensa na cultura afro-brasileira recheada de análise, dados, bibliografia e verbetes esclarecedores.
Uma leitura imprescindível para o entendimento dos Bantos, Yorubás, Nogô-Kêtu, Jeje, Angola-Congo e seus legados afro-diaspóricos. Seja na alimentação, na música, na religião, nos objetos, na língua e em tantos intercâmbios.
Esta obra é um testemunho vivo de experiências e vivências que se renovam diariamente. O autor Raul Lody, ao transitar entre Brasil e África, compartilha relatos que se entrelaçam com memórias e olhares acumulados de sua longa vivência nesse universo. Revela assim uma visão ampla e generosa do que é sagrado. “Mojubá” nos conduz por um caminho de autoconhecimento e sensibilidade, onde cada leitor pode se reconhecer e se integrar, encontrando nos textos a sua própria história, os seus próprios sentidos e afetos.
“Mojubá” é uma obra que nos convida a um mergulho profundo e íntimo nas águas da ancestralidade e da africanidade que moldam a identidade brasileira. Ao longo das páginas, somos apresentados a uma jornada que transcende o tempo e o espaço, onde as palavras, impregnadas de energia e força, ecoam os saberes e as memórias que habitam os dois lados do Atlântico.
Ricamente ilustrado pelo Departamento de Arte da RAIZ com capa do fotógrafo Jorge Sabino.
Sobre o autor
Raul Lody. Antropólogo e museólogo. Especialista em Arte Africana – Instituto Fundamental da África Negra (Dakar, Senegal). Estagiou no Museu de Etnologia de Portugal (Lisboa) e no Laboratório Etnológico da Universidade de Coimbra (Portugal). É membro: da Associação Brasileira de Antropologia; da Academia Brasileira de História; da Academia Brasileira de Belas Artes; do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas; do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano Curador da Fundação Pierre Verger e do Instituto Carybé (Salvador)
FICHA TÉCNICA
MOJUBÁ
Autor: Raul Lody
Idioma: Português
Capa comum: 113 páginas
ISBN-13: 979-8340371096
Idade de leitura: 14 – 18 anos
Peso do produto: 227 g
Dimensões: 15.24 x 0.66 x 22.86 cm
Preço: US$ 4,00
Para comprar acesse:
https://www.amazon.com/dp/B0DKBYJDCY
Assista o autor Raul Lody conta mais sobre a inspiração e estudos que levaram a escrever o livro MOJUBÁ.