CanaisLiteratura

Uma História da Arte Sonora Brasileira em livro pela EDUSP

Colaborando com a RAIZ

Em “Alto e Bom Som: Uma História da Arte Sonora Brasileira”, diversos autores analisam manifestações artísticas baseadas no som.

A arte sonora no Brasil é muito diversa, incluindo vertentes como a gravação de campo, a cartografia sonora, a luteria experimental, a arte postal e a composição. Ainda assim, há poucos estudos dedicados ao tema, situação que motivou a elaboração do livro “Alto e Bom Som: Uma História da Arte Sonora Brasileira”.

Organizado por Rui Chaves e Fernando Iazzetta conta com textos de vários autores e diferentes abordagens teóricas sobre manifestações artísticas envolvendo o som. Entre as teorias examinadas na obra, estão a sonologia, os estudos pós-coloniais, a musicologia, a crítica de arte, a teoria da mídia e os estudos de gênero.

Desde o século XX, o panorama artístico brasileiro se destaca pela presença de trabalhos e artistas que exploram o sonoro como matéria-prima. Entretanto, existe pouca bibliografia sobre o tema de produção tão diversa e importante. Alto e Bom Som: Uma História da Arte Sonora Brasileira pretende contribuir com o debate, apresentando um panorama diversificado de práticas, como composição, performance, luteria experimental, instalação sonora, arte postal, gravação de campo e cartografia sonora.

Os artigos desta coletânea oferecem diferentes abordagens teóricas, muitas vezes de caráter interdisciplinar, tais como sonologia, estudos do som, musicologia, crítica de arte, teoria da mídia, estudos de gênero e estudos pós-coloniais. Trata-se de obra de interesse tanto para artistas e pesquisadores acadêmicos quanto para o público interessado em conhecer diferentes manifestações da prática no Brasil.

No texto introdutório, os organizadores do livro, Rui Chaves e Fernando Iazzetta, explicam: “Nossa esperança é que possamos contribuir, de forma modesta, para um trabalho contínuo de fazer histórias sobre a arte e o sonoro.”

“Alto e Bom Som” aborda aspectos da produção, da gravação, da distribuição e do compartilhamento da arte sonora. Os autores analisam diversas manifestações artísticas, como gravação de campo, cartografia sonora, luteria experimental, instalação sonora, arte postal, performance e composição.

O livro está dividido em cinco seções, a começar com a chamada Abre-Alas, com ensaios assinados pelos organizadores da obra. As outras subdivisões também se inspiram na temática sonora, sendo intituladas Bateria, Barracão, Avenida e Batucada.

“Alto e Bom Som: Uma História da Arte Sonora Brasileira” é a versão em português de “Making it Heard: A History of Brazilian Sound Art”, igualmente organizado por Iazetta e Chaves e publicado em 2019 pela editora inglesa Bloomsbury Academic.

Alto e Bom Som: Uma História da Arte Sonora Brasileira

SERVIÇO

Alto e Bom Som: Uma História da Arte Sonora Brasileira
org. Fernando Iazzetta, Rui Chaves
ISBN 13: 9786557851692
Peso: 0,906 kg
Ano: 2024
Páginas: 456
Formato: 18,5 x 25,5 cm
Editora: Edusp – Editora da Universidade de São Paulo

Para comprar acesse:
https://www.edusp.com.br/loja/produto/1756/alto-e-bom-som–uma-historia-da-arte-sonora-brasileira

Colaborando com a RAIZ