21º Acampamento Terra Livre
No mês de abril, o mês dos Povos Índígenas, a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) promove o Acampamento Terra Livre, em Brasília (DF).
O 21º Acampamento Terra Livre tem como palco central a Funarte. A mobilização está estruturada em cinco eixos: “Apib Somos Todos Nós”, “Resistência e Conquista”, “Desconstitucionalização de Direitos”, “Fortalecendo a Democracia” e “Em Defesa do Futuro – A Resposta Somos Nós”.
Este ano 9 mil indígenas, oriundos de 200 povos e das cinco regiões do país estão presentes.
Em 2025, o ATL tem como tema “APIB Somos Todos Nós: Em Defesa da Constituição e da Vida” e destaca o empenho dos povos indígenas na garantia dos seus direitos previstos na Constituição Federal, além de celebrar a união e a resistência da Apib, que completa 20 anos de luta e conquistas.
Entre os temas debatidos na plenária principal do ATL estão os conflitos em territórios indígenas, a criação da Comissão Nacional da Verdade Indígena, a Câmara de Conciliação do Supremo Tribunal Federal (STF), a transição energética justa e a resistência LGBTQIA+.
Nos dias 8 e 10 de abril, os povos indígenas marcharão pelas ruas da capital federal nos atos “Apib Somos Todos Nós: Nosso Futuro Não Está à Venda” e “A Resposta Somos Nós”. Além disso, serão lançados um documentário sobre os 20 anos da Apib e a Comissão Internacional Indígena para a COP30.
Em sua primeira mobilização e ato cívico, no dia 9 de abril, mais de 6 mil indígenas marcharam em Brasília, mostrando a força do movimento.
Em tempo, voltaremos a tratar desse encontro.

A APIB
O Acampamento Terra Livre é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e suas sete organizações regionais de base: Apoinme, ArpinSudeste, ArpinSul, Aty Guasu, Conselho Terena, Coaib e Comissão Guarani Yvyrupa. Segundo a Apib, são esperados entre 6 e 8 mil indígenas de mais de 200 povos para a mobilização.
SERVIÇO
21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL)
De 7 a 11 de abril na capital federal
Saiba mais no site da APIB:
https://apiboficial.org/