Nova plataforma reúne a produção cultural amazônica
A iniciativa inédita reúne filmes, músicas, livros, artes e um Marketplace de produtos físicos.
Os serviços estarão disponíveis em aplicativo, através de assinatura paga.
A cultura amazônica ganha um espaço à diversidade e à qualidade de sua produção. A SOMMOS AMAZÔNIA é uma plataforma global dedicada à distribuição digital dos conteúdos culturais da Amazônia e à difusão de informação e conhecimento sobre a região.
Publicada inicialmente em português, inglês e espanhol a SOMMOS AMAZÔNIA vem atender às crescentes demandas nacionais e internacionais por maior conhecimento sobre a região, precisamente no ano em que a própria Amazônia sedia a COP 30.
A plataforma promoverá uma imersão nas culturas da Amazônia ao proporcionar uma navegação transversal através de oito áreas: filmes, músicas, livros, artes visuais, alimentação, notícias e parceiros, além de embarcar um ecommerce de produtos físicos.
O acervo da SOMMOS AMAZÔNIA é o resultado de um profundo trabalho de pesquisa, curadoria e de um processo constante e dinâmico de licenciamento de conteúdos produzidos por uma ampla rede de parceiros locais, nacionais e internacionais, formada por artistas e produtores independentes, pequenas, médias e grandes empresas, instituições culturais e socioambientais, veículos e agências de notícias. O catálogo inicial, que será regularmente ampliado, apresentará 300 filmes, 30.000 músicas, 2,500 livros, mais de 750 obras artísticas, além de um glossário de alimentos e ingredientes composto por 330 verbetes.
O acesso será feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$ 9,90 mensais, que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada.




O que encontrar na plataforma
Entre os Filmes e Séries, haverá títulos como os premiados “Segredos do Putumayo”, de Aurélio Michiles; “Brincando nos Campos do Senhor”, de Hector Babenco; “Matinta”, de Fernando Segtowick; e produções da centenária cinematografia amazônica a exemplo de “Amazonas: o maior rio do mundo”, de Silvino Santos.
A plataforma apresenta um potente streaming de Música, onde o assinante poderá escutar clássicos do repertório da região além de acessar sua imensa diversidade de gêneros e manifestações culturais contemporâneas. Tecnobrega, Carimbó, Guitarrada, Lambada, Indie Amazônico, MPP (música popular paraense), Jazz Manauara, Cantos Indígenas são alguns deles. Para começar, serão mais de 30.000 músicas.
A plataforma conta ainda com uma área dedicada às Artes Visuais que apresenta uma galeria virtual com obras de artistas consagrados como Luiz Braga, Elza Lima, Claudia Andujar e Araquém Alcântara, além de destaque para artistas expoentes como Marcela Bonfim e Ana Mendes.
Na vertical Alimentação, será possível acessar receitas de chefs locais e assistir a palestras do seminário Fruto sobre cultura alimentar, como a apresentação “Os Guardiões”, de Manuela Carneiro da Cunha.
Já entre os Livros, há destaques como “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum; “Amazônia Colônia do Brasil”, de Violeta Loureiro; “Sob os Tempos do Equinócio”, de Eduardo Góes Neves; e “Faz escuro mas eu canto”, de Thiago de Mello.
A Loja contará com um acervo literário especializado na Amazônia, com mais de 3000 livros, distribuídos pela Livraria Martins Fontes Paulista A inclusão de outros tipos de conteúdos será realizada em etapas. Após o lançamento, o usuário poderá encontrar também artesanatos e objetos produzidos por artistas indígenas das diferentes regiões da Amazônia, resultado da curadoria realizada pela Tucum Brasil. Já o interessado pela gastronomia amazônica poderá comprar ingredientes e produtos alimentícios, selecionados pela Flor de Jambu, além utensílios de cozinha tradicionais ou livros sobre a culinária regional.




Os realizadores
A SOMMOS AMAZÔNIA se posiciona como uma iniciativa ECG (Environment, Culture & Governance) que reconhece a Cultura e os setores criativos como motores para o desenvolvimento de modelos de desenvolvimento econômico mais justos, mais inclusivos e mais verdes para o planeta e suas sociedades. Com o compromisso de colaborar para a criação de um modelo econômico sustentável para as diferentes cadeias produtivas da economia criativa da Amazônia, a SOMMOS AMAZÔNIA tem como missão, transformar nossa riqueza cultural em riqueza socioeconômica.
A SOMMOS conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, do Itaú, da Rede – a empresa de meios de pagamentos do Itaú – e da Bemol, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, para a realização do Projeto “Preservação e promoção das Artes e das Culturas da Amazônia”, já em execução. O projeto visa a preservação e a promoção do patrimônio cultural imaterial da Amazônia, por meio da curadoria, organização e difusão de um acervo de pesquisa, composto por informações e imagens sobre as artes e culturas da Amazônia em 3 eixos: Cartografia de agentes culturais; Mapeamento de festas populares; e Glossário de alimentos e receitas. O acervo produzido ficará disponível para acesso totalmente gratuito e irrestrito na plataforma SOMMOS AMAZÔNIA.