CanaisIdentidadesLançamentosVisuais

Dja Guata Porã: Rio de Janeiro indígena

Colaborando com a RAIZ

O Museu de Arte do Rio apresenta “Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena”, uma mostra sobre a história do estado do Rio como história indígena. Concebida de modo participativo, a partir da colaboração de povos, aldeias e indígenas que residem no estado ou na capital carioca, a exposição é fruto de um processo de diálogo conduzido entre 2016 e 2017 pela equipe de pesquisa, curadoria e educação do MAR. Por meio de encontros abertos ao público, no museu e nas aldeias envolvidas, a mostra foi construída como uma plataforma de colaboração entre práticas museológicas e indígenas.

Surgida de um diálogo entre culturas indígenas e práticas museológicas, a exposição lança luz sobre povos que têm resistido às violências do processo de colonização e da atualidade, mantendo e reinventando os modos de ser indígena no Rio de Janeiro do século XIX. Guaranis, Puris, Pataxós, indígenas em contexto urbano e questões como a língua, comércio, as mulheres, a arte, o meio ambiente e a educação indígena são articulados a momentos significativos do processo de constituição do país e do Rio de Janeiro de hoje.

 

Obra: Pamëri Pirõ Yuhkësë [Grande-Trovão-Cobra-Canoa] partindo do Lago do Leite, de Denilson Baniwa.

“Dja Guata Porã” é dividida em diversos núcleos que contam com obras, vídeos, fotografias e outros dispositivos criados pelos indígenas para a exposição, entrecruzados com documentação e iconografia histórica sobre algumas das mais importantes questões dessa história. Uma grande linha do tempo contextualiza conceitos, períodos e acontecimentos enquanto quatro núcleos lançam luz sobre povos e indígenas que hoje habitam o estado do Rio: os Guaranis, os Puris, os Pataxós e os indígenas que moram em contexto urbano, a exemplo da Aldeia Maracanã. Ao mesmo tempo, cinco estações concebidas com a colaboração de Josué Kaingang, Eliane Potiguara, Anari Pataxó, Niara do Sol e Edson Kayapó apresentam temas que atravessam épocas e povos, denotando sua relevância para a história cultural e de resistência dos povos indígenas: educação, comércio, arte, natureza e mulher.

Assim como dá a ver a instalação sonora que receberá os visitantes já na passarela que dá acesso ao Pavilhão de Exposições, “Dja Guata Porã” convoca e busca potencializar a dimensão polifônica da diversidade cultural dos povos que fazem, histórica e atualmente, a história do Rio de Janeiro e do Brasil.

Curadoria de Sandra Benites, José Ribamar Bessa, Clarissa Diniz e Pablo Lafuente.

 

Museu de Arte do Rio

 

Serviço:

Dja Guata Porã: Rio de Janeiro indígena

De 16 de maio de 2017 a 4 de março de 2018.
Museu de Arte do Rio
Pavilhão de Exposições | 3º andar.

Praça Mauá, 5, Centro. CEP 20081-240 – Rio de Janeiro/RJ.

(21) 3031 2741

 

(Imagens: Divulgação)

 

Colaborando com a RAIZ