Conheça o Museu das Favelas
O Museu das Favelas é um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e potências criativas das favelas brasileiras. Com entrada gratuita e aberto a todos os públicos, propõe uma viva programação cultural e educativa, exposições, Centro de Referência e Biblioteca. Está localizado no Largo Páteo do Colégio, Centro Histórico e formador da cidade de São Paulo.
Inaugurado em novembro de 2022, o museu inicia a ocupação desse palácio com uma exposição que constrói um sentido reparatório de fortalecimento de identidade e memória das favelas brasileiras e das pessoas que habitam cada um desses territórios.
O Museu das Favelas conta com exposições permanentes, temporárias, itinerantes e virtuais.

Como a mostra temporária “Racionais MC’s: O Quinto Elemento“, que celebra os 35 anos de carreira da icônica banda de rap em uma jornada imersiva celebrando uma relação de irmandade e a conexão do grupo com seus fãs. Com curadoria de Eliane Dias e Co-curadoria de: Andre Caramante, Jairo Malta e Vitinho RB.
Abaixo apresentamos a exposição virtual que possibilita a interação de todos, independente da localização atual.
Exposição Virtual Favela-Raiz
Favela-Raiz, uma ocupação-manifesto para dizer quem somos, o que queremos e quem está conosco neste caminho com a abertura do novo Museu das Favelas, localizado no triângulo histórico do centro de São Paulo.
A exposição Favela-Raiz visa fincar as raízes das favelas no Palácio dos Campos Elíseos. A exposição, disposta pelas áreas internas e externas do museu, nos leva aos fundamentos da formação da identidade das pessoas que habitam as periferias: a ancestralidade, as mulheres, a força do trabalho e os abrigos materiais e afetivos. Favela-Raiz planta sementes para uma instituição guiada pelo respeito à coletividade das pessoas que vivem nas quebradas de todo o País.
ALGUMAS ATRAÇÕES

Maria Beatriz Nascimento
Paulo Nazareth
Corte Seco | Maria Beatriz Nascimento
Chapa de alumínio, madeira, aço, concreto, tinta preta.
São Paulo, 2021
“Quilombo é uma história. É uma palavra que tem história”
Maria Beatriz Nascimento (1942–1995), mulher negra, sergipana, historiadora, poetisa, professora e intelectual. Uma das historiadoras mais importantes do país que pesquisou e formulou teorias que nos ajudam a conhecer melhor a história afro-brasileira, a história dos quilombos e a fortalecer o movimento negro no Brasil.
Por meio da obra do artista Paulo Nazareth em homenagem a Beatriz Nascimento, a guardiã do Museu das Favelas.

Faveleira
Babi Lopes
Painel de compensado naval, tinta látex, pigmentos, spray.
São Paulo, 2022
Ancestralidade e a força do feminino
Favela é um termo oriundo da palavra “Favelereira”, nome de uma árvore típica da caatinga brasileira. Essa planta cheia de espinhos sobrevive em ambientes extremamente áridos, e, mesmo assim, consegue produzir flores e frutos.

Raízes
Lídia Lisboa
Tecido crochetado
São Paulo, 2022
A instalação Raízes compõe-se de três esculturas de Lídia Lisbôa.

Visão Periférica
Topográficas e Coletivo Coletores
Video mapping com trilha sonora, 10 minutos
São Paulo, 2022
A experiência conta histórias por meio de vídeos, fotos e dizeres. As cenas são múltiplos convites para ver, ouvir e pensar.

Espelhos
Kayodê
Áudio
São Paulo, 2022
O Museu das Favelas convidou o rapper Kayodê e o pesquisador Jailson de Souza a compartilharem produções que refletem sobre os conceitos de beleza e de auto-amor, provocando o público a olhar para a sua própria história e as nuances presentes nas favelas e periferias do país.
Para ver a Exposição Virtual Favela-Raiz acesse: Exposição VIRTUAL FAVELA-Raiz – Museu das Favelas
SERVIÇO

Museu das Favelas
Largo Páteo do Colégio, 148
Centro Histórico de São Paulo
Terça a Domingo
Das 10h às 17h (permanência até as 18h)
Entrada Gratuita
Website: https://www.museudasfavelas.org.br/