CanaisDestaquesVisuais

Exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação no Museu Paraense Emílio Goeldi

Colaborando com a RAIZ

Mostra sobre as línguas indígenas do Brasil realizada pelo Museu da Língua Portuguesa terá novidades na passagem por Belém, como a exibição do Manto Tupinambá, de Glicéria Tupinambá

A exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, do Museu da Língua Portuguesa inicia sua itinerância no Museu Paraense Emílio Goeldi, onde ficará de 6 de fevereiro a 28 de julho de 2024, com uma novidade importante: o Manto Tupinambá, de Glicéria Tupinambá, fica em exposição junto com a mostra antes de embarcar para o pavilhão brasileiro da Bienal de Veneza.   

Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que tem curadoria de Daiara Tukano e aborda as línguas dos povos originários do Brasil, foi realizada na sede do Museu da Língua Portuguesa de outubro de 2022 a abril de 2023. 

“Língua é pensamento, língua é espírito, língua é uma forma de ver o mundo e apreciar a vida”

(Daiara Tukano)

Nhe'ẽ Porã: Memória e Transformação
Divulgação – Manto Tupinambá, de Glicéria Tupinambá

O convite para conhecer as línguas faladas pelos povos indígenas e as transformações decorrentes da invasão colonial é também um chamado para experimentar outras concepções de mundo, e começa no próprio nome da exposição que vem da língua Guarani Mbya, composto a partir de duas palavras: Nhe’ẽ significa espírito, sopro, vida, palavra, fala; e porã quer dizer belo, bom. Juntos, os dois vocábulos significam “belas palavras”, “boas palavras” – ou seja, palavras sagradas que dão vida à experiência humana nesta terra. 

CURIOSIDADES

Cerca de 50 profissionais indígenas participaram da exposição, entre artistas, pesquisadores, cineastas, e outros.

Os mapas exibidos são inéditos. Foram compostos a partir do cruzamento de bases de dados oficiais.

Os textos de parede estão em Português, Guarani Mbya, Tupi Antigo, Xavante e Yanomami.

Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
Divulgação

O patrocínio do Instituto Cultural Vale à itinerância é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Com correalização do Museu Paraense Emílio Goeldi/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e cooperação da UNESCO, no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), conta ainda com os parceiros: Instituto Socioambiental, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Museu do Índio da FUNAI.  

A realização é do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.  

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA 
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção. 

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão. 

PATROCÍNIOS E PARCERIAS 
A Temporada 2024 conta com patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale e da John Deere Brasil; com apoio do Itaú Unibanco e do Grupo Ultra. Conta ainda com as empresas parceiras: Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer, Verde Asset Management e Paramount Têxteis. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A EDP é patrocinadora máster da reconstrução do Museu. A reconstrução do Museu e a Temporada 2024 são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 

Colaborando com a RAIZ