Muafro abre exposição permanente no Recife
O Muafro – Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro convida o público para a nova exposição permanente “Entre Continentes: Olhares Sobre Arte e Africanidades“.
Composta por 44 peças entre máscaras, esculturas e painéis, a mostra permanente amplia o projeto Museu Vivo, integrando expressões artísticas de diversas regiões da África Ocidental, Central, África do Sul, além de obras oriundas da Indonésia, Bali e Índia.
A exposição percorre as múltiplas africanidades e os entrecruzamentos culturais, mostrando como as máscaras e esculturas expressam os ciclos da vida, as conexões espirituais, os rituais e as dinâmicas identitárias dos povos africanos. O visitante poderá conhecer o significado por trás das formas, olhos, bocas, corpos e utensílios que compõem as obras.
“Cada peça é um convite para refletirmos sobre o nosso passado, sobre as heranças que atravessaram o Atlântico e moldaram nossa cultura. É uma oportunidade para desmistificar conceitos sobre arte negra e aprofundar nossos entendimentos sobre ética e estética africana,” reforça Lúcia Helena Ramos, diretora do Museu.
Em atividade desde 2015, o MUAFRO iniciou suas atividades para abrigar a coleção de artes africanas e afro-brasileiras do antropólogo chileno Rolando Toro. A coleção consiste em peças originadas de diversos países da África e esculturas e máscaras em madeira do artista Otávio Bahia. Em sua trajetória, o museu tem atuado como um espaço aberto para as mais diversas expressões culturais, sendo palco de espetáculos, oficinas de teatro, dança e música, ensaios de maracatus e afoxés, lançamentos de livros e eventos literários.

MUSEU DE ARTES AFRO-BRASIL ROLANDO TORO
O Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro – MUAFRO – no Recife, além de um espaço de aproximadamente 1200,00 m², destinado para atividades culturais populares, está localizado no centro do Recife, próximo ao Marco Zero.
https://www.instagram.com/muafrope/
Rua Mariz e Barros, 328, Recife – PE
Dias e Horários de Abertura para o Público
De quarta-feira a domingo, das 13h às 17h.