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Pré-lançamento do livro Sambas, quintais e arranha-céus: as micro-áfricas em São Paulo

Colaborando com a RAIZ

A “Pequena África”, conceito empregado por Roberto Moura, e a “África em Miniatura”, concebida por Heitor dos Prazeres, jogaram luz na trama negra carioca.

A publicação em pré-lançamento vai estar disponível a partir de setembro de 2025.

Micro-áfrica é a outra trama: aquela vivida em SP. É a chave interpretativa concebida para rastrear uma história e cultura. O fio condutor para desvendar essa trama, teve em Geraldo Filme, o sambista e personagem central do enredo. A partir de Geraldo se percebe que o discurso que afirmava ser São Paulo, o túmulo do samba, não passa de um mito.

Através dele se vê encerrado esse chavão esquemático. Libertou a cidade da morte fria, enclausurada no túmulo. Geraldo Filme instituiu um lugar ímpar para o samba de SP, com destaque para as memórias rurais e religiosas dos tambores de Pirapora do Bom Jesus. Estudos revelam que em Pirapora e outras cidades do interior e capital, se desenvolveu o samba rural, uma modalidade específica, notadamente paulista.

Do rural para o urbano, o samba se enraizou, por meio da voz e corpo da população negra mestiça, no coração e artérias da metrópole.

Nunca mais os negros paulistas serão taxados de antimusicais. E tem mais, revela-se, ainda, uma dimensão da cidade que se quer negra e cosmopolita.

Sambas, quintais e arranha-céus: as micro-áfricas em São Paulo
Sambas, quintais e arranha-céus: as micro-áfricas em São Paulo

Sobre o autor

Amailton Magno Azevedo é professor do Programa de Estudos Pós Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Possui graduação (1988), mestrado (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Possui Pós-doutorado pela Universidade do Texas em Austin-EUA (2011), com bolsa Capes. Desenvolveu pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como Investigador convidado, em 2015, com auxílio à pesquisa da PUC/SP. Também cumpriu Estágio de Pós-doutoramento na Casa de Las Americas, em Havana, Cuba, em 2018-2019, com auxílio à pesquisa da PUC/SP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África e do Brasil. Publicou os livros “Sambas, Quintais e Arranha-Céus: as micro-áfricas em São Paulo” (1° edição-2016), “Ritmos Negros: música, arte e cultura na diáspora” (2021), “Na Trama do Rap” (2024) e dezenas de artigos com temáticas relacionadas à música e a cultura negra no Brasil, Cuba e Nigéria.

Sobre a editora

Editora Dandara é uma editora independente formada em 2019.
Hoje, Dandara é reconhecida como um nome feminino de farto simbolismo, que representa a força das mulheres negras.

Sambas, quintais e arranha-céus: as micro-áfricas em São Paulo
Sambas, quintais e arranha-céus: as micro-áfricas em São Paulo

Ficha Técnica

Sambas, quintais e arranha-céus: as micro-áfricas em São Paulo
Autor: Amailton Magno Azevedo

Prefácio: Fabiana Cozza
4 capa: Emicida
Edição: 3ª
Formato: 14 x 21 cm
Peso: 250g
Páginas: 168
Ano de Publicação: 2025
Encadernação: Brochura
ISBN:   978-65-88586-38-9

Para comprar acesse: https://dandaraeditora.com.br/produto/sambas-quintais-e-arranha-ceus/

Colaborando com a RAIZ