CanaisIdentidadesLançamentosPolíticas PúblicasSustentabilidade

Projeto Respira Acre celebra “força da floresta” na ExpoAcre 2025

Colaborando com a RAIZ

Na Expoacre, foi a primeira vez que o projeto foi apresentado no estado que inspirou a sua realização. Além da apresentação, que contou com a presença de artesãos, de empresários e do presidente da ApexBrasil, o acreano Jorge Viana, também foram expostos parte dos biomateriais identificados durante o projeto realizado na floresta Amazônica.

O projeto Respira Acre, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) por meio do programa Brazilian Materials, foi destaque na ExpoAcre 2025.

O lançamento, que teve apoio do Sebrae estadual, aconteceu no último dia 27, no Galpão do Sebrae, na exposição realizada em Rio Branco/AC.

divulgação

O coordenador do projeto e consultor do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Marnei Carminatti, destacou que o Respira Acre é mais do que um projeto criativo, “é uma estratégia que une a força da floresta, o saber dos povos tradicionais e o design como ferramenta de desenvolvimento”. Segundo ele, o projeto é uma celebração à força da floresta amazônica e promove a bioeconomia e a inovação sustentável da região. “O mundo quer respirar novos ares, e o Acre tem exatamente isso a oferecer”, disse.

No espaço do projeto, os visitantes tiveram contato com biomateriais como fibras naturais de buriti, bananeira e carrapicho, além de uma grande diversidade de aplicações com sementes de açaí, jarina e tucumã, bem como produtos oriundos da extração sustentável do látex. Alguns dos materiais já estavam em aplicações, como em sandálias da Arezzo, bolsas e acessórios adornados por biojoias provenientes da floresta amazônica.

divulgação

“Escancarando as portas do Acre”

Na oportunidade, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou o impacto da iniciativa como exemplo de bioeconomia e valorização da identidade amazônica. “Estamos escancarando as portas do Acre para o Brasil e o mundo. Todo mundo fala em bioeconomia, em valorizar a floresta, mas o Acre já faz isso há muito tempo. O projeto Respira Acre é uma prova viva disso”, disse. Viana ressaltou, ainda, o interesse de grandes marcas na produção local.

ExpoAcre

A Expoacre, realizada entre os dias 26 e 3 de agosto no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco/AC, é a principal e mais tradicional feira multissetorial do estado do Acre. Celebrando os 50 anos da exposição, a Expoacre 2025 deve reunir mais de 400 mil pessoas durante a sua realização, combinando negócios, cultura, agronegócio, inovação, gastronomia e entretenimento. A estimativa dos organizadores é de movimentar mais de R$ 500 milhões em negócios.

O Projeto

Criado no ano passado, o Respira Acre é resultado de uma imersão na floresta amazônica com o objetivo de identificar materiais e incentivar o uso sustentável da mata. No total, a equipe de pesquisadores e designers da Assintecal identificou 18 biomateriais que podem ser utilizados na indústria da moda.

divulgação

Sobre o Brazilian Materials

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

divulgação

Colaborando com a RAIZ