CanaisLançamentosMúsicas

35 anos do programa Instrumental Sesc Brasil

Colaborando com a RAIZ

O Instrumental Sesc Brasil completa 35 anos com nova safra de show e artistas da cena musical contemporânea, como espaço de difusão, encontro e formação de públicos para a música instrumental brasileira.

A cada domingo, às 21h30, o canal transmite uma apresentação inédita, gravada no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação, com reapresentações ao longo da semana. Para sintonizar o SescTV, consulte sua operadora ou assista gratuitamente em sesctv.org.br/noar.

As performances também ficam disponíveis gratuitamente sob demanda na plataforma sesc.digital, no aplicativo Sesc Digital e no canal do Instrumental Sesc Brasil no YouTube, que também transmite os shows ao vivo, todas as terças-feiras, às 19h.

Criado nos palcos do Sesc Avenida Paulista em 1990 e adaptado para a televisão em 1999, o Instrumental Sesc Brasil (ISB) se firmou como um dos mais longevos e consistentes projetos dedicados à música instrumental no país. Com curadoria do Sesc São Paulo, o projeto aposta em uma programação diversa, que acolhe nomes consagrados e novos artistas de todo o Brasil, desenhando um panorama plural, aberto a diferentes formações instrumentais e gêneros musicais — como jazz, rock, música caipira, forró, choro, samba, experimental, entre outros. Ao longo de três décadas e meia, o ISB constituiu um acervo audiovisual inédito e robusto de shows registrados ao vivo, ampliando o acesso a concertos gratuitos de alta qualidade.

Show Igor Gnomo - foto Thiago Reuel
Show Igor Gnomo – foto Thiago Reuel

Hoje, o projeto contabiliza mais de 1400 apresentações gravadas e 100 milhões de visualizações on-line. Passaram por seu palco nomes consagrados como Baden Powell, César Camargo Mariano, Ed Motta, Hermeto Pascoal, João Donato, Roberto Menescal, entre muitos outros.

Na TV, a nova temporada destaca a vitalidade de jovens instrumentistas e a crescente presença feminina no protagonismo da música instrumental, refletindo um olhar atento às transformações culturais e à equidade de gênero. Com direção de Daniela Cucchiarelli, os episódios evidenciam o frescor criativo de artistas que conectam tradição e experimentação.

A estreia da temporada 2025 no SescTV acontece no dia 17/8, com o grupo Chorando as Pitangas. Formado por Roberta Valente (pandeiro), Milton Mori (bandolim), Ildo Silva (cavaquinho), Vitor Lopes (harmônica) e Gian Corrêa (violão de 7 cordas), o grupo celebra 20 anos de dedicação ao choro tradicional e contemporâneo. Ao longo do show, os músicos interpretam peças autorais, como “Pro Penezzi”, de Mori, e “Choro for Mark”, de Corrêa, além de falarem sobre o legado do gênero e a inspiração que exercem sobre novas gerações.

No domingo seguinte, 24/8, é a vez do baterista, compositor e arranjador Rodrigo Digão Braz ocupar o palco com seu repertório que mescla samba, maracatu, baião e jongo, trazendo em suas composições uma leitura contemporânea das tradições musicais brasileiras. Ao lado de músicos como Teco Cardoso (flautas e sax), André Marques (piano) e Fábio Leal (guitarra), Digão apresenta canções de seus discos mais recentes, como “Vem Ver”, “Reforma Áurea” e “Solo Sagrado”.

Rodrigo Digão Braz - foto Rebeca Figueiredo
Rodrigo Digão Braz – foto Rebeca Figueiredo

Encerrando a seleção de agosto, no dia 31/8, o guitarrista e compositor baiano Igor Gnomo apresenta um show marcado pela fusão entre a música instrumental nordestina, o jazz e o rock. Em formação de quarteto, ao lado de Thiago Reuel (bateria), André Jumper (baixo) e Gildo Madeira (percussão), o artista revisita clássicos como “Feira de Mangaio” (Sivuca e Glorinha Gadelha), “Maracatu Atômico” (Nelson Jacobina e Jorge Mautner), além de obras autorais, como “Formiga Preta” e “Opará”.

Com acesso gratuito e difusão multiplataforma, o Instrumental Sesc Brasil reafirma sua relevância como um acervo vivo e contemporâneo da música instrumental no Brasil. O projeto segue ampliando horizontes, formando ouvintes e consolidando trajetórias artísticas.

SERVIÇO

Instrumental Sesc Brasil – Temporada 2025
Assista em sesctv.org.br/noar
Disponível também no app Sesc Digital e no canal do Instrumental Sesc Brasil no YouTube

Reapresentações: terça, 12h e 18h30; quarta, 7h30; quinta, 1h; sexta, 8h30 Classificação: Livre
Direção: Daniela Cucchiarelli
Produção: Recheio Produções

Chorando as Pitangas
Dia 17/8, domingo, às 21h30

Rodrigo Digão Braz
Dia 24/8, domingo, às 21h30

Igor Gnomo
Dia 31/8, domingo, às 21h30

Sob demanda 
Quando: a partir de 17 de agosto de 2025
Assista em sesc.digital ou no aplicativo Sesc Digital

Para sintonizar o SescTV
Consulte sua operadora   
Assista também online em sesctv.org.br
Siga o SescTV nas redes @sesctv

Grupo Chorando as Pitangas - foto Rebeca Figueiredo

SOBRE O SESCTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

Colaborando com a RAIZ