CanaisIdentidadesLançamentosMúsicasPolíticas PúblicasVisuais

5º Encontro Cerratense de Culturas Populares, em Pirinópolis-GO

Colaborando com a RAIZ

Maracatu, música latino-americana e cultura popular movimentarão a cidade histórica.

A Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi) realiza, nos dias 29 e 30 de agosto, a quinta edição do IPADÊ – Encontro Cerratense de Culturas Populares . O evento celebra as culturas afro-brasileiras e se consolida na agenda anual de eventos da cidade.

O IPADÊ (“encontro” em iorubá) teve início em Pirenópolis (GO) em 2021 como um encontro de estudos dos grupos de Maracatu do Centro-Oeste filiados à Nação Porto Rico, de Pernambuco e agora, em sua 5ª edição, amplia seu foco como espaço de valorização e difusão das tradições populares do Brasil e da América Latina.

A educadora e batuqueira Juliana Bernardes, idealizadora do IPADÊ, explica que “essa edição vem estabelecer novos laços com artistas do Cerrado e da América Latina, mantendo a essência de trocas e aprendizados que sempre marcaram o evento”.

A programação inclui oficinas de maracatu, danças da cultura popular brasileira e música, cortejo pelas ruas da cidade e shows com grupos como Camerata Caipira (DF), Merkén (Chile), Pé de Cerrado (DF), Baque Trinca Ferro (Anápolis), Bloco Ipadê e Zabumba de Chita (Pirenópolis).

Intercâmbio cultural une Brasil e Chile com o projeto Andes Tarde que Nunca

Nesta edição, o IPADÊ se entrelaça ao projeto Andes Tarde que Nunca, intercâmbio entre os grupos Camerata Caipira e Merkén, que retomam uma parceria iniciada em 2011, com idas e vindas entre Brasil e Chile.

Durante a pandemia, os dois grupos gravaram juntos a música Antes que o Mundo Acabe, com apoio do Programa Ibermúsicas. Em agosto, o grupo chileno passa uma estadia de sete dias em Pirenópolis, com oficinas e apresentações conjuntas. Em outubro, os integrantes da Camerata Caipira irão ao Chile para uma nova etapa do intercâmbio e continuidade da criação musical.

A Camerata Caipira é um grupo musical do Distrito Federal que combina pesquisa de ritmos tradicionais brasileiros — como coco, catira, samba e maracatu — com arranjos contemporâneos para instrumentos de cordas. Já o grupo chileno Merkén utiliza ritmos populares da América Latina, como chacarera e cueca, na criação de canções autorais resultando em uma sonoridade contemporânea, sofisticada e visceral.

Música, teatro e cultura popular

O IPADÊ também recebe o grupo Pé de Cerrado, de Brasília, referência nacional na integração entre música, teatro e cultura popular. Com mais de 25 anos de trajetória, o grupo apresenta repertório inspirado nas tradições brasileiras, com performances lúdicas e percussivas que dialogam com todas as idades. Sua participação é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Mais informações e Inscrições no instagram @coepi.piri

PROGRAMAÇÃO

29 de agosto – Sexta-feira

15h – Vivência de Culturas Populares com Zeck Mutamba (Introdução ao ritmo e dança do Cavalo Marinho) Local: sede da COEPi – Alto do Carmo, acima do campo de futebol
17h – Oficina com Douglas Viana – Nação Porto Rico (Maracatu de Baque Virado) Local: Beira-Rio (largo das Kombis ao lado da Aldeia da Paz)
As oficinas são gratuitas mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo celular 62 99138-3665 (Whatsapp da COEPi)
20h – Show com grupo Merkén (Chile). Local: Muzza Jazz (Fazenda Mar e Guerra – 2km do portal de Pirenópolis)
Ingressos: R$ 50 Reservas antecipadas: @muzzajazzclube

30 de agosto – Sábado

10h – Oficina com grupo Merkén (prática coletiva com instrumentos de cordas, percussão e vozes) Local: sede da COEPi – Alto do Carmo, acima do campo de futebol
Entrada Gratuita
16:30h – Cortejo dos Baques – saída do Coreto da Feira das Artes até o palco Beira- Rio (largo das kombis, ao lado da Aldeia da Paz) onde acontecerão os shows:
18h – Apresentação do Bloco IPADÊ (Baques e participantes da oficina de Maracatu)
18h30 – Show Camerata Caipira
19h- Show Merken 20h Roda de Coco com Zabumba de Chita
20h30 – Show Pé de Cerrado

Sobre a COEPi

Atuante desde 1996, o Ponto de Cultura e Escola Livre COEPi (Comunidade Educacional de Pirenópolis) é uma associação cultural que promove ações educativas voltadas para o desenvolvimento local, a cultura e o meio ambiente em Pirenópolis.

A realização do IPADÊ integra as comemorações pelos 30 anos da COEPi e reforça seu compromisso com a valorização da diversidade e da formação cultural no Cerrado, além da sua articulação em rede com artistas e fazedores de cultura do Brasil e do mundo.

O 5º IPADÊ é realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizada pelo município de Pirenópolis e o Projeto Andes Tarde que Nunca é realizado através do edital Goiás Mundo Afora, (PNAB) SECULT Goiás/MinC.

Colaborando com a RAIZ