Copa AfroGames expande o conceito de entretenimento inclusivo
No dia 29 de agosto, o Cantagalo, na Zona Sul do Rio, será tomado pela energia da cultura gamer — telas gigantes, narradores no microfone e um público que transforma a Arena AfroGames em ponto de encontro da cena cultural e digital do país.
A Arena AfroGames — primeira arena pública de games do Brasil, inaugurada dentro de uma favela em 2023 — receberá 150 competidores e mais de mil jovens para celebrar o Dia do Gamer com um encontro que une cultura digital, entretenimento e jovens de áreas periféricas em um mercado bilionário. Mais que um campeonato, a Copa AfroGames se consolida como uma experiência cultural inclusiva dentro de um dos setores mais dinâmicos da economia criativa contemporânea.
Embora relativamente recente no Brasil, a cultura gamer já é um fenômeno global que movimenta cifras equivalentes ou superiores às do cinema e da música. É um setor com linguagem e estética própria e crescente influência sobre moda, audiovisual e comportamento. Mas, assim como outras áreas da economia criativa, ele ainda reproduz desigualdades estruturais: pesquisas mostram que jovens das classes C, D e E — em sua maioria negros e moradores de favelas — formam a maior base de consumo, mas seguem distantes dos grandes eventos e premiações.
A Copa AfroGames foi criada para mexer nesse tabuleiro. Ao levar para dentro da favela uma estrutura de competição profissional, com programação cultural, entretenimento e acesso gratuito, o evento cria um espaço legítimo para que a diversidade dos jovens de áreas periféricas se reflita no cenário gamer. Além de ampliar o acesso a experiências de grande porte, a Copa também promove a união de jovens de diferentes comunidades do Rio de Janeiro — reunindo competidores e público do Cantagalo, Maré, Vigário Geral, Mandela e Salgueiro (em São Gonçalo) em um mesmo espaço de celebração cultural.
Com finais presenciais de Free Fire, Valorant e Fortnite, painéis e apresentações artísticas, a programação aposta em um formato híbrido de competição, cultura e entretenimento inclusivo. A expectativa é de mais de mil jovens esperados nas arquibancadas, consolidando o evento como um marco da cultura gamer no Brasil.
A abertura oficial contará com a presença de nomes estratégicos do ecossistema gamer, como Leandro Valentim, Fundador e CEO da Player1 Gaming Group; Isabelle Carvalho, Líder de projetos e parcerias do Grupo V3A; Renato Oliveira, Coordenador de treinamento na Logitech; o Influenciador e Apresentador BlackWill; e Karla Soares, Diretora Social do AfroReggae, além de autoridades governamentais.
É a continuidade de um propósito que o AfroReggae persegue há mais de três décadas — o mesmo que inspira o Conexões Urbanas, projeto que leva grandes shows para dentro das favelas, transformando ruas e praças em palcos de reconhecimento e pertencimento.
O AfroGames vive um momento de expansão, com novas unidades e alcance cada vez maior. Logo após a Copa, a Arena AfroGames passará por um processo de aperfeiçoamento tecnológico para atender a diversas organizações e consolidar-se como referência gamer no Brasil, ampliando ainda mais sua capacidade de impactar e conectar.
Serviço
3ª Copa AfroGames
Data: 29 de agosto de 2025 (sexta-feira), a partir das 15h
Local: Arena AfroGames – Rua Alberto de Campos, 12, Morro do Cantagalo – Rio de Janeiro