CanaisLançamentosPolíticas Públicas

Centro Cultural Lá da Favelinha com cinema e arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças em BH

Colaborando com a RAIZ

O espaço, símbolo de transformação sociocultural e da potência criativa das favelas, tem uma trajetória construída em diálogo com as necessidades da comunidade e a partir da valorização da cultura periférica no Aglomerado da Serra, a maior favela de Minas Gerais.

Criado em 2015 pelo artista e ativista Kdu dos Anjos, o Centro Cultural Lá da Favelinha é uma iniciativa independente e sem fins lucrativos que se consolidou como um dos mais importantes polos de cultura, formação profissional e desenvolvimento comunitário de Belo Horizonte.

O espaço fica localizado na Vila Novo São Lucas, no Aglomerado da Serra, e traz uma série de atividades para as próximas semanas, como oficina de criação de peças para serem usadas no Carnaval, mostra de filmes e uma campanha para arrecadação de brinquedos, alimentos e serviços para o Dia das Crianças.

Além disso, o espaço mantém sua programação por meio de iniciativas como o Fika Ryca Favelinha, viabilizadas por leis de incentivo e editais públicos, que garantem a manutenção do espaço e a realização de 13 oficinas anuais, impactando diretamente cerca de mil pessoas e envolvendo mais de 30 profissionais locais. O Centro Cultural LDF também se articula por meio de campanhas permanentes de arrecadação, como o financiamento coletivo Evoé, voltado para a cobertura de despesas estruturais e operacionais.

foto Cissa Otoni - divulgação
foto Cissa Otoni – divulgação

1ª Mostra de Cinema CINE CLUBE e Oficina de Audiovisual

O principal problema a ser resolvido pelo Cineclube da Favelinha é a falta de acesso à cultura audiovisual no Aglomerado da Serra, a maior favela de Minas Gerais. A comunidade enfrenta significativa carência de espaços culturais e oportunidades de formação na área audiovisual.

O projeto visa preencher essa lacuna, proporcionando exibições de filmes de qualidade, oferta de oficinas com equipamentos de qualidade e eventos culturais gratuitos. O público-alvo do projeto é a comunidade do Aglomerado da Serra, em BH, MG, com foco especial nos moradores de baixa renda e jovens.

O cineclube também visa envolver famílias, educadores, artistas e demais interessados na cultura, promovendo inclusão e desenvolvimento social. O projeto conta com ferramentas de acessibilidade, como legendas em português, Intérprete de Libras em pelo menos uma sessão por mês, adequação do espaço físico do cineclube para facilitar o acesso de cadeirantes, aquisição de cadeiras acessíveis e divulgação das sessões em formatos acessíveis, como audiodescrição e textos em fontes ampliadas. Mais informações sobre as próximas datas serão anunciadas em breve.

Cinema abertura

Data: 04/09/2025
Horário: 18 horas
Filme: Salão de Baile: This is Ballroom
Direção: Juru, Vitã
Sinopse: Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivência a cultura ballroom. Um retrato dos dramas, das performances de voguing e da arte do shade, 50 anos depois do seu início em Nova Iorque. Rio is burning!
Classificação: 14 anos | 2025
Documentário | 94 min

Dia das Crianças

Dia 12 de outubro, domingo.
Para o Dia das Crianças, o Centro Cultural LDF já está recebendo doações de itens diversos para a celebração. São aceitos brinquedos (infláveis e convencionais), kits de lembrancinhas, pipoca, paçoca, bala, pirulito, chocolate, e insumos para cachorro quente (salsicha, molho de tomate, pão, milho e batata palha), além de refrigerante.

Também são aceitas prestações de serviços voluntários, como pintura no rosto, palhaçaria e corte de cabelo. Toda contribuição é bem-vinda e pode ser fornecida até o dia 10 de outubro.

foto Cissa Otoni - divulgação
foto Cissa Otoni – divulgação

EVOÉ

A campanha de financiamento coletivo Evoé oferece uma forma prática e automática de doação, permitindo que os apoiadores contribuam digitalmente por meio de planos recorrentes. Essa modalidade garante um suporte contínuo para cobrir despesas essenciais, como aluguel, remuneração da equipe técnica e dos professores, além de investimentos na infraestrutura e nas atividades realizadas no local.

Centro Cultural Lá da Favelinha

O Centro Cultural Lá da Favelinha, fundado em 2015 pelo artista Kdu dos Anjos, é uma iniciativa independente e sem fins lucrativos localizada no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Nascido de uma oficina de rap e de uma biblioteca comunitária que hoje reúne cerca de 3 mil livros, o espaço se tornou referência em educação, cultura e desenvolvimento humano, com foco em crianças e jovens da comunidade. Atualmente, oferece dez oficinas gratuitas semanais, promove eventos, mantém a marca de moda sustentável Remexe e articula parcerias que unem arte, empreendedorismo e transformação social.

Como apoiar o LDF
Doações via PIX: 34863832/0001-53
Contribuições com o financiamento coletivo: Evoé
Site | Instagram – Lá da Favelinha

Colaborando com a RAIZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *