CanaisIdentidadesLiteratura

Patrimônio Vivo: As histórias e memórias de mestres da cultura popular do RS

Colaborando com a RAIZ

O projeto registra as histórias de 8 mestres da cultura popular do Rio Grande do Sul, além de promover a conexão dos homenageados com alunos de escolas públicas.

O projeto Patrimônio Vivo: as histórias e memórias de mestres de cultura do Rio Grande do Sul visa a pesquisa, valorização e difusão dos saberes e práticas de mestras e mestres detentores dos bens imateriais do estado, com um enfoque especial na preservação de tradições orais e na promoção da educação patrimonial.

O projeto se propõe a documentar e conservar o legado imaterial de mestres da cultura popular, assegurando que esses conhecimentos e práticas essenciais sejam preservados e transmitidos para as futuras gerações.

Mestra Elaine na janela da sua 
casa no Quilombo Mocambo 
(Foto: Desirée Ferreira)
Mestra Elaine na janela da sua casa no Quilombo Mocambo (Foto: Desirée Ferreira)

Cada entrevista busca documentar e registrar a história de vida, as práticas culturais e os saberes desses mestres, com o objetivo de criar um material que combine texto e fotografia para oferecer um panorama abrangente e acessível de suas contribuições culturais.

O livro Patrimônio Vivo: as histórias e memórias de mestres da cultura popular do RS apresenta um retrato de 8 mestras e mestres da cultura nascidos no estado, em três regiões diferentes — da região sul, do Vale do Taquari, de Porto Alegre e das regiões metropolitanas. Parte dos mestres e mestras escolhidos para compor a obra já fizeram a sua passagem para outro plano. Outra parte segue ativa.

Busca retratar os saberes e fazeres de guardiãs e guardiões de bens culturais para a preservação das tradições orais e da celebração da suas diversidades linguísticas. Onde cada perfil retratado as existências coletivas. Saudando aqueles e aquelas que fundaram quilombos, que resgataram tambores ancestrais, que ensinam ciência, que acreditam na educação.

Patrimônio Vivo - divulgação
Patrimônio Vivo – divulgação

Na apresentação o livro relata:

“Saudamos mulheres e homens que fazem o Carnaval, que criam futuros diariamente e que recontam a história que a história não conta”.

Patrimônio Vivo: As histórias e memórias de mestres da cultura popular do Rio Grande do Sul foi coordenado pela Associação Cultural Nonada Jornalismo e realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, via Ministério da Cultura, e conta com o financiamento do Pró-Cultura RS e da Secretaria Estadual de Cultura do RS.

Patrimônio Vivo - capa

Os livros são doados a escolas públicas e bibliotecas comunitárias do estado, mas também podem: ser acessados online!

Baixe o seu PDF: https://www.nonada.com.br/patrimonio-vivo/

Colaborando com a RAIZ