MCI recria discurso histórico de Ailton Krenak na Constituinte de 1988
Em homenagem aos 37 anos da Constituição Federal de 1988, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) lança em seu canal no YouTube a recriação de um dos momentos mais emblemáticos da história recente do Brasil: o discurso de Ailton Krenak na Assembleia Nacional Constituinte.
No vídeo produzido pelo MCI, indígenas que integram o núcleo educativo repetem o gesto de Krenak e dão voz ao seu discurso, reafirmam a atualidade e urgência da luta pela demarcação e proteção dos territórios indígenas. A iniciativa é também um convite à reflexão sobre a necessidade de preservar e fortalecer os direitos conquistados na Carta Magna.
“O gesto de Krenak ecoa como um chamado à consciência do país. Ao recriar esse momento histórico, reforçamos que os direitos indígenas são direitos constitucionais, e que sua defesa é tarefa de toda a sociedade”, destaca Leandro Karaí Mirim, do Museu das Culturas Indígenas.
O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

VOZES DA RESISTÊNCIA
Em 1987, durante uma das sessões da Constituinte, Ailton Krenak – líder do povo Krenak e uma das principais vozes do movimento indígena – discursou diante dos deputados e reforçou a necessidade da garantia dos direitos territoriais dos povos originários. Em um gesto que se tornou histórico, pintou o rosto de preto no plenário, como denúncia simbólica do luto e da dor causada pela invasão e destruição dos territórios.
“Enquanto os povos indígenas não tiverem garantidos os seus direitos, nós vamos continuar sendo tratados como cidadãos de segunda classe. A Constituição precisa reconhecer que nossos povos estavam aqui antes do Brasil ser Brasil,” afirmou Krenak durante seu discurso.
“Eu não vim aqui pedir favor. Eu vim pedir respeito. Nós não estamos falando de um pedaço de terra: estamos falando de nossa sobrevivência,” completou.
SERVIÇO
Constituinte ontem e hoje – Videoinstalação
Onde assistir: YouTube do Museu das Culturas Indígenas
Assista no canal do MCI no YouTube:
https://www.youtube.com/@museudasculturasindigenas
Museu das Culturas Indígenas (MCI)
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)