CanaisLançamentosPolíticas PúblicasVisuais

Caixa Cultural Belém abre ao público celebrando a diversidade, a história e o povo brasileiro

Colaborando com a RAIZ

Primeiro equipamento cultural do banco na região Norte é inaugurado com as exposições Espíritos da Floresta e Paisagens em Suspensão.

A CAIXA inaugurou a CAIXA Cultural Belém, em evento para convidados e imprensa, com a presença do presidente do banco, Carlos Vieira. O novo espaço abre suas portas ao grande público com as exposições “Espíritos da Floresta”, do Movimento Dos ArtistasHuni Kuin – MAHKU, e “Paisagens em Suspensão”, marcando a abertura da primeira CAIXA Cultural na região Norte e a oitava pelo país. O funcionamento será de terça a domingo, das 11h às 22h, com entrada gratuita.

A CAIXA Cultural está preparada para receber exposições de artes visuais, espetáculos de música, teatro e dança, vivências, eventos literários e outros projetos. O novo espaço vai contribuir para o desenvolvimento econômico, social, cultural e sustentável da região.

Por meio dos eventos patrocinados pela CAIXA, vai fomentar a geração de emprego e renda, a valorização da arte e culturas brasileiras, intercâmbio artístico e cultural, inclusão social e formação de novos públicos.

As duas exposições estão inseridas no circuito oficial da COP30, conectando artes plásticas, espiritualidade e ativismo indígena às demandas climáticas globais.

CAIXA Cultural Belém

Instalada no Armazém 6 do Porto Futuro, na Estação Docas, a CAIXA Cultural Belém possui área total construída de 3.200 m², divididos em três galerias e um teatro de 250 lugares. O local possui ainda sala de oficina que fica próxima às galerias para uso das atividades do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, áreas de convivência, sala administrativa, elevador, rampas de acesso e sinalização para pessoas com deficiência.

A programação do nova CAIXA Cultural Belém trará uma interconexão entre cultura, entretenimento, arte-educação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, oferecendo oportunidade única de integração de projetos de multilinguagens e temáticas para públicos de todas as idades. A programação completa pode ser acessada por meio do Site CAIXA Cultural e do perfil no instagram @caixaculturalbelem.

Exposição Espíritos da Floresta

A exposição Espíritos da Floresta propõe uma reflexão sobre a relação entre humanidade e natureza, por meio de uma experiência imersiva e transformadora, a partir da cosmovisão indígena. A mostra reúne obras inéditas que evocam os Espíritos da Floresta como guardiões da memória ancestral, incluindo pinturas, instalações, esculturas, vídeos e grafismos do coletivo formado por artistas do povo Huni Kuin, com curadoria da pesquisadora e crítica de arte afro-indígena tupi-guarani Aline Ambrósio.

A proposta curatorial pretende questionar as fronteiras entre cultura e natureza, apresentando a floresta como um organismo vivo, consciente e dotado de memória, além de destacar o protagonismo indígena na arte contemporânea, ampliando o conceito de arte ao integrar estética, espiritualidade, ancestralidade e equilíbrio.

Exposição Paisagens em Suspensão

Trabalhos de Emmanuel Nassar, Frans Krajcberg, Maria Martins, Farnese de Andrade, Xadalu Tupã Jekupé, Djanira,Adriana Varejão, RicardoRibenboim, Siron Franco,Heitor dos Prazeres, Daniel Senise, Portinari, Anna Bella Geigere Eliseu Visconti,entre outros mestres das artes plásticas, compõem o conjunto de 50 obras selecionadas para a exposição, a partir dos acervos de duas importantes instituições museológicas brasileiras vinculadas ao IBRAM — Museu Nacional de Belas Artes e Museus Castro Maya.

Com curadoria de Daniela Matera e Daniel Barreto,a mostra apresenta pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e instalações organizadas em cinco núcleos. As obras dialogam entre si, atravessando temas como a devastação de territórios, a expropriação dos corpos, a memória da terra, o colapso climático e a potência de futuros ancestrais.

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira se consolidou com um dos mais respeitados programas institucionais de arte-educação do Brasil e contribui para a formação artística e cultural, fomento de novos públicos e para o desenvolvimento de habilidades em diversas linguagens artísticas, com atendimento ao público de todas as idades.

As atividades de arte-educação do Programa Educativo cumprem papel social relevante e incentivam a interação, participação comunitária e troca de saberes.

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira oferecerá visitas mediadas às exposições de forma contínua durante o horário de funcionamento, ampliando a experiência dos visitantes e oferecendo alternativas para visitas com acessibilidade e agendamentos de grupos.

CAIXA Cultural

A primeira CAIXA Cultural foi criada em Brasília, em 1980, com o objetivo de destinar investimentos para valorização e apoio à cultura. Em 2025, a CAIXA Cultural celebra 45 anos de atuação como um espaço democrático e inclusivo de fomento à cultura.

De janeiro de 2026 a dezembro de 2027, a CAIXA investirá R$ 120 milhões em projetos culturais por meio da Seleção CAIXA Cultural para ocupação das oito unidades localizadas em Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O resultado da Seleção será divulgado até dezembro deste ano.

Serviço

CAIXA Cultural Belém

Endereço: Av. Mal. Hermes,S/N — Armazém 6 — Umarizal
Horários: Terça a domingo, das 11h às 22h
Acesso a pessoas com deficiência
Informações: Site CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalbelem

Exposição Espíritos da Floresta Visitação

9 de outubro de 2025 a 25 de janeiro de 2026 Entrada gratuita
Classificação: Livre

Exposição Paisagens em Suspensão Visitação

9 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Horário especial de funcionamento durante o Círio:
Sábado (11/10),das 12h às 16h. Domingo(12/10), das 14h às 20h.
Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil

Colaborando com a RAIZ