27° Festival de Violeiros acontece em Igatu, CE
Valorizar a cultura nordestina e os talentos do Brasil, é com esse objetivo que o Sesc Ceará realiza de 23 a 25 de outubro, o XXVII Festival de Violeiros, um dos eventos mais tradicionais do interior do Estado.
A viola, um instrumento musical originário da Península Ibérica (Portugal e Espanha), aportou no Brasil no século XVI durante o processo de colonização, desempenhando um papel essencial na formação da música popular brasileira, especialmente no Nordeste.
Com uma programação totalmente gratuita, que busca valorizar os espaços que representam a comunidade e o povo, o festival acontecerá na cidade de Iguatu, CE.
Durante 28 anos, o Sesc Ceará realiza o Festival de Violeiros, fomentando, incentivando e principalmente mantendo viva a tradição da cultura do repente, da cantoria e do cordel. A iniciativa promove o acesso à arte por meio de apresentações de repentistas de nome nacional, bem como incentivando o intercâmbio entre os veteranos e os novatos, e, assim, promovendo uma verdadeira troca de experiências.
Agora, o Festival amplia seu alcance e sua visibilidade, saindo da regionalidade e ganhando uma perspectiva nacional a partir do debate sobre a importância da viola e dos violeiros para a música e a literatura nordestina, saindo do modelo de Festival e tornando-se uma Mostra.



Programação
De 23 a 25 de outubro, a Mostra Sesc de Violas e Violeiros 2025 reúne mestres, repentistas e violeiros numa celebração da cultura popular nordestina.
23/10 (quinta-feira) – Masterclass “Violas, Violeiros e suas pluralidades” com o Prof. Ivan Vilela, abertura da exposição “Violas, criações e dimensões” no hall de entrada do Sesc Iguatu e show “A Viola de Ivan Vilela”.
24/10 (sexta-feira) – Apresentações de Chico Alves e Zé Cardoso e de Zé Viola e Biu Dionísio, e lançamento do cordel “Caipora (Curupira)”, de Rivamoura Teixeira.
25/10 (sábado – manhã) – Repentistas em Abrigo Metálico.
25/10 (sábado – noite) – Na Praça de São José, em Solonópole, apresentações de Zé Viola e Biu Dionísio, Lourival Pereira e Raimundo Mesquita, e lançamento do cordel “A teima entre a mentira e a verdade”, de Francisco Benício.
Serviço
Mostra Sesc de Violas e Violeiros 2025
Data: 23 a 25 de outubro
Local: SESC Iguatu
Sesc – R. Treze de Maio, 1130 – Prado, Iguatu – CE, 63502-120
*Gratuito