CanaisIdentidadesLançamentosMúsicas

Iphan realiza encontro de Jongueiros e de Comunidades Quilombolas

Colaborando com a RAIZ

Eventos acontecem, respectivamente, nos dias 1º e 15 de novembro, com participação da Superintendência do Iphan em São Paulo.

A partir de 1º de novembro, a Superintendência do Iphan em São Paulo e a Rede Jongo Paulista – formada pelas comunidades que se autorreconhecem como detentoras no estado – realizam o XIII Encontro Paulista de Jongueiros, na Casa de Cultura Municipal de Guaianases, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá de forma presencial, sendo uma das principais ações de salvaguarda do Jongo no Sudeste, patrimônio cultural imaterial registrado pelo Instituto desde 2005.

O evento compõe a segunda edição do ciclo de eventos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o Mês da Consciência Negra. A idealização do ciclo de eventos é do Comitê Permanente para Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (Copmaf) do Iphan e conta com o engajamento das unidades especiais, escritórios técnicos e superintendências do Instituto, que apresentam ações com parceiros de diferentes níveis da federação e da sociedade civil.

Liderança do Jongo dos Guaianás, Monici Gomes explica que o evento é a oportunidade de manter viva a tradição. “O Encontro de Jongueiras e Jongueiros Paulista tem sido uma das principais ações de articulação e salvaguarda do patrimônio imaterial, organizado por nossa rede do Jongo Paulista, que é constituída por 11 comunidades detentoras no estado de São Paulo. Nossa comunidade tem muito orgulho em compor essa rede e receber esse encontro no nosso território, mantendo viva a tradição do Jongo, sempre guiados pela nossa ancestralidade e as comunidades que vieram primeiro”, declara.

No dia 15 de novembro, acontecerá o 30° Encontrão das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira no Quilombo do Cangume, no município de Itaóca. Há 30 anos, as lideranças se reúnem para dialogar, celebrar e fortalecer a cultura quilombola e a mobilização política das comunidades. Em 2025, o encontro será um espaço para discutir das possibilidades e desafios enfrentados na elaboração do Plano de Salvaguarda do Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades do Vale do Ribeira.

A programação nacional está disponível aqui.

Mês da Consciência Negra — Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Copmaf

Criado em 2023, o Copmaf nasceu a partir da mobilização do Coletivo de Servidores Negros do Iphan. O comitê existe como instância de consulta para fortalecer a atuação institucional da autarquia na preservação, promoção e difusão, fomento e capacitação sobre o Patrimônio de Matriz Africana. Além disso, busca consolidar diretrizes e práticas institucionais qualificadas e permanentes relacionadas ao patrimônio.

Colaborando com a RAIZ