CanaisIdentidadesLançamentosPolíticas Públicas

Cidade de Goiás é patrimônio vivo no coração do Brasil

Colaborando com a RAIZ

Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial, a antiga Vila Boa preserva a história, a arte e os modos de vida da cultura goiana; agora é também cenário do Congresso Conviver 2025.

As ruas de pedra e as casas de pau a pique da Cidade de Goiás guardam nas memórias da população um patrimônio que é símbolo do Brasil colonial. Localizada a 140 quilômetros de Goiânia, capital de Goiás, a antiga Vila Boa foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2001, pela singularidade de seu conjunto arquitetônico e pela preservação de suas tradições. É um território onde história, cultura e natureza convivem em harmonia, preservando o espírito do interior goiano.

Ao longo de sua história, a cidade tem se consolidado como um importante polo cultural nacional. Sede de eventos como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), além de shows, festivais gastronômicos e manifestações populares, o município mantém viva uma intensa produção artística e intelectual. A Praça do Coreto, rodeada por casarões e bares, é um dos espaços mais simbólicos e festivos da cidade. Nas ruas e nos quintais, a hospitalidade goiana se revela em gestos simples como uma boa conversa à sombra das varandas. Nesse ambiente acolhedor, se mantém-se viva a alma da cidade. Assim é a casa do primeiro Congresso Conviver.

A partir de hoje até o dia 6 de novembro, a Cidade de Goiás será sede da primeira edição do congresso. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento vai reunir representantes de universidades, institutos federais e comunidades de todo o país para debater o futuro das habitações populares e da conservação do patrimônio cultural brasileiro.

Congresso Conviver 2025

O Congresso Conviver é uma das ações dentro do Programa Conviver, que oferece assistência técnica gratuita a moradores de cidades históricas, priorizando a conservação de imóveis e a valorização dos saberes locais. O Programa se baseia em Canteiros Modelo de Conservação, pelo qual o conhecimento técnico e o saber tradicional se unem para garantir a preservação do patrimônio e o fortalecimento da identidade comunitária.

Saiba mais no site do IPHAN

Cidade de Goiás: patrimônio vivo no coração do Brasil — Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Colaborando com a RAIZ