CanaisLançamentosVisuais

Festas, Sambas e Outros Carnavais no Museu do Pontal

Colaborando com a RAIZ

Festas, Sambas e Outros Carnavais foi exibida pela primeira vez em São Paulo, no Sesc Casa Verde (2023). De lá, viajou para o Centro Cultural Bienal das Amazônias, em Belém (2024).

Com curadoria dos diretores do Museu, Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, a exposição chega ao Rio de Janeiro trazendo ritmos, danças e festas dos locais onde foi exibida. “Aprofundamos as pesquisas nos territórios por onde a mostra passou, como o bairro de Casa Verde, em São Paulo, marcado pela tradição do samba, e as ricas manifestações do Pará, como o Círio de Nazaré e, no baixo rio Tocantins, o Carnaval das Águas. Agora a exposição chega em casa com os melhores momentos dessas duas edições, com a presença, entre outros, de João Candido, da Casa Verde e de Mestre Vital, do Pará“, explica a curadora Angela Mascelani.

A mostra está organizada em ilhas temáticas. Em cada uma, esculturas, fotografias e pinturas de mais de 60 artistas de 10 estados brasileiros são acompanhadas de textos de autores convidados, além de estímulos visuais, sonoros e cenográficos. “Será uma viagem pelas festas brasileiras a partir de artistas de várias regiões do país. Nessa montagem carioca, terá um espaço especial para os artistas contemporâneos do Rio, que têm o ritmo e pulsam a cidade e as festas, como Guilherme Kid, de Realengo, e outros. Em diálogo com artistas de nossa cidade que retrataram a tradição das festas públicas desde o início do século passado, como Heitor dos Prazeres e sua praça Onze, além de rara pintura de João da Baiana“, explica o curador Lucas Van de Beuque.

Em sua edição carioca, Festas, Sambas e Outros Carnavais apresenta jovens talentos, como Guilherme Kid, Manuela Navas, Elian Almeida e Juan Pablo. Nascido e criado na Vila Nova Aliança, em Bangu, Juan participa com pinturas e esculturas de fio de cobre que retratam o cotidiano dos “crias”, como os bailes funk e os bate-bolas. O artista visual e performático Rona, da comunidade Pretos Forros, no Lins, foi comissionado pelo Museu para criar duas obras. “Uma delas ficará no foyer. É uma instalação que acolhe o público, o abraça e convida para uma jornada festiva e lúdica que vai atravessar o Brasil, de norte a sul”, afirma a curadora Angela Mascelani.

Festas, Sambas e Outros Carnavais - Museu do Pontal - divulgação
Festas, Sambas e Outros Carnavais – Museu do Pontal – divulgação

Um destaque da mostra será o setor que homenageia músicos através de pinturas, fotografias e esculturas. Cartola, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Pixinguinha estarão presentes a partir do olhar do fotógrafo Walter Firmo; Ismael Silva, pintado por Elian Almeida, Paulo Moura, pintado por Sergio Vidal; Luiz Gonzaga, em uma escultura de grande formato de Adalton Lopes; Dona Onete, em foto de Walda Marques, e Mestre Damasceno, pelas lentes de Luiz Braga.

Festas, Sambas e Outros Carnavais, a exposição e o festival, são realizações do Museu do Pontal com patrocínio da Shell Brasil por meio da Lei Rouanet.

SOBRE O MUSEU DO PONTAL

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

SERVIÇO

Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca.
Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30).
https://museudopontal.org.br/

Festas, Sambas e Outros Carnavais - Museu do Pontal - divulgação
Festas, Sambas e Outros Carnavais – Museu do Pontal – divulgação

Colaborando com a RAIZ