2ª Mostra Mercosul Audiovisual terá exibições gratuitas em todo o país
12 curtas de cinco países, reforçando a integração cultural e o olhar das novas gerações sobre o território latino-americano em iniciativa Iniciativa do Ministério da Cultura e da Recam.
Até o dia 7 de dezembro, o público poderá conferir a 2ª Mostra Mercosul Audiovisual, que neste ano tem como tema Territórios e Paisagens em Transformação. As exibições ocorrem em 367 pontos culturais distribuídos em 250 municípios de todos os estados brasileiros e são gratuitas.
A iniciativa, promovida pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam), celebra a diversidade cultural e o olhar sensível das novas gerações sobre o território e suas histórias.
A Mostra será exibida em cineclubes, pontos de cultura, bibliotecas públicas e comunitárias, escolas e instituições educacionais, centros educativos urbanos (CEUs) da Cultura, centros culturais, movimentos sociais, associações, museus e unidades socioeducativas, além de salas verdes e pontos do circuito Tela Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
As exibições são organizadas de forma descentralizada pelos pontos exibidores, que têm liberdade para propor atividades complementares junto às sessões. Em muitos locais, o público também poderá participar de conversas, debates ou oficinas.
Duas sessões, múltiplos olhares
A Mostra reúne 12 curtas-metragens de cinco países — Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Colômbia (país associado da Recam) — distribuídos em duas sessões: uma voltada ao público infantil e outra ao público em geral.
Na Sessão Infantil, produções como A menina e o Mar; Casa na Árvore e Os Macarus convidam o público a redescobrir o mundo pela curiosidade e pela poesia do cotidiano, enquanto No Están Solos II, De Onde Você É? e El Intronauta propõem reflexões sobre a convivência e a relação entre humanidade e meio ambiente.
Já a Sessão para o público em geral apresenta histórias que atravessam memórias, resistências e identidades regionais. Filmes como Dois Riachões: Cacau e Liberdade, La Tierra Sin Mal e Movimentos Migratórios destacam a força das comunidades que reinventam o território a partir da luta, da ancestralidade e da esperança.
Entre o real e o mítico, Keradó, Mita’i Churi e Luthier reafirmam o poder do audiovisual como espaço de encontro e expressão entre povos latino-americanos.
Integração e circulação do audiovisual latino-americano
A Mostra é resultado da cooperação cultural entre os países do Mercosul e, nesta edição, conta com a Presidência Pro Tempore do Brasil, que tem fortalecido ações de integração e circulação audiovisual na região.

Programação
Sessão 1 — Infantil
A Menina e o Mar (Gabriel Mellin, Brasil, 18′, 2022)
No Están Solos II (Matias Maciel, Paraguai, 3′, 2024)
Casa na Árvore (Guilherme Lepca, Brasil, 8′, 2024)
El Intronauta (Jose Arboleda, Colômbia, 16′, 2020)
De Onde Você É? (Juan Cristiani, Uruguai, 2’30”, 2023)
Os Macarus (Julia Vellutini e Mateus de Jesus, Brasil, 7′, 2023)
Sessão 2 — Público geral
Dois Riachões: Cacau e Liberdade (Fellipe Abreu e Patrícia Moll, Brasil, 11′, 2021)
Keradó (Andrés Castillo e Diego Castillo, Colômbia, 15′, 2022)
Mita’i Churi (Elian Guerin, Argentina/Paraguai, 6′, 2024)
La Tierra Sin Mal (Sebastián Vecchione, Argentina, 9’30”, 2023)
Luthier (Carlos Gonzalez Penagos, Colômbia, 12’24”, 2023)
Movimentos Migratórios (Rogério Cathalá, Brasil, 14′, 2024)
Acesse aqui todos os pontos de exibição e a programação completa:
2ª Mostra Mercosul Sul _RESULTADO Pontos de Exibição Credenciados
Serviço
2ª Mostra Mercosul Audiovisual
Data: 8 de novembro a 7 de dezembro de 2025
Local: 367 pontos culturais distribuídos em 250 municípios de todos os estados brasileiros
Realização: Secretaria do Audiovisual (SAV) e Recam/Mercosul
Entrada gratuita em todas as exibições presenciais

