“Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon” no Museu das Favelas
A nova exposição do Museu das Favelas tem como fio condutor a potência do legado de Frantz Fanon, médico psiquiatra, pensador, crítico e revolucionário martinicano que marcou os séculos XX e XXI.
Com mais de 130 obras de pessoas artistas de 8 países, “Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon” propõe um diálogo entre as ideias de Fanon e a arte contemporânea, evidenciando como sua obra permanece atual, influenciando a história da arte no Brasil e no mundo, além de gerações de ativistas, artistas e intelectuais.
Dividida em quatro eixos temáticos, ela apresenta criações que dialogam com identidade, corpo, território e o sonho, convidando o público a refletir sobre a imaginação como uma prática radical de transformação da realidade.
A partir de diferentes fluxos migratórios, sentidos e provocações, a mostra une a arte contemporânea com o legado do médico psiquiatra e revolucionário Frantz Fanon, que, por meio de discussões sobre antirracismo e descolonialidade, influenciou o Brasil e o mundo.
São 130 obras de 40 artistas que, com suas criações, bagagens, trajetórias e histórias, desafiam o racismo, a colonialidade e seus dispositivos de poder através da arte.

Thais de Menezes – Curadora Convidada e Diretora Artística
Thais de Menezes é pesquisadora e curadora independente brasileira com práticas alicerçadas em perspectivas decoloniais e transnacionais para a partilha de saberes. Atua como Investigadora Residente no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, dedicando-se a pesquisas sobre acervos coloniais e epistemologias do Sul. Sua curadoria fomenta a justiça historiográfica e articula debates raciais, sociais e geográficos, com o objetivo de promoveruma circulação de arte justa e plural entre diferentes geografias e circuitos.
Jairo Malta – Curador Institucional
Jornalista, pesquisador e curador, com 20 anos de experiência conectando cultura, música e periferia. Formado pela ECA-USP em Artes Visuais, fundou a Confluência das Favelas, que atua na intersecção entre comunicação, arte e impacto social, destacando vozes periféricas no cenário cultural brasileiro. É colunista da Folha de S.Paulo com Sons da Perifa, co-curador da exposição dos Racionais MCs e trabalhou em roteiros para produções de filmes e séries da Netflix. Seu trabalho transita entre festivais, exposições e produções audiovisuais, sempre ampliando narrativas e redes para a cena cultural das periferias. Atualmente está como curador do Museu das Favelas.
Artistas brasileiros presentes
@alb.arte, @anapaulasirinoo, @bforatori, @bruno_baptistelli, @bruno.lyfe, @caioluix, @caninana____, @carolina_cordeiro, @sertao_negro, @_douglaspaiiva, @_espejismo, @flavinhocerqueira, @genovavzla, @iagorperes, @iahrara, @aisaaccc, @julianadossantos_estudio, @jx_b7, @keltoncf, @azuoslarissa, @bizilarts, @luizafaga, @abuktt, @yamamayayama, @mayaraferrao, @surrealnene, @nomartins_, @okan_kayma, @otaldoale_, @rebecacarapia, @elaleoa_, @robinho_santana, @ronam_santos, @sali_salifornia, @samu__artes, @sil.vana, @silvio_de_camillis_borges, @siwwaju, @tau_luna_, te quiero luna grande, @thaisiroko e @ovictorfidelis.
Ficha técnica
Direção Artística e Curadoria: Thais de Menezes (@thais_demenezes)
Curadoria Institucional: Jairo Malta (@jairomalta)
Expografia: Gisele @giseledepaula_arquiteta
Identidade Visual: Giulia Fagundes (@giuliafagundes) e Diego Garcia (@vulgodlg)
Espero vocês aqui comigo para fazer essa travessia!
Sou um equipamento da @culturasp, gerido pelo @idginstituto, com uso de recursos da Lei Rouanet.

Serviço
Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon
Museu das Favelas
Largo Páteo do Colégio, 148
Centro Histórico de São Paulo
Terça a Domingo
Das 10h às 17h (PERMANÊNCIA até as 18h)
Entrada Gratuita

