CanaisIdentidadesLançamentosVisuais

Exposição sobre Consciência Negra ganha versão virtual

Colaborando com a RAIZ

A mostra “Repar(A)ções já! Caminhos de reconstrução e igualdade racial” que está em exposição na Câmara dos Deputados em Brasília, agora pode ser vista integralmente pela Internet.

A Câmara dos Deputados acaba de disponibilizar ao público uma página especial na internet com os textos e imagens que compõem a exposição “Repar(A)ções já! Caminhos de reconstrução e igualdade racial“. Em cartaz no Corredor Tereza de Benguela desde a semana passada, a mostra estimula a reflexão sobre a urgência da reparação histórica e o papel das políticas afirmativas na construção de um Brasil mais justo.

Inspirada no legado da Conferência de Durban e na luta dos movimentos negros por equidade, a mostra se constrói a partir da metáfora dos sapatos e dos pés descalços. Historicamente, sobretudo no período do Brasil Colônia, calçar sapatos significava poder, privilégio de circular, decidir e pertencer.

Hoje o gesto de “descalçar-se”, presente no conceito curatorial da exposição, convida o público a pisar o chão do racismo estrutural e, a partir dele, trilhar caminhos de reparação. As colagens e os textos propõem o simbolismo de caminhar junto.

A exposição apresenta sete eixos temáticos — moradia, saúde, educação, economia, acesso à justiça, poder e política, e memória —, cada um ilustrado por colagens que combinam pinturas e fotografias do passado com representações visuais de um futuro possível.

Série de exposições

Repar(A)ções já!” dá continuidade à série de exposições promovidas anualmente pela Câmara dos Deputados no Mês da Consciência Negra.

Desde os anos 2000, o Centro Cultural tem realizado mostras que valorizam a história e a produção artística negra, como “Tecendo Histórias – A Trama Negra na Moda Brasileira” (2024), “O Pensamento Negro no Brasil: uma conexão ancestral” (2023) e “Afirmativas! A história das cotas no Brasil” (2022).

Na colagem, da esquerda para direita, imagens da física Sonia Guimarães, do sociólogo Muniz Sodré, do primeiro professor negro do Brasil, Hemetério dos Santos, da Filósofa Sueli Carneiro, do geógrafo Milton Santos e da antropóloga Lélia González.
Na colagem, da esquerda para direita, imagens da física Sonia Guimarães, do sociólogo Muniz Sodré, do primeiro professor negro do Brasil, Hemetério dos Santos, da Filósofa Sueli Carneiro, do geógrafo Milton Santos e da antropóloga Lélia González.

Serviço

Exposição: “Repar(A)ções já! Caminhos de reconstrução e igualdade racial”
Visitação: 19 de novembro a 26 de dezembro, segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Corredor Tereza de Benguela – Câmara dos Deputados


Página especial da exposição na internet:

https://especial.camara.leg.br/consciencia-negra/

Colaborando com a RAIZ