PerifaEmprega amplia o acesso de jovens da periferia ao mercado de trabalho geek e criativo
Iniciativa da PerifaCon promove empreendedorismo, oportunidades de emprego e visibilidade para profissionais das comunidades gratuitamente.
O PerifaEmprega tem sido porta de entrada para que talentos das periferias encontrem espaço no mercado de trabalho impulsionando empregabilidade, empreendedorismo e novas carreiras. Desde seu início, em 2019, foram mais de 1000 portfólios e projetos recebidos e mais de 300 talentos impactados. Em 2025, o programa lança sua primeira consultoria dedicada a orientar projetos periféricos na captação de recursos via leis de incentivo, editais e patrocínios diretos.
A iniciativa nasceu do desejo da PerifaCon de aproximar profissionais periféricos das oportunidades da economia criativa e da cultura, abrangendo áreas como audiovisual, literatura, quadrinhos, música, games, artes visuais, produção cultural, eventos, formação, patrimônio, moda e outras vertentes do setor.
Por meio de um banco de talentos que reúne pessoas de diferentes trajetórias e habilidades, o PerifaEmprega conecta profissionais a marcas e projetos que buscam novas vozes, referências e histórias. Hoje, são mais de 300 portfólios cadastrados.
“É um movimento simples, mas poderoso, para mostrar que a periferia não só consome cultura, mas também produz, pensa e transforma esse mercado todos os dias“, comenta Fernanda Cintra, Diretora executiva da PerifaCon.
Além de abrir caminhos para trabalhos e parcerias, o PerifaEmprega também apoia quem quer tirar suas ideias do papel. Podem participar iniciativas culturais periféricas de diferentes formatos, pessoas físicas, coletivos, grupos artísticos, produtoras independentes e instituições comunitárias inseridas nos territórios periféricos.
O processo acontece on-line e os projetos selecionados passam por um ciclo de consultoria que inclui diagnóstico, estruturação de projeto, desenvolvimento de narrativas, preparação técnica para leis de incentivo e editais, além de orientação para prospecção de patrocinadores, com foco em gerar materiais prontos para inscrição. A edição atual é patrocinada pela Transpetro.
Ao todo, mais de 100 projetos se inscreveram na edição de 2025, dos quais 20 foram selecionados para atendimento individualizado. Desses, apenas oito avançaram para a etapa final e receberão acompanhamento contínuo da PerifaCon ao longo de 2026.
As iniciativas atuam em áreas como moda, educação, música, audiovisual, artes visuais, trançado e artes manuais, cultura periférica, identidade e economia criativa, ampliando o impacto dos projetos periféricos no desenvolvimento local, na geração de renda e na inovação cultural.
“No fim, o PerifaEmprega existe para garantir que pessoas periféricas possam viver de suas criações, acessar oportunidades e ocupar espaços que sempre lhes pertenceram. Em 2026, o programa chega à sua segunda edição, com mais vagas e um acompanhamento ainda mais robusto, fortalecendo também as iniciativas participantes de 2024 e consolidando um ecossistema contínuo de apoio e desenvolvimento da cultura periférica“, finaliza Fernanda.
Sobre a PerifaCon
A PerifaCon é uma instituição referência nacional em engajamento, promoção e democratização da cultura Nerd e Geek nas periferias. Com uma atuação marcante em três eixos principais – empregabilidade, entretenimento e socioeducativo –, destaca iniciativas como a Convenção Nerd das Favelas e projetos educacionais voltados para crianças e adolescentes. Seu compromisso é criar oportunidades para talentos emergentes, fomentar a representatividade e fortalecer o ecossistema cultural ligado ao universo geek e gamer nas comunidades.

