CanaisIdentidadesLançamentosPolíticas Públicas

Ancestralidade, cultura de rua e identidades periféricas nas Fábricas de Cultura

Colaborando com a RAIZ

Contações africanas, cortejos, dança, música e brincadeiras tradicionais atravessam a programação gratuita nas unidades.

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Organização Social Poiesis, iniciam o ano com atividades gratuitas voltadas a crianças, jovens, adultos e pessoas idosas.

As ações acontecem nas unidades Brasilândia, Capão Redondo, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha e incluem oficinas, vivências, exposições, performances, brincadeiras tradicionais, música e dança.

Na Fábrica de Cultura Brasilândia, a proposta é ocupar o espaço urbano e celebrar o período de férias com o Fábrica na Rua – Especial de férias, em 31 de janeiro, às 14h, na Rua Puxinana, 46. O evento é gratuito e aberto ao público, com brinquedos infláveis, oficinas e atividades culturais e atendimento para novas matrículas nos cursos da unidade. A iniciativa convida famílias e moradores do entorno a vivenciarem um dia de lazer, cultura e convivência comunitária fora dos muros do equipamento.

Já a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha recebe atividades que dialogam com ancestralidade, identidade e imaginação. Em 20 de janeiro, às 14h, acontece a contação de histórias “Atravessando o Atlântico – Contos africanos”, com a Cia. Palavrear, que compartilha narrativas do vasto imaginário africano e suas reverberações culturais no Brasil. Em 28 de janeiro, às 10h, a unidade promove a oficina de genealogia do futuro, em que os participantes refletem sobre identidade e futuros possíveis por meio da criação de máscaras.

No Capão Redondo, a unidade aposta no brincar, no cinema, na literatura e na formação cidadã. O mês começa com o BiblioCurta, em 10 de janeiro, às 15h, com exibição do filme “Meu Amigo Nietzsche” e roda de conversa sobre o papel transformador da literatura. Em 27 de janeiro, às 10h30, a atividade brincadeiras e cultura de rua convida crianças e adolescentes a reviverem jogos tradicionais das ruas brasileiras. Já em 28 de janeiro, às 13h30, a roda de conversa “ECA: Entendendo o Estatuto da Criança e do Adolescente” apresenta, de forma acessível, direitos e deveres previstos em lei. Para encerrar o mês, em 29 de janeiro, às 14h, a vivência “Brincar é preciso!” propõe um mergulho em brincadeiras tradicionais como forma de aprendizagem, expressão e convivência.

Além dessas ações, a Fábrica de Cultura Capão Redondo também conta com atividades que ampliam o acesso à cultura para diferentes públicos, como a exposição “Fluxo do Mundo”, em 10 de janeiro, às 9h, que retrata a periferia como organismo vivo e em movimento; o Baile Break 60+, voltado ao público idoso, que apresenta a história das danças urbanas de forma acessível e acolhedora, em 15 de janeiro às 14h30; e a performance itinerante Patuscada, em 24 de janeiro, às 14h, que leva cantigas e tradições afro-indígenas brasileiras para crianças e famílias em ações pelo entorno das unidades.

A Fábrica de Cultura Jardim São Luís reúne música, exposições e celebrações da cultura popular periférica. Em 15 de janeiro, às 12h, o projeto “Estante musical” transforma a biblioteca da unidade em palco para pocket shows de artistas independentes do território.

Já em 24 de janeiro, a unidade recebe duas atividades: a abertura da exposição “Ser” e o encontro afro-periférico: “Beco, Edi Santo e Herculano”, às 14h, com blocos tradicionais em um cortejo marcado por ritmos, ancestralidade e celebração comunitária.

Para encerrar o mês, em 31 de janeiro, às 12h, acontece o Forró Nordestino em movimento, com o projeto Da Ponte pro Roots, que promove vivências de forró pé de serra e fortalece a identidade nordestina na Zona Sul de São Paulo.

Serviço

Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço: Av. General Penha Brasil, 2508

Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 17h

Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n
Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 17h

Telefones: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Jardim São Luis
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 17h
Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575
Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 17h
Telefone: (11) 2233-9270

Sobre o Programa Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas.

Sobre a Poiesis

A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição tem o propósito de oferecer espaços de acesso democrático ao conhecimento, fomentar a criação artística e intelectual, e promover difusão da língua e da literatura.

Colaborando com a RAIZ