CanaisCinemaLançamentos

O aclamado documentário YANUNI lança trilha sonora

Colaborando com a RAIZ

Pré-selecionado ao Oscar, filme apresenta sua trilha sonora com Listening Party em Los Angeles, com participação da vocalista brasileira Djuena Tikuna.

Clipe com trilha composta por H. Scott Salinas, orquestrada por Tomas Videla e interpretada por Djuena Tikuna, Eric Terena e a Orquestra Vienna Synchronstage será lançado em homenagem à comunidade indígena Xipaia.

O documentário YANUNI, aclamado pela crítica internacional e incluído na shortlist do Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem, lança sua trilha sonora nesta quarta-feira, dia 14 de janeiro, no Spotify, Apple Music e em todas as principais plataformas de streaming. O trabalho foi composto por H. Scott Salinas, com o apoio do compositor argentino Tomás Videla, em colaboração com o líder indígena, músico e produtor executivo Eric Terena, e com participações da rapper Katú Mirim e da cantora Djuena Tikuna.

A música-tema “No Front” (“na linha de frente”), que aborda a exploração indígena e a extração ilegal de petróleo e ouro na Amazônia, foi escrita e interpretada exclusivamente pela rapper indígena Katú Mirim. Um videoclipe da música “Yanuni Suite”, com a participação de Juma, do conjunto de intérpretes e de cenas do filme, também foi lançado junto com a trilha.

Nós gravamos a música de YANUNI em diferentes partes do mundo, de Santa Mônica a Viena, São Paulo e Manaus. Esta trilha sonora está enraizada em perspectivas e vivências indígenas e reflete de forma genuína os temas do filme“, afirmou o compositor Salinas..

Produzido pela cacica Juma Xipaia e por Leonardo DiCaprio, com direção de Richard Ladkani (Perseguição em Alto Mar e O Extermínio do Marfim), o filme foi classificado pela crítica como “emocionante”, “oportuno” e “inspirador”. YANUNI é um retrato cinematográfico de Juma Xipaia, cacica indígena da Amazônia brasileira, cuja trajetória a leva de uma aldeia remota à linha de frente da justiça climática.

Após sobreviver a seis tentativas de assassinato, ela é nomeada a primeira secretária nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, do primeiro Ministério dos Povos Indígenas do Brasil, enquanto seu marido, Hugo Loss, agente federal do IBAMA, lidera operações perigosas contra o garimpo ilegal. À medida que Juma enfrenta o poder político, ameaças crescentes e a chegada iminente da maternidade, ela é obrigada a confrontar o custo pessoal da resistência. Íntimo e épico ao mesmo tempo, YANUNI é uma história poderosa sobre soberania indígena, amor e a luta urgente para proteger o planeta.

Eric_Terena_Djuena_Tikuna_Juma_Xipaia
Eric_Terena_Djuena_Tikuna_Juma_Xipaia – divulgação

“Trabalhamos para reunir uma equipe verdadeiramente global para compor a música do filme, e o resultado é algo que não apenas reflete Juma e suas vivências, mas também é uma bela homenagem à sua cultura e à sua missão”, disse o diretor Ladkani. “Voltar minha lente para a Amazônia foi uma continuação do meu compromisso em contar histórias urgentes, de alto risco, sobre a sobrevivência do nosso planeta, e eu queria que a música captasse de forma genuína a urgência do que está acontecendo. A Amazônia não é apenas uma das regiões mais biodiversas da Terra, é também uma das mais ameaçadas. Esperamos que o público se sinta inspirado pela música a conhecer mais o trabalho de Juma e sua dedicação incansável em servir sua comunidade“, completa.

A floresta está sendo destruída a uma velocidade alarmante, silenciando milhares de vozes, apagando corpos de conhecimento insubstituíveis e ameaçando o nosso futuro”, afirma a protagonista e produtora Juma Xipaia. “YANUNI amplifica as vozes indígenas para o mundo — do território à tela — por meio de sua narrativa, de seus personagens, da música e da linguagem visual. Esta trilha sonora e este filme reúnem o conhecimento ancestral de povos de toda a Amazônia, enquanto compartilhamos nosso amor, nossos sonhos e nossa esperança por meio de seu espírito de resistência“, reflete Cacica.

O documentário teve sua estreia no encerramento do Festival de Cinema de Tribeca, foi exibido em 35 festivais em 12 países nos últimos seis meses e venceu 21 prêmios, incluindo Melhor Documentário e Melhor Direção no prestigiado SCAD Savannah Film Festival. Atualmente, o filme está na shortlist para Melhor Documentário de Longa-Metragem no Oscar 2026.

YANUNI é dirigido por Richard Ladkani; produzido por Anita Ladkani e Richard Ladkani, com produção de Juma Xipaia, Leonardo DiCaprio, Jennifer Davisson e Phillip Watson; montagem de Georg M. Fischer, BFS; direção de fotografia de Richard Ladkani; trilha sonora de H. Scott Salinas; e produção executiva de Dax Dasilva, Martin Choroba, Philipp Schall, Joanna Natasegara, Laura Nix e Eric Terena.

Djuena Tikuna - divulgação
Djuena Tikuna – divulgação

Sobre YANUNI

YANUNI é um retrato cinematográfico de Juma Xipaia, uma liderança indígena da Amazônia brasileira que sai de uma aldeia remota para ocupar um espaço de liderança na linha de frente da luta por justiça climática. Após sobreviver diversas tentativas de assassinato, ela é nomeada secretária nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, do primeiro Ministério dos Povos Indigenas do Brasil — enquanto seu marido, Hugo Loss, agente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), liderava operações perigosas contra garimpeiros. À medida que Juma navega pelos desafios do poder político e sob ameaças crescentes à sua iminente maternidade, é forçada a encarar o custo pessoal da resistência. Íntimo e épico, YANUNI apresenta uma poderosa história sobre a sabedoria e a resistência indígena, o amor e a luta urgente a favor do planeta que chamamos de lar.

YANUNI foi produzido pela Malaika Pictures em associação com Appian Way, Nia Tero, Age of Union, Tellux Group e o apoio do Instituto Austríaco de Cinema.

Assista ao trailer de YANUNI

Ficha Técnica

Elenco: Juma Xipaia, Hugo Loss
Direção: Richard Ladkani
Produção: Juma Xipaia, Leonardo DiCaprio, Anita Ladkani, Richard Ladkani, Jennifer Davisson, Phillip Watson
Roteiro: Richard Ladkani
Cinegrafia: Richard Ladkani
Composição: H. Scott Salinas
Editor: Georg Michael Fischer, bfs
Produção executiva: Dax Dasilva, Joanna Natasegara, Laura Nix, Eric Terena, Martin Choroba, Philipp Schall
Segundo camera: Fábio Nascimento
Trilha sonora: Katú Mirim
Vocais: Djuena Tikuna
País: Áustria, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha

Colaborando com a RAIZ