CanaisIdentidadesLançamentosVisuais

CAIXA Cultural abre exposição “O Reinado do Riso” em Brasília

Colaborando com a RAIZ

Mamulengos, fantasias, esculturas, pinturas, fotografias e outras linguagens mostram como o riso e a brincadeira ajudam a preservar e eternizar a arte e a cultura popular.

A exposição “O Reinado do Riso”, no espaço de exposições da CAIXA Cultural, em Brasília (DF).

Com curadoria do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), unidade especial do Iphan, a mostra apresenta diversas obras que revelam a presença do riso nas festas e brincadeiras populares brasileiras.

A visitação segue a partir de 20 de janeiro e vai até 29 de março, de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada gratuita.

O projeto é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre as instituições em agosto de 2025. A parceria prevê a realização de palestras, experiências educativas imersivas e exposições, tendo como base os acervos do CNFCP.

Nesta remontagem com nova expografia, após passar por Brasília, a mostra seguirá itinerante até fevereiro de 2028, passando pelas unidades da CAIXA Cultural de Recife, Fortaleza, Salvador, Belém, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

Para o presidente do Iphan, Leandro Grass, os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) são peças fundamentais para a proteção do patrimônio cultural. “Os ACTs fortalecem as ações do Iphan por todo o Brasil. Amplia a preservação do patrimônio. Em colaboração, todos são responsáveis pela proteção e fomento. O Iphan faz cooperações, é solidário e busca cumprir o que a constituição determina, que é proteger o patrimônio cultural junto com a sociedade”, disse.

Pelo acordo, o CNFCP é responsável por disponibilizar as obras de seu acervo, prestar consultoria museológica para a montagem da exposição e colaborar com a divulgação do projeto. Já a Caixa deverá contratar equipes técnicas para apoiar as ações, ceder os espaços culturais com toda infraestrutura disponível e elaborar planos de monitoria e sinalização das mostras.

É uma releitura feita por um conjunto de quatro servidores no CNFCP. Expandimos o conceito de riso para a sátira, a crítica, o grotesco, o deboche, tudo isso presente na exposição. Com o ACT com a CAIXA, estamos expandindo o acervo do CNFCP para as cinco regiões do Brasil”, disse o diretor do CNFCP/Iphan, Rafael Barros.

Foto Guilherme Gomes Iphan - divulgação
Foto Guilherme Gomes Iphan – divulgação

O Reinado do Riso

A exposição evidencia a presença do humor nas festas e brincadeiras populares do país. Mais do que provocar risadas, a proposta é revelar como as expressões da tradição popular seguem vivas, formando um rico mosaico da cultura brasileira. Mamulengos, fantasias, esculturas, pinturas, fotografias e outras linguagens mostram como o riso e a brincadeira ajudam a preservar e eternizar a arte e a cultura popular. Essas manifestações estão presentes, por exemplo, em personagens do Carnaval, do Bumba meu Boi e da Folia de Reis, na literatura de cordel ou no teatro de bonecos.

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan)

A unidade especial do Iphan desenvolve e executa programas de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro. Localizado no conjunto arquitetônico do bairro do Catete, Rio de Janeiro (RJ), tombado pelo Iphan, possui um acervo museológico de aproximadamente 17 mil objetos, além de 130 mil documentos bibliográficos e 70 mil documentos audiovisuais.

Foto Guilherme Gomes Iphan - divulgação
Foto Guilherme Gomes Iphan – divulgação

CAIXA Cultural

O programa da Caixa Econômica Federal administra centros culturais em diversas cidades brasileiras, como Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O objetivo é promover a cultura e a arte, proporcionando acesso a diversas expressões artísticas e culturais para a população. Os espaços oferecem uma variedade de atividades, incluindo exposições de artes visuais, apresentações teatrais e musicais, mostras de cinema, palestras, cursos e lançamentos de livros.

SERVIÇO

Exposição O Reinado do Riso
Local: CAIXA Cultural Brasília – Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4 – Brasília (DF)
Visitação: de 20 de janeiro a 29 de março de 2026, de terça a domingo, das 9h às 21h.
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Estacionamento: disponível gratuitamente de terça a sexta, a partir das 18h, e aos finais de semana e feriados, durante todo o dia

​Local: Galeria Acervo
Revisão e Direção Curatorial: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan)
Planejamento e viabilização: CAIXA
Direção executiva e supervisão técnica: CAIXA Cultural Brasília
Produção e expografia: A Pilastra
Transporte especializado: ArtBrasil Cargo

Colaborando com a RAIZ