Lançamento da publicação “Cartografia Poética de São Paulo, O Triângulo Histórico”
Lançamento da publicação propõe nova forma de sentir e compreender o centro da capital.
Lançamento será dia 11/02, quarta-feira, a partir das 17h no Café Girondino do CCBB SP, no centro histórico da capital.
Uma obra multiplataforma que convida a uma viagem sensível pelas camadas de tempo, memória e afeto do berço da metrópole, unindo livro impresso, audiovisual, podcasts e conteúdo digital.
Mais do que um guia histórico ou turístico, a nova publicação “Cartografia Poética de São Paulo, O Triângulo Histórico” é um convite à deriva atenta e à escuta profunda do centro da cidade. Lançada pela Editora RAIZ, a obra é uma experiência multiplataforma – disponível em formato impresso rico em ilustrações e fotos, audiovisual, podcasts, audiolivro e digital – que desvenda as narrativas que moldaram o coração de São Paulo, do período pré-colonial à efervescência cultural contemporânea.
O livro parte dos antigos caminhos do Peabiru, trilhas indígenas que antecederam a fundação, para traçar o percurso que formou o triângulo histórico delimitado pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú. “Andar pelo centro é viver o pertencimento da história de onde viemos, da cultura que chegou até a falar um idioma próprio, a Língua Geral Paulista. Hoje é um lugar com muita gente, muitas línguas faladas e variados sotaques”, reflete a obra, destacando a pluralidade que define a região.

Uma cartografia emocional
Como define a contracapa, o conceito da obra “não é escolar ou turístico, mas sim emocional”. Entre aldeias e arranha-céus, igrejas e centros culturais, a publicação mapeia poeticamente os espaços, personagens e histórias que moldaram a cidade ao longo de séculos. Trata-se de um convite a perceber as camadas de tempo e memória que habitam o centro, seus edifícios, sabores, sons e vozes.
A narrativa percorre desde as ocupações indígenas iniciais, passando pela chegada das ordens católicas e suas igrejas – verdadeiros pontos cardeais da formação do triângulo –, a explosão urbana movida pelo ciclo do café, até os icônicos edifícios que abrigaram grandes negócios e bancos e hoje se transformaram em espaços culturais.
Tesouros escondidos e páginas pôsteres
Além de uma cartografia detalhada com mapas e explicações, a obra contempla as “comidinhas” típicas, histórias particulares, personagens e mistérios da região, como o famoso caso do corpo da Jacinta, no Largo de São Francisco. As igrejas ganham destaque especial, com um capítulo dedicado aos tesouros do Mosteiro de São Bento e páginas pôsteres que se desdobram apresentando o perfil dos templos formadores do centro.
“Queremos apresentar o triângulo histórico com sua força que une o ancestral ao contemporâneo de maneira natural, não como cartão-postal, mas colocar o leitor no centro desse triângulo como se ele fizesse também parte dele”, afirma a editora e escritora Cristina Astolfi Carvalho.

Experiência multiplataforma
A Cartografia Poética estende sua experiência para além das páginas físicas. Em sua plataforma multimeios, o público pode assistir a entrevistas com personagens retratados, ouvir podcasts, baixar o livro em PDF, acessar o audiolivro e explorar grande parte da iconografia e pesquisas realizadas. Tudo está disponível nos ambientes virtuais do projeto: site (raizsp.com.br).
LANÇAMENTO
CARTOGRAFIA POÉTICA DE SÃO PAULO, O TRIÂNGULO HISTÓRICO
dia 11 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 17 horas
no Café Girondino do CCBB SP (Centro Cultural Banco do Brasil)
Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo.

Ficha Técnica & Serviço
Ricamente ilustrado por Federico Aquino e com fotos de Rubens Chaves e do acervo da editoria, o livro tem direção de arte de Célia Harumi e textos de Thereza Dantas, João Rossi, Paulo Chavonga e Lara Miranda, entre outras colaborações especiais.
Título: Cartografia Poética de São Paulo – O Triângulo Histórico
Editora: RAIZ
ISBN: 978-65-01-78832-6
Dimensões: 24 x 17 cm
Peso: 440 gr
Saiba mais em: https://raizsp.com.br

