CanaisIdentidadesLançamentosPolíticas PúblicasVisuais

MASP apresenta videoinstalação sobre representações da América Latina

Colaborando com a RAIZ

Em Openings, Clara Ianni reorganiza trechos de filmes educativos sobre países da América Latina produzidos pelos Estúdios Walt Disney.

Na obra, a artista organiza uma sequência de aberturas de filmes educativos sobre a América Latina produzidos pelos Estúdios Walt Disney, articulando convenções da indústria cultural, do entretenimento, da pedagogia, da política e da economia. Uma boa oportunidade para discutir o (de) colonialismo, e as visões muitas vezes distorcidas e impostas da nossa realidade e jeito de ser.

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, de 6 de fevereiro a 22 de março, a Sala de Vídeo: Clara Ianni, que exibe a videoinstalação Openings (2022).

A mostra inaugura o ciclo Histórias latino-americanas e é a única monográfica dedicada a uma artista brasileira no programa anual. “O Brasil também é América Latina. Apesar do distanciamento cultural e da ideia ainda recorrente de que a América Latina se limita aos países de língua espanhola, a presença de uma artista brasileira nesse ciclo curatorial afirma esse pertencimento“, explica Daniela Rodrigues, supervisora de mediação e programas públicos, MASP, e curadora da sala de vídeo.

Os filmes apropriados pela artista foram produzidos no contexto da política da Boa Vizinhança, adotada pelos Estados Unidos ao longo do século XX para estreitar relações diplomáticas com países da América Latina. Desenvolvidos por uma agência criada para promover a cooperação interamericana, esses documentários pedagógicos, voltados ao público infantil, buscavam representar nações latino-americanas no cinema, ao mesmo tempo que as enquadravam em estereótipos e construíam imaginários distantes de suas realidades.

Em Openings, os trechos selecionados evidenciam mensagens incorporadas a essas produções, como “Good Neighbor Family” [Família dos bons vizinhos] e “Health for the Americas” [Saúde para as Américas].

O vídeo combina animações dos Estúdios Walt Disney com registros de viagens amadoras produzidos por corporações norte-americanas envolvidas em atividades extrativistas na região. Essas produções recorriam ao uso de imagens recicladas, articulando diferentes matrizes visuais na construção de narrativas pedagógicas. Com curadoria de Daniela Rodrigues, a sala de vídeo apresenta a obra em uma tela de projeção que remete aos outdoors, em referência aos dispositivos de propaganda associados ao cinema norte-americano.

Sala de Vídeo: Clara Ianni é a primeira exibição de 2026 no MASP, que, ao longo do ano, incluirá mostras audiovisuais de Oscar Muñoz, Regina José Galindo, Claudia Martínez Garay e Edgar Calel. A Sala de Vídeo integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias latino-americanas.

Clara Ianni, Openings, 2022
Clara Ianni, Openings, 2022

SOBRE A ARTISTA

Clara Ianni explora a relação entre história e política a partir de uma perspectiva contemporânea, frequentemente abordando contradições da modernização e mitologias do progresso, especialmente em relação ao Brasil. Por meio de instalações, vídeos, esculturas e desenhos, seu trabalho sugere abordagens críticas às histórias dominantes, estruturas de poder e marcos institucionais, inclusive no campo da arte, ao mesmo tempo que provoca reflexões sobre imaginários alternativos. Gestual e processual, seu trabalho se baseia em pesquisa e desvio. Suas exposições incluem New Museum Triennial (2021); 34ª Bienal de São Paulo (2021); “Utopia/Distopia – parte I”, MAAT Lisboa, Portugal (2017); Talking to Action/Hablar y Actuar, Los Angeles, EUA (2017); Bienal de Jacarta (2015); 31ª Bienal de São Paulo (2014); Festival Yebisu, Tóquio (2015); 19º Panorama Videobrasil; 33º Panorama de Arte Brasileira; Museu de Arte Moderna de São Paulo (2013); 12ª Bienal de Istambul, Istambul (2011). A artista possui bacharelado em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Antropologia Visual e de Mídia pela Freie Universität Berlin e doutorado em Belas Artes pela Universidade de São Paulo.

ACESSIBILIDADE

Todas as exposições temporárias do MASP possuem recursos de acessibilidade, com entrada gratuita para pessoas com deficiência e seu acompanhante. São oferecidas visitas em Libras ou descritivas, mediante solicitação pelo e-mail acessibilidade@masp.org.br, além de textos e legendas em fonte ampliada e conteúdos audiovisuais com audiodescrição, legendagem e interpretação em Libras. Todos os materiais estão disponíveis no site e canal do YouTube do museu e podem ser utilizados por pessoas com ou sem deficiência, públicos escolares, professores, pessoas não alfabetizadas e interessadas em geral, seja em visitas espontâneas ou acompanhadas pela equipe MASP.

REALIZAÇÃO
Sala de Vídeo: Clara Ianni é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Sala de Vídeo: Clara Ianni
6.2 — 22.3.26
Curadoria: Daniela Rodrigues, supervisora de mediação, MASP
Edifício Lina Bo Bardi, 2° subsolo

MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo, SP 01310-200
Telefone: (11) 3149-5959
Horários: terças grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta e quinta das 10h às 18h (entrada até as 17h); sexta das 10h às 21h (entrada gratuita das 18h às 20h30); sábado e domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas.
Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 75 (entrada); R$ 37 (meia-entrada)

Site oficial
https://masp.com.br/pt-br

Colaborando com a RAIZ